A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por Antônia Reginalda Carvalho de Oliveira | 17/09/2016 | EducaçãoPROJETO DE PESQUISA
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA:
A afetividade é algo imprescindível na vida do ser humano, especialmente das crianças. No entanto, há educadores que não conseguem vê-la como algo necessário e que os aproxima de seus alunos. Conseguiremos, enquanto educadores, trabalharmos com afetividade, oferecendo a nossos alunos mais carinho e amor e fortalecendo o elo entre família e escola?
JUSTIFICATIVA:
As instituições de ensino, especialmente, as voltadas para o Ensino Infantil, devem oferecer às crianças um atendimento favorecendo afetividade; e a família, por outro lado, também deve fazê-lo. E quando a família deixar de fazer a sua parte, a escola deve voltar-se para a criança e procurar suprir este vazio e não deixá-la à margem, o que muitas vezes é o que acontece, ou pelo fato dos educadores viverem numa verdadeira correria, ou até por falta de instrução. Por conta disto, houve a necessidade de elaborar este trabalho, para demonstrar às famílias e às escolas - em especial aos educadores e demais funcionários – a importância de trabalhar com bastante afetividade, pois esta propicia aproximação, transformação, calor humano, interação e reciprocidade de respeito.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Fazer com que todos os envolvidos no processo de desenvolvimento das crianças, tanto pais como educadores, venham a reconhecer a importância da afetividade para que elas cresçam de maneira saudável, sendo capazes de aprender com mais facilidade.
Objetivos Específicos:
· Reconhecer a importância da afetividade para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento;
· Perceber a diferença entre crianças que recebem afetividade e crianças desprovidas dela;
· Saber que para as crianças crescerem com saúde e terem um desenvolvimento integral, a afetividade é um fator imprescindível;
· Identificar o elo entre família/escola como indispensável a um bom desenvolvimento das crianças, especialmente, se ambos trabalharem a afetividade.