Resumo

O presente trabalho tematizou acerca da importância das ferramentas da contabilidade na gestão de uma empresa, mostrando a respectivas características das mesmas, buscando evidenciar a influencia da contabilidade nas tomadas de decisões e os benefícios que se obtém em adotar esse conceito gerencial. Para tanto, trouxe como tema específico: A Importância da Contabilidade nas Empresas no Século XXI. Abordou-se, como problema, se realmente é indispensável a Contabilidade nas tomadas de decisões empresariais.

O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a importância da Contabilidade na atualidade, em qualquer que seja o segmento empresarial, e para tanto buscar-se-á como objetivos específicos explicar a evolução da Contabilidade enquanto ferramenta de gestão, demonstrar a importância das principais ferramentas contábeis na área empresarial, e correlacionar o uso adequado da Contabilidade como fator de propensão ao sucesso dos negócios. Justifica-se desenvolver o presente trabalho para que fique mais claro à comunidade acadêmica ou não, que uma empresa sem a Contabilidade não tem o devido controle de todo o seu negócio, pois o mesmo é a fonte de todos os registros, atos e fatos. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, visto que há a hipótese que a maioria das empresas não dá a devida importância ao seguimento contábil, deixando assim de utilizar de forma correta as ferramentas contábeis, tendo em vista que a mesma auxilia nas tomadas de decisões e ajuda a controlar todo um patrimônio de forma mais coerente e eficaz. Assim, serão analisadas proposições para se chegar a resolução do problema proposto. De forma que, se as premissas analisadas forem verdadeiras, restará confirmado que a contabilidade é, realmente, indispensável no âmbito das empresas.

Palavras chave: Contabilidade nas Empresas. Ferramenta Contábil. Benefícios da Contabilidade.

1.INTRODUÇÃO

A contabilidade vem ganhando seu espaço nas empresas, e com o passar dos anos ela evoluiu juntamente com a sociedade, buscando aprimorar e gerenciar todas as informações para a tomada de decisão, tento em vista ainda com a grande evolução tecnológica necessite ainda mais do auxílio Contábil para fornecer as informações necessárias e coerentes. Então se trata de uma ciência social, tendo como objeto de estudo são os Patrimônios, que são os bens, direitos e obrigações, podendo ser aplicada em todas as entidades, sejam públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas.

Este trabalho tem como desígnio abordar o seguinte tema: A Importância da Contabilidade nas Empresas no Século XXI.

Assim, com base no contexto apresentado, pode-se fazer o seguinte questionamento: Realmente é indispensável à Contabilidade nas tomadas de decisões empresariais? Esta pesquisa tem como hipótese que a maioria das empresas não dá a devida importância ao seguimento contábil, deixando assim de utilizar de forma correta as ferramentas contábeis, tendo em vista que a mesma auxilia nas tomadas de decisões e ajuda a controlar todo um patrimônio de forma mais coerente e eficaz.

O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a importância da Contabilidade na atualidade, em qualquer que seja o segmento empresarial, e para tanto buscar-se-á como objetivos específicos explicar a evolução da Contabilidade enquanto ferramenta de gestão, demonstrar a importância das principais ferramentas contábeis na área empresarial, e mostrar através a Contabilidade como fator de propensão ao sucesso dos negócios.

Justifica-se desenvolver o presente trabalho para que fique mais claro à comunidade acadêmica ou não, que uma empresa sem a Contabilidade não tem o devido controle de todo o seu negócio, pois o mesmo é a fonte de todos os registros, atos e fatos. Afinal, é exatamente a contabilidade que auxilia a criar as devidas condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar o sucesso, assim ajudando a equilibrar suas receitas e despesas para que a empresa possa lucrar e cumprir com suas obrigações.  Com isso, as empresas evitam problemas de relacionamentos que podem colocar em risco, não apenas sua imagem e reputação, mas também sua operação no futuro.

2. BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade se faz presente junto à sociedade há muitos anos A.C e seu desenvolvimento vem acompanhando com a evolução da civilização, mesmo sem a escrita a Contabilidade era utilizada pelos homens através de pedras e fichas de barro com vários formatos que representavam o controle de mercadoria utilizado em transações comerciais passando assim por muitos anos ate chegar à invenção dos números.

2.1 História e Teoria da Contabilidade

Assim como as mudanças ocorrem com o passar dos anos, a Contabilidade também vem sendo modificada desde os tempos mais antigos com a finalidade de suprir uma necessidade temporal de organização e controlar informações e atividade incorridas em determinados espaços de tempo.

Há registro da história da Contabilidade desde 4.000 a.C, nesses registros pode-se notar uma forma de controle do patrimônio, sem escritas formais, moedas e nem mesmo números, e mesmo assim durante a contagem de rebanho os homens faziam o controle.

Apesar de conter registros do uso da contabilidade no princípio da civilização, o mesmo só foi notório a partir do século XV. (Ribeiro Filho, 2009).

Coelho e Lins (2010) relata, “é com o Renascimento que a Contabilidade assume um caráter científico, desenvolvendo-se de forma mais ordenada e em grande proporção, assumindo assim um período de maior estudo sistemático e organizado da Contabilidade”, originando a formulação de teses, conceitos e teorias.

Sá (2010, p.46) descreve a Contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”.

A contabilidade moderna se originou no norte da Itália, provavelmente em meados dos séculos XII e XIV. Foram datados dessa época diversos registros relacionados aos constatados na Contabilidade moderna. Aplica ao Frei Luca Pacioli a concepção dessa ciência, no século XV, embora, ele apenas tenha exposto o método conhecido como o das partidas dobradas. (ABREU, 2006, p.2).

Pode-se definir também que a História da Contabilidade seria a ciência que estuda o registro dos fatos e atos econômicos e administrativos, no Brasil quando D. João VI definiu a obrigatoriedade do sistema das partidas dobradas para as devidas prestações de conta do Brasil á metrópole, processo que já era adotado em Portugal.

Segundo Coelho (2010):

O fato é que o século XX viu aflorar uma serie de avanços contábeis relevantes. Isso se deve ao fato de que, sendo a contabilidade uma ciência social, ela efetivamente acompanha o desenvolvimento da sociedade, pois é a ela, que se dará o retorno que se espera da contabilidade como ciência. (COELHO 2010, p.132).

Um grande marco foi o Código Comercial Brasileiro que regulamentou o sistema de escrituração contábil. Quando o aspecto for de um conjunto defini-se ser contábil (FRANCO, 1950 apud SÁ, Lopes de 1997, p.155) “Esses elementos, considerados como um todo, o patrimônio, e à disposição de uma entidade econômico-administrativa, a azienda, são objeto exclusivo de uma ciência, que é a Contabilidade”.

De certa forma, nota-se que a contabilidade sempre esteve presente na história da humanidade como um todo, não apenas como uma forma de controlar seus bens, mas também uma ferramenta necessária dentro da organização da sociedade.

Com o passar dos anos as transformações na Contabilidade mostra-se cada vez mais essencial no desenvolvimento e crescimento social. Com o desenvolvimento do mercado mundial, a necessidade de organizar uma sociedade era de extrema importância para sua evolução, encontrar formas de registrar e controlar um patrimônio auxilia na continuidade e sucesso da humanidade.

Assim desde os primórdios da civilização, que a finalidade principal da Contabilidade é acompanhar as atividades realizadas pelas pessoas, na acepção necessária de controlar o desempenho de seus patrimônios, na função fundamental de produção e comparação dos resultados alcançados entre períodos instituídos.

Esse foi o primeiro momento da contabilidade dentre as civilizações pelo mundo, sempre na busca pelo conhecimento do controle de seu patrimônio ou o que se entendia dele. (HENDRIKSEN, VAN BREDA, 1999).

O crescimento social do ser humano permitiu a evolução dos registros de sua riqueza. A técnica das partidas dobradas, mundialmente aceito, se consolidou na idade média, para auxiliar cada vez mais nos lançamentos.

Desta forma iniciou-se ao homem a contabilidade. Seu dever é continuar a ciência que encontrou entre as pesquisas e os sistemas as inúmeras formas de administrar e controlar suas riquezas e patrimônios, podem assim trazer inúmeros benéficos aos seus usuários para ter o devido controle e buscar veridicidade das informações fornecidas. [...]