Resumo: A importância real das redes de computadores para as empresas se dá através do acompanhamento da evolução da tecnologia, diversas empresas ainda sofrem por não ter a visão e o investimento na tecnologia, sendo ela talvez a válvula de escape para resolver os problemas que passa, a cada dia surgem concorrências dentro do mercado, e o diferencial para se manter no topo está muitas vezes na forma de trabalho. Chegar o fim do mês e não ter que rever pilhas e mais pilhas de planilhas com resultados de vendas, com presença de funcionários, com valores a serem descontados, controle de estoque, departamento financeiro e outros problemas que são facilmente resolvidos através do investimento correto na tecnologia.

Palavras chave 

Rede . Internet . Extranet . intranet . Tecnologia

 

Introdução

A grande importância das redes de computadores dentro das empresas se dá a partir da evolução que a tecnologia vem tomando, obrigando assim a todos ter um padrão tecnológico que possa dar uma estabilidade em todos os setores, os mesmos dependem dessa evolução para render mais e atingir os resultados pedidos para estar sempre um passo a frente da concorrência. É impossível nos dias de hoje ter um negócio seja ele em qualquer área, sem contar com ao menos o mínimo de tecnologia, essa é uma área que deve ser uma das primeiras a receber um bom investimento inicial pois ela quem vai cadenciar o ritmo da empresa, vai mostrar os resultados diários, mensais, anuais e etc. com mais precisão e velocidade.

Não podemos falar de tecnologia e suas evoluções dentro do mercado de trabalho e suas empresas sem falar da internet, com o poder de interligar todos os setores de em uma só rede ao mesmo tempo, podendo obter dados parciais e finais de uma produção, comunicar-se para resolver problemas básicos ou até mesmo os mais graves, enfim, são inúmeros benefícios que as redes de computadores ligadas a tecnologia tem a agregar dentro de todo e qualquer ramo. Entre os principais benefícios de ter uma boa estrutura tecnológica e consequentemente também uma rede de computadores integrada é a velocidade e praticidade com que se tem toda e qualquer informação em poucos cliques, podemos incrementar a um sistema empresarial qualquer a ligação entre todas as maquinas da empresa, deixando assim setor financeiro, estoque, vendedores, gerentes, todos trocando informações e dados entre si.

Desenvolvimento

A era da globalização digital chegou e as pessoas tem a necessidade de se comunicar a todo momento, com isso as empresas, indústrias e tudo que gira em torno de comércio recebe muitas vezes a obrigação de ter um suporte para se adequar a toda essa evolução, para bem atender clientes, ter eficácia e velocidade para resolver problemas e etc. Quando tudo começou durante a década de 60 a única forma para transportar dados era o uso dos cartões perfurados que armazenavam apenas dezenas de caracteres cada, e o maior exemplo disso é o cartão da IBM que permitia armazenar 80 caracteres por cartão.

 Segundo Uilber Castagna e Ademar Felipe Fey, essa é uma das formas mais lentas, trabalhosas e demoradas de transportar grandes quantidades de informações que se possa imaginar, pois eram cartões de cartolina com furos que representavam os bits.

Logo entre 1969 e 1972 foi desenvolvida a Arpanet, que é o mesmo modelo que conhecemos nos dias de hoje. Foi criada pena agência americana ARPA (Agência de pesquisa em projetos avançados), seu objetivo inicial era conectar as bases militares com os departamentos de pesquisa do governo americano. Esse mesmo governo financiou totalmente a Arpanet durante toda a guerra fria.

Só em 1974 foi criado um protocolo definitivo para o uso da Arpanet e mais tarde na internet. Esse protocolo permitiu que os usuários trocassem informações e se conectassem a outros computadores compartilhando arquivos entre si. Mesmo com todo esse avanço, uma tecnologia só era suportada por seu fabricante, não existia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes, sendo assim, um fabricante era responsável por fabricar tudo em uma mesma rede.

Para resolver as incompatibilidades entre os fabricantes a ISO (International Organization for Standardization) criou em 1970 um padrão universal para troca de informações entre e dentro das redes e também por fronteiras geográficas, padrão que foi batizado com a referência OSI. Durante a definição do padrão OSI o departamento de defesa do governo dos Estados unidos da América desenvolveu outro modelo, sendo este de referência TCP/IP para manter conectados ao menos a metade de seus equipamentos.

Com toda essa base formada por padrões e referências, e com toda a tecnologia que temos a disposição nos dias de hoje, é possível trazer melhorias usando as redes de computadores em qualquer setor, melhorias estas aplicando o uso da intranet e extranet.

De acordo com o site Oficina da net, Extranet é definida como extensão da Intranet, funciona igual porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma Extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de ajudar os mesmos a criar novas soluções. Já a intranet funciona basicamente dentro de um mesmo ambiente, centralizando as informações em métodos de comunicação interna para reduzir custos.

Conclusão

É preciso usar todo e qualquer tipo de tecnologia para obter melhores resultados, para oferecer melhores serviços e acompanhar a evolução digital, e é através das redes de computadores que tudo vai correr, seja ela uma intranet ou extranet, a internet já está ligada as principais saídas para resolver qualquer problema interno ou externo, para obter resultados, mostrar balanços e compartilhar tudo de forma prática, rápida e eficiente.

Referências

Castagna, U. – Ftec – Gestão da tecnologia da informação

Felipe Fey, A. – Ftec – Gestão de tecnologia da informação

Site: Oficina da net