Dedicada ao Senhor Bom Jesus do Monte , ela fica na Praia dos Tamoios , 45.

A capela original foi construída por Manoel Cardoso Ramos em 1763 e esteve subordinada à Igreja de N. S. da Piedade, de Mage , até  24 / 01 / 1810 , data em que foi oficializada como Igreja Matriz da Freguesia de Paquetá.

Até 1875 todos os sepultamentos na Ilha de Paquetá eram feitos no antigo cemitério do Bom Jesus , necrópole que era só de catacumbas e que ficava ao lado da capela de mesmo nome , mas os restos mortais do fundador da igreja , Manoel Cardoso Ramos , estão enterrados atualmente numa sepultura especial que se encontra no átrio da igreja.

O prédio atual , em estilo gótico , foi construído em 1900 e solenemente inaugurado no dia 2 de setembro do mesmo ano e , desde então , já passou por várias reformas , das quais pouco sobrou do seu aspecto original como , por exemplo , as colunas de madeira e todo o madeiramento de sustentação do telhado da nave , que assemelha-se , na forma , com um casco de navio invertido , o que pode ter alguma relação com o fato do Comendador Antônio Martins Lage , Presidente da antiga Companhia Ferry de Navegação , ter sido o responsável pela construção desse novo templo.

O espaço destinado para o Altar Mor e os seus dois nichos laterais , como os vemos hoje , são acréscimos posteriores a 1900.