Elizabeth Lucid Cordeiro Fuly

Pedagoga

Formação Profissional em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar como a livre circulação de ideias e informações podem contribuir para criar um clima propício ao crescimento e alcance de metas. Para que isso aconteça será discutido conceitos sobre a Comunicação Empresarial, motivação empresarial, inteligência emocional e as principais características da Comunicação. Será analisado  a influência da comunicação na organização, a motivação e seu impacto na comunicação e a importância da inteligência emocional no meio organizacional, e como as culturas organizacionais podem voltar-se para a inovação e como se apresentam as resistências a esses processos. Depois, veremos como o tratamento dispensado à comunicação nas organizações tem servido como entrave ao aprendizado e ao compartilhamento de experiências. Ao final, à luz das mudanças trazidas pela inserção de novas tecnologias de comunicação, onde levantaremos as perspectivas para que a comunicação seja legitimada como uma das ferramentas para que as organizações consigam alcançar seus metas e objetivos com sucesso.

Palavras-chave: Comunicação; Fator motivador; Liderar;

INTRODUÇÃO

O mundo organizacional nos dias atuais está em um processo de mudanças onde foca-se a liderança de uma organização como sendo o papel principal para o sucesso. Os administradores buscam a excelência e o investimento nos líderes torna-se fundamental para que suas metas e objetivos sejam alcançados, mas para que isso aconteça, precisa-se de toda uma estrutura avaliando o comportamento humano e detectando folhas e acertos.

Para que as organizações alcancem seus objetivos e necessário investir em seus colaboradores motivando-os, incentivando-os  para que cheguem a satisfação que eles estejam felizes tendo um bom relacionamento com seus lideres, seus gestores.

O papel do líder e conhecer as necessidades e dificuldades de sua equipe, e se saber ouvir e se comunicar no momento certo. O líder deve saber servir, respeitar seus colaboradores e clientes. Ele tem que saber usar de carência, e saber comunicar-se claramente transmitindo confiança e competência.

O respeito entre as pessoas dentro de uma organização e primordial para que uma boa liderança consiga desenvolver seu trabalho. O conhecimento também e fundamental para uma harmonia clima organizacional. O líder deve transmitir as metas os objetivos de forma qualificada. Quem tem conhecimento sabe o que a empresa precisa, detecta as dificuldades, e usa um fator importantíssimo que contribui diretamente no desempenho da organização. "A comunicação" e através da comunicação que o líder consegue motivar sua equipe.

A motivação e a base do sucesso, e a chave que abre as portas para o futuro, que move a persistência, incentiva a inteligência e encanta a pessoa. O líder que motiva e comunica com sua equipe certamente faz acontecer, e o profissional adequado para a geração futura.

O trabalho em questão pretende mostrar a importância da comunicação do líder como fator motivacional para o sucesso da organização.

Tal questão será analisada através de um estudo de caso da empresa Generations Modas onde tem se como objetivo identificar a comunicação do líder, as reações dos colaboradores em relação à motivação e satisfação. Numa perspectiva critica, conceituando liderança, comunicação motivação, satisfação e inteligência emocional, com intuito de melhorar o perfil e a  comunicação do líder para que a organização chegue ao sucesso.

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO EMPRESARIAL

O presente capítulo tem por objetivo descrever conceitos básicos para uma eficiente gestão empresarial, através de uma comunicação eficiente, de forma que o gestor saiba motivar e orientar seus subordinados através de sua inteligência motivacional.

Conceito de Comunicação Empresarial

A comunicação auxilia a empresa diretamente. Pode-se classificar a comunicação conforme propõem os dicionários, assim o termo seria apenas mais um substantivo feminino descrito como ato de comunicar; informação, aviso; passagem, caminho, ligação.

 Tal classificação, além de ser insuficiente para descrever o conceito da comunicação, torna-se um longo processo de desenvolvimento da linguagem. Esses conceitos não tem limites,pois estão  sempre  em constantes mudanças.

Marques de Melo (1975) em seu livro lembra que:

(...) comunicação vem do latim ‘communis’, comum. O que introduz a idéia de comunhão, comunidade” (grifos do autor). Mas, se falamos em “processo de comunicação”, cabe também uma rápida inspeção no termo ‘processo’. (MARQUES DE MELO, 1975 : 14)

A palavra Comunicação tem vários sentidos. Existem infinitas maneiras de comunicar-se. Duas pessoas tendo uma conversa face a face ou através de gestos com as mãos, através de mensagens enviadas por  redes de telecomunicações, pela fala, pela escrita, no qual permitem interagir com as outras pessoas efetuando algum tipo de troca informacional.

Com o surgimento de novas tecnologias aprimorou-se os métodos de comunicação já existentes, surgindo todo dia novas alternativas tornando-se mais dinâmicas as possibilidades de comunicação. Com essa evolução pode-se dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos. Conforme ressalta o autor Baitello  em seu livro (1998):

(...) Hoje o homem tenta lançar pontes ainda que hipotéticas não apenas sobre a origem do universo, sobre o chamado big bang, mas também sobre as raízes remotas dos códigos da comunicação humana. Constata que a capacidade comunicativa não é privilégio dos seres humanos; está presente e é bastante complexa em muitos outros momentos da vida animal, nas aves, nos peixes, nos mamíferos, nos insetos e muitos outros. (BAITELLO, 1998 : 11).

Segundo Berlo (1991) que descreve:

Um dicionário, pelo menos, define “processo” como “qualquer fenômeno que apresente contínua mudança no tempo”, ou “qualquer operação ou tratamento contínuo”. Quinhentos anos do nascimento de Cristo, Heráclito destacou a importância do conceito de processo, ao declarar que um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio; o homem será diferente e assim também o rio. (BERLO, 1998 : 28-33).