Levando em consideração somente a mídia brasileira e episódios que a marcaram, é de senso comum que esta sofreu uma mudança significativa quanto ao seus modos e participação na cultura social.

Houve época em que a midia brasileira foi totalmente afetada em seu conteúdo, uma época marcada por um regime de exceção, em que os governantes determinavam o que seria ou não publicado, esta época é a Ditadura Militar Brasileira.

Após o fim da ditadura, o governo teve a preocupação de democratizar a midia, dando a ela quase total poder para decidir o seu conteúdo, ficando apenas alguns princípios básicos que deveriam serem seguidos que é o caso de restrição de horário pela faixa etária para exemplificar.

A globalização mudou a midia de forma brusca, surgindo novos meios de comunicação como a internet, conseguindo a midia chegar muito mais rápido aos cidadãos e atingir um número maior deste.

Porém nem tudo são flores, atingindo um poder maior de alcance, a midia também entendeu o papel social que representava, ficando muitas vezes como formadores de opinião, e começam a partir daí a se corromperem, deixando de serem imparciais para conseguirem alguns objetivos.

Não se pode mais falar em midia imparcial, tendo em vista que cada veículo de comunicação ou determinada empresa de midia noticiam de uma certa maneira os mesmo fatos, as mesmas reportagens tem entendimentos diferentes do fato.

O que não deveria acontecer pois a midia deveria apenas informar, não formar opiniões, apresentar os fatos e deixar a cada um analisar e aí sim formar uma opinião. A midia corrompida por interesses é o câncer de um país, elas conseguem mudar o destino de um país, fazendo de um herói e de outro vilão.

Em um país aonde o dinheiro manda, essas midias se vendem a partidos políticos, empresas multinacionais, realizando o seu trabalho de forma totalmente parcial, visando o objetivo pré determinado.

No brasil no ano de 2015 tem-se um exemplo de midia formadora de opiniões por um determinado grupo, há uma caçada em vários setores da política, de alguns poucos partidos políticos, mas o grande alvo desta vez é o Partido dos Trabalhadores, o PT.

A cada dia surgem novas matérias ligando o PT a corrupção em primeiro plano, e membros de outros partidos que também estão ligados a corrupção aparecem em segundo plano na reportagem.

Obviamente existem políticos corruptos no PT, como também existem em outros partidos, os esquemas de corrupção que estão sendo investigados pela Polícia Federal incluem um número enorme de políticos, obviamente dos mais variados partidos.

Para a midia hoje pode ser mais comercial atacar o PT, pode ser um interesse em um jogo político que haverá lucro para as midias futuramente.

É impossível saber qual o objetivo de tomarem um lado nas questões políticas recentes, mas algum objetivo tem, a midia já fez governo como também já derrubou governos, resta agora pedir por um jornalismo sério, imparcial, que deixe de lado seus anseios pessoais, para que a sociedade cresça, que aprenda a analisar política, que faça política para aí sim o Brasil ser o país do futuro.