O mundo está cheio de hipóteses, mas o homem está sem nenhum tapete para pisar. E não tem mais nada que um caminhar vagaroso, deixando as pegadas para trás no seu mundo. O apoio para as frágeis ideias são os pensamentos robustos desfilados há séculos por grandes filósofos. Nos grandes homens do saber, o pensamento lapidado pela sabedoria ganhava sempre mais espaço para seu desenvolvimento. Era simbólico o pensamento, não a vida.

Todos devem preservar a vida. Seu viver é importante. O encanto pela vida precisa levar cada pessoa para seu mundo de imaginação, cheio de simbologia. Supor que alguém vive num posto de precauções suaviza e o mantém destemido frente as suas escolhas profissionais. A pessoa tem que ter sentimento de achar que ela já domina sua profissão? Contudo, ao dominar por completo um ofício, deixa o trabalhador sem expectativa. Seu trabalho o ajuda a viver no simbólico do seu existir. 

“O termo símbolo, com origem no grego symbolon (σύμβολον), designa um tipo de signo em que o significado representa algo abstrato por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica. Charles Sanders Pierce desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa” (Wikipédia).

Ao falar da simbologia no nosso viver, nós tentamos transmitir a todos que ao olharmos para nossa existência enxergamos o contexto da simbologia. Agimos de acordo com aquilo que recebemos durante toda a nossa vida. Uma voz pode ecoar na sociedade como um grito de posse, uma força que se mostra na perspectiva do que é o símbolo na nossa vida, mas o símbolo na vida de cada pessoa só vai existir naquilo que ela mesma deixa aparente. 

Mesmo que o homem quisesse, não poderia mostrar tudo que ele é. Sua totalidade existe no que é  simbólico. Sua manifestação total é impossível ser externada por inteiro. Uma pessoa pode sentar-se com você e falar sobre muitas coisas, porém ela vai externar tão somente o que deseja que seja conhecido. 

Destronar-se de tudo aquilo que se está vivendo leva-nos a acreditar, então, que o aparente da nossa vida já seja o suficiente para nos apresentarmos diante daquilo que é simbólico na vida de outra pessoa. O que é aparente nas nossas relações também não é a totalidade do que se pode manifestar. Vamos conhecer do objeto aquilo que se manifesta. 

Um exemplo que se pode dar é de uma barragem  preparada para receber água, no entanto, ela ainda não recebeu a água. Falamos que é um ato em potência. Somente quando recebe a água, ela atualiza seu ato de ser. 

O que não pode aqui haver é uma mistura entre conhecimento e abertura para o conhecimento. Quando nós olhamos para a abertura que a barragem tem para receber água, falamos de ato e potência. Em potência ela tem abertura para receber, pois está potencialmente preparada para ter água, mas em ato não a recebeu, mas tem abertura para tal. 

Trazendo esse pensamento para o conhecimento, nós vimos que o ser humano nasce com uma abertura para o conhecimento e potencialmente a pessoa está preparada. Por que vou fazer com que essa potencialidade dê abertura para o conhecimento? Porque eu sou um humano e detentor da razão. 

Outro exemplo para ver se fica claro a respeito do conhecimento. Quando digo que o ser humano é uma “tábua rasa”, eu estou dizendo que potencialmente ele ainda não conhece, mas tem abertura. Em ato não conhece, no entanto tem a potência do conhecimento. Então se diz que o homem tem abertura para o conhecimento. Esta abertura é “inata” (já nasce com ele).

Por fim, um texto só termina com o ponto final, mas a vida poética, no imaginário de cada homem, não exige reticências, aspas, interrogações, dois pontos, ponto e vírgula, travessão, hífen, chaves, colchetes e etc. A vida é um encanto que se vive no suspense  de uma exclamação simbólica. 

 

Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 15 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_Contato: (61) 9 9931-5433 | Siga lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/