RESUMO

O seguinte artigo fala sobre a importância da comunicação interna para o desenvolvimento de estratégias eficientes para o desenvolvimento organizacional, o papel fundamental que a comunicação exerce nesse mundo globalizado onde a interação entre a equipe tem que ser o mais ágil possível, essa comunicação de ser forma clara, consistente, continua e frequente. A missão, visão e valões da empresa precisam ser bem sólidas, e serem bem colocadas para que todos na organização tenham o conhecimento dos objetivos da empresa. A escolha de meios de comunicação eficientes e mensagens claras são fundamentais para que toda a equipe seja coesa e consiga se articular para alcançar os objetivos da organização.

1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento tecnológico a comunicação está cada vez mais rápida, e exigindo de seus interlocutores cada vez mais atenção e preparo para lhe dar com as tecnologias voltadas parra esse fim, nas empresas não são diferentes, as novas tecnologias vêm mudando a forma como essa comunicação acontece. Diante dessas transformações a comunicação tornouse um bem precioso da gestão como parte fundamental para os propósitos da empresa e elemento estratégico organizacional, Chiavenato, (2014, p.435) diz o seguinte: “(...) Coma a revolução nas telecomunicações e TI, a vantagem competitiva está com quem tem rapidez para agir no mercado e fazer inovações antes que os outros concorrentes façam (...)”. É neste senário que a comunicação interna se torna uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da organização, tornando-se a ponte entre lideres e liderados, por onde passam todas as informações de interesse organizacional, A comunicação interna hoje é questão de sobrevivência organizacional, é um processo que deve alcançar todo o público interno, tanto os funcionários da empresa quanto os parceiros prestadores de serviços terceirizados, CHIAVENATO (2002), Hoje, existe uma tendência que faz com que todas as pessoas, em todos os níveis hierárquicos da organização, sejam os administradores e não simplesmente os executores de suas tarefas. Além de executar as tarefas, cada pessoa deve conscientizar-se de que ele deve ser o elemento de diagnóstico e de solução de problemas para obter uma melhoria contínua de seu trabalho dentro da organização. E é assim que crescem e se solidificam as organizações bem-sucedidas. “... as empresas antes de vender um produto para seus clientes precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. E hoje, principalmente, vender o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado ao negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho” (Tavares, 2005:4). Com as organizações trabalhando cada vez mais em rede, e com equipes multidisciplinares a conscientização de que os colaboradores 5 necessitam estar bem informado para se comunicarem de forma eficiente e potencializarem as suas forças em conjunto, más para essa comunicação acontecer são necessários vários fatores, tais como: A cultura organizacional deve ser implantada de forma a favorecer, as tarefas devem ser estimulantes e o ambiente de trabalho motivador. Este artigo tem como objetivo, compreender a importância da comunicação interna organizacional e como ela pode contribuir estrategicamente para a organização. Por tanto, será necessário identificar o que é comunicar, e como a comunicação tem ligação direta com o ambiente administrativo e avaliar os canais de comunicação organizacional.

2 COMUNICAR NÃO É MERAMENTE INFORMAR

A globalização trousse novos desafios organizacionais para as empresas do século XXI, é necessário que elas estejam preparadas para atender clientes dos mais diversos perfis, por isso a equipe deve estar alinhada e ter uma boa comunicação, se isso não acontecer não adiante em nada ter uma equipe talentosa e altamente motivada. A empresa só alcança seus objetivos de a comunicação fora clara, consistente, continua e frequente. A missão, visão e valões da empresa precisam serem bem sólidos, para assim a comunicação estratégica consiga desenvolver o seu papel e contribuir de forma eficaz para o alcance dos objetivos organizacionais. (ARGENTI, 2006, p. 69) É necessário que se entenda que esse processo não é função deste ou daquele setor. É sim função de todos. Todos dentro da organização devem estar alinhados com o planejamento estratégico. Todo funcionário deve conhecer a importância da função que ocupa em seu trabalho e da sua própria importância. Tornar-se um aliado no negócio, saber que suas opiniões são importantes, fazer parte do dia a dia das organizações, entender qual o seu papel na construção da empresa. Torquato (2002, p.54) diz que a função essencial da comunicação interna é “[...] contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços à expansão de suas linhas de produtos.” Um funcionário desalinhado dentro de uma organização acaba por se desmotivar e perder o interesse em seu próprio desenvolvimento profissional, interferindo do desenvolvimento de outros e assim atrapalhando a produtividade da organização, por isso é necessário manter a qualidade da comunicação dentro da organização, sempre buscando aprimora-la buscando a qualidade das informações e maior produtividade. [...]