Adailton Joaquim dos Santos &

Mylene Gomes Silva Santos [1]

Prof.ª Dra. Jedida Melo[2]

Introdução              

No Brasil a docência universitária requer muito mais do professor, a trajetória e o aprendizado que adquiriu ao longo de sua vida acadêmica, no meio social que vive cultural e religioso que esse ser humano se tornou. De fato uma profissão percussora e necessária a demais formações acadêmicas, o real valor merecido e a arte de ensinar.

Desenvolvimento

A docência em sua plenitude requer qualificação do profissional que está abordando o assunto pretendido, a área de atuação necessária para se manifestar apto ao tema abordado. O ato de ensinar precisa de muitas vezes da dedicação, disciplina, conhecimento, qualificação e o objetivo a ser alcançado; e o encorajamento do professor ter transmitido tudo de forma clara e precisa tendo em busca a plena realização da docência.

Muitos jovens desistem da escolha de docência por saber que a profissão passa por caminhos árduos e remunerações não compatíveis com a capacidade do profissional. Como todas as profissões existe altos e baixos salários, irar depender da ousadia do profissional a adquirir valorização intelectual e financeira. No Brasil a existência de má remuneração em profissionais professores de escolas privadas e de ensino médio atribui à evasão dessa classe trabalhadora a outras profissões. Quando não alcançam a docência em universidade.

Como expressão do filosofo Comenius (1997) “Ensinar é a arte das artes é, portanto, tarefa árdua que requer o juízo atento não de um só homem, mas de muitos, porque ninguém pode ser tão atilado que não lhe escapem muitas coisas”. (COMENIUS, 1997, p. 15). O artigo retrata a paixão da arte de ensinar, a inspiração que o professor em sua magnitude ressalta o poder de lesionar. A originalidade que cada ser humano busca no ensino, a docência universitária transformam mentes pensantes em algo maior, alunos capazes de questionar fatos relevantes ao aprendizado.

Hoje o domínio do conhecimento não se restringe ao professor, como anos anteriores o profissional era visto como conhecedor absoluto. Não mais em dias atuais com toda a inovação tecnológica em volta do ensino, os saberes agora são trocas de informações entre alunos e professores, a expectativa da sala de aula renovou; com alunos interessados cada vez mais no aprendizado e buscando qualificação no mundo intelectual.

A exigência agora que esse docente se torne cada vez mais qualificado no mercado de trabalho e que busque se aperfeiçoar ao longo do tempo, as inovações tecnológicas estão cada vez mais no mundo acadêmico. As atividades em sala de aula muitas vezes tomam outro rumo no que diz respeito a trabalhos realizados com discentes.

O professor enfrenta um grande desafio na didática pedagógica nos dias atuais, os saberes de cada ser humano na formação histórico-social, emocional de cada indivíduo, participativa na compreensão do ensino e sensibilidades nas atividades avaliativas pedagógicas.

O objetivo do ensino é tornar-se cada cidadão um profissional democrático, um docente de saberes múltiplo e com a necessidade alcançada na universidade. Com o desenvolvimento de mentes pensantes, a transformar trajetória da passagem do aprendizado, revela busca de juízo argumentativo na formação do ensino proposto nas universidades.

            A legitimidade de ações pedagógicas torna fundamental na prática da docência, o aperfeiçoamento na qualidade do ensino superior é de extrema necessidade na formação aos futuros profissionais capacitados a lesionar em universidades. A carreira acadêmica como em cursos de mestrados e doutorados exalta em pesquisas e criticas da base de ensino e material didático a ser utilizado em sala.

Conclusão

Um docente capaz de lidar com mentes brilhantes e transformar desafios em oportunidades para crescimento do ensino, numa proposta de atividades avaliativas e observacional na participação pedagógica dos alunos envolvidos. A estratégia de mudanças de comportamento e um olhar personalizado dos alunos assim estudados tornam seres promissores de ideias e de pensamentos cada vez melhores em estudo.

Contudo a missão de conquista do professor universitário retoma uma grande responsabilidade, um profissional capaz de desvendar os porquês dos fatos voltados ao ensino e aprendizado acadêmico. Formação continua em toda carreira e de buscar cada vez mais a excelência na docência, o saber de diversas áreas e circular em volta dos acontecimentos, dos fatos ocorridos no momento percorrido do mundo do saber. 

Referência Bibliográfica

SOARES, SR., and CUNHA, MI. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010. 134 p. ISBN 978-85-232-1198-1.

Alunos: Mylene Gomes Silva Santos  e  Adailton Joaquim dos Santos.

 

[1] MESTRANDOS EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – FICS

[2] DOUTORA EM EDUCAÇÃO – FICS