Fabiane de Paris Dutra

Professora de Arte, email: [email protected]

RESUMO

A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem as mais variadas formas artísticas representativas e expressivas em música, artes visuais, desenho, teatro, dança e muitos outros. O professor precisa organizar seu trabalho que seja completo, através de atividades artísticas, estéticas e organizando a História da Arte, relacionando com a sociedade vivenciada. Nas aulas é possível atingir um conhecimento amplo da arte, unindo o ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, fazer, a partir dos elementos existentes no mundo e da cultura. A arte é a linguagem básica da Educação Infantil, pois trabalha com os sentimentos e as sensações das crianças, estimulando o processo de desenvolvimento através das relações entre os elementos artísticos com o mundo infantil. A arte é e sempre será muito importante na vida da criança, ela colabora para o seu desenvolvimento expressivo, na construção do conteúdo imagético pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando assim um indivíduo mais sensível. Assim as crianças desde a Educação Infantil, tem o direito de ter o professor de arte, que leve o brincar unindo o ensino-aprendizagem com e através da Arte.

Palavras-chave: Arte. Criança. Professor. Cultura.

INTRODUÇÃO

O artigo refere-se ao trabalho realizado nas aulas de arte, e sua importância no desenvolvimento da criança, desde a Educação infantil. Precisamos ter um cuidado e uma grande vigilância, no que se refere ao respeito as individualidades próprias de cada criança, em sua faixa etária e também seu nível de desenvolvimento. Em um pensamento, focado na imaginação, percepção, sensibilidade e o aprendizado da criança utilizando seu aprender e poder criador, em todas as variações da linguagem artística.

A criança é rodeada por estímulos, devemos nós os professores, ser instrumentos desse processo, mas sem grandes interferências e críticas na sua expressão artística. Visando o crescimento e desenvolvimento na linguagem artística, na forma do conhecer, criar, fazer, experimentar, cantar, dançar, ou apenas orientar no seu brincar.

Na construção das várias leituras de mundo, a criança precisa dos estímulos desde a Educação Infantil, para que seu nível cultural, o leve a um desenvolvimento de um ser humano melhor e capacitado para a compreensão de mundo plena e realizadora.