A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAS

NEIDE APARECIDA DA COSTA.

RESUMO

O presente artigo vai analisar os conceitos da alfabetização e letramento, desde as series iniciais e a qualificação de profissionais da área da Educação para que estejam altamente preparados para lidar com esse tipo de ensino-aprendizagem e as habilidades referentes aos atos de ler e escrever e como peça fundamental que se incorpora nas práticas da leitura e escrita. Onde ocorrem de formas inseparáveis, e a formação de professores com capacidade de trabalhar a alfabetização e o letramento ainda não está em alta nas escolas publicas, estaduais ou particulares, pois muitos profissionais com formação na Educação Básica trabalham a alfabetização com a maior facilidade de domínio, mais não conseguem ainda fazer o agrupamento do letramento aos seus planos de aulas, com medo de não dominar o assunto, e sem coragem de arriscar um ensino-aprendizado de qualidade e bem estruturado aos nossos alunos. Muitos professores, não sabem ao certo qual à diferença entre alfabetização e letramento, e isso deve ser trabalhado desde sua formação acadêmica principalmente no curso de Pedagogia, pois professores de series iniciais que fazem toda a base estrutural de conhecimento de nossos alunos, e essa formação pode se dar por meio de formação inicial e continuada para que permita a compreensão da alfabetização e letramento e quais as políticas públicas que são comprometidas com esse tipo de formação ao profissional da educação de series inicial.  

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, Letramento, Formação de Professores.

  1. INTRODUÇÃO

O Projeto de Alfabetização e Letramento com Professores Qualificados é uma proposta de intervenção que devera ser desenvolvido desde as séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas que tem alunos desde a alfabetização matriculados, para ser aplicado através duma intervenção interdisciplinar principalmente nas áreas de Pedagogia e de Letras, para oferecer subsídios teórico-metodológicos para a ação docente, desde sua formação até seu contato em sala de aula ao trabalhar a leitura e a escrita. A falta de compreensão e de entendimento nessa área da Língua Portuguesas tem aspectos diretamente relacionados com a oralidade e com escrita, pois ambas reflete-se na linguagem e interfere nela o ensino-aprendizagem na área de linguística, que é à base de nossos alunos.

Sendo assim os profissionais poderá discutir e apresentar concepções sobre letramento, com a importância de trabalhar com gêneros textuais para que o aluno possa ter domínio do uso das linguagens verbais e não verbais onde os textos trabalhados podem ser dos gêneros escritos e orais, para aprimorar o contato do aluno com a diversidade textual, para que tenham capacidade de desenvolver o pensamento crítico.

 Através desse estudo nós como formadores, podemos conceber na língua estudada atividades propostas de interação e constituição dinâmica das ações linguística, proporcionando a compreensão da alfabetização e do letramento como um fenômeno que envolve um conjunto de capacidades, conhecimentos, valores, interpretação nas funções da escrita e da leitura.

A alfabetização já vem sido trabalhada desde muitos anos atrás, já o letramento é algo inovador na educação, pois surgiu com o avanço da tecnologia e com suas exigências cada vez mais acentuadas em relação ao uso da leitura e da escrita na sociedade contemporânea das Ciências Linguísticas.

Segundo BRITTO essa nova realidade social na Educação o aluno não basta apenas saber ler e escrever, é necessário saber também fazer o uso da leitura e da escrita corretamente, para saber atender as exigências na sociedade. Britto (2008, p. 3) diz o seguinte:

“Ser letrado, significa, acima de tudo, ser funcionalmente alfabetizado, isto é, ser capaz de usar da escrita para a realização das tarefas cotidianas características da sociedade urbano-industrial. Em outras palavras, o letramento, deste ponto de vista, se resume ao fato de o modo de produção supor um uso de escrita que permita aos indivíduos operar com as instruções de trabalho e normas de conduta e de vida.”

Com base nessa fala, entende-se a necessidade de desenvolver nos alunos desde as sua base educativa             à produção de diferentes gêneros de textos, a interpretação da leitura e da escrita para que funcione dentro da sociedade, e para isso precisaremos de profissionais qualificados e interessados em trabalhar esses dois assuntos abordados juntamente.

Já para MAGDA, o letramento é como um grande número de diferentes habilidades, aplicadas a um conjunto de materiais de leitura e gêneros de escrita, onde se refere a uma variedade de conceitos e métodos na leitura e na escrita, apenas praticada em contextos sócios diferentes. Para isso Magda Soares (1998, p. 107), ressalta que:

“Letramento é muito mais que simplesmente decifrar códigos, ele é um estado, uma condição: o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita, com as diferentes funções que a leitura e escrita desempenham na nossa vida. Enfim: letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita.”

Sendo assim o letramento está interligado em algumas concepções de leitura e escrita de como abordagem sobre gêneros textuais, onde são relatadas as atividades que deveram ser desenvolvidas multidisciplinarmente desde o Ensino das Series Iniciais para que desempenhem futuramente uma boa forma de expressão e comunicação no contexto textual através de professores preparados para desenvolver a alfabetização e o letramento.

As partes que compõe esse trabalho daqui em diante, dará inicio o Desenvolvimento do tema escolhido, a Conclusão do mesmo e as Referências Bibliográficas para que o artigo seja bem definido aos olhos dos leitores. [...]