Renara Almada Moreira[1]

Felipe Cardoso dos Anjos[2]

RESUMO

O presente artigo discute problemas causados pela destinação inadequada de resíduos sólidos e aproveitamentos, que ficam evidentes à medida que aumentam, opondo-se a disponibilidade de espaços na cidade para seu descarte, trás a tona  questionamentos como a falta de reciclagem, a proximidade do lixão a corpo hídrico utilizado pelos moradores, e por último mas não menos importante, a que condições encontra-se o local para destinação final destes materiais. O objetivo, portanto, foi conhecer o histórico de Uruoca-CE, no que se trata de separação de resíduos, coleta pelos transportes, e a destinação final desse lixo. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da cidade, além de pesquisa com moradores e trabalhadores que dispõe de conhecimento sobre o assunto a ser abordado, além de conversa e recolhimento de dados com a secretaria responsável constatou-se que é necessário agilizar a implantação de um Plano Integrado de Resíduos Sólidos no município de modo a estimular a união de setores da sociedade e que busquem desenvolver políticas públicas relacionadas aos mesmos permitindo um gerenciamento dos resíduos de forma ambientalmente e ecologicamente correta.

Palavras-chaves: Resíduos sólidos. Destinação Final. Conscientização.

  1. INTRODUÇÃO

O ser humano desde sua criação gera resíduos em praticamente todas as suas atividades. Com o passar dos tempos, precisamente no período da II Revolução Industrial, estes tipos de resíduos passaram a ter uma composição mais prática, tipo orgânica, de fácil destinação e composição. Nas últimas décadas, precisamente de uns vinte anos para a atualidade, esse quadro mudou bastante: Os resíduos sólidos contém uma nova composição, novos materiais, a quantidade produzida aumentou drasticamente, assim como o seu volume, conseqüência do modelo Industrial revolucionário.

A problemática dos resíduos sólidos sempre esteve presente e gradativamente vem adquirindo uma grande importância na instância legislativa, que produz movimentos ambientalistas pertinentes à política pública de resíduos, definindo os princípios e hierarquia da sua gestão (NUNESMAIA, 1997).

Quanto mais se desenvolve a economia e a tecnologia da sociedade atual, aumentam ainda mais em escalas exorbitantes os problemas causados por sua geração, acúmulo e destinação do lixo, visto que muitas cidades não dispõem de terrenos que estejam a disposição para o devido depósito de resíduos sólidos, de forma separada como exige as Leis e órgãos ambientais.

Os resíduos sólidos devem após serem coletados passar por tratamento e ter um destino final com condições ambientais satisfatórias.

Vale ressaltar que o local de depósito desses  resíduos não recebe o devido tratamento do chourume gerado. No município está localizado bem próximo a um corpo hídrico (açude), o qual é usado como forma de lazer pela população em geral, também como pesca, assim como tem acesso a um pequeno povoado, que acabam sendo prejudicados devido a contaminação do solo e quantidade de fumaça levada pelo vento através da queima de materiais neste local.

Visto que o melhor local para se depositar este tipo de material é o aterro sanitário, é proposto o estudo de ações ao serem depositado todos esses resíduos na cidade de Uruoca-CE, haja vista que antes do procedimento final é dada toda uma importância a forma a qual é coletado o material desde as residências, muitos deles separados como forma de facilitar o processo de reciclagem (que não ocorre), pregado sempre pelos órgãos responsáveis, mas  se torna falho ao destinar finalmente todo esse material colhido, o que poderia ser um aterro sanitário, na realidade é levado até um lixão e depositado em grandes volumes.

A política de coleta  estimula a um hábito de separação dos resíduos  na fonte geradora para seu aproveitamento, além de ajudar na educação ambiental dos próprios moradores e escolas ao redor. Mas o que vem barrando essa sequência de boa ação da população para com o planeta é justamente o destino final, não menos importante.

A cidade de Uruoca-CE foi proposta como local de estudo do trabalho, justamente por haver essa discordância, está enquadrada como região que possui o destino final para seus resíduos sólidos, o lixão, mas ainda deixa a desejar no fator separação (a exemplo de lixo de construção civis).

Assim sendo, este trabalho teve como objetivos conhecer o histórico de Uruoca-CE, no que se trata de serviços de coleta, até a sua destinação final observando quais foram as transformações ocorridas em relação à forma de gestão de resíduos sólidos com o passar dos tempos.

Através dos resultados obtidos, busca-se soluções a inclusão de melhoria nos serviços de deposição final destes materiais e meios que possam trazer mais renda a população local mais carente atuando de forma positiva em prol do meio ambiente assim como educação ambiental aos munícipes com novas formas de amenizar o problema. [...]