A Pré-história foi um estudo fascinante, na verdade esta terminologia nem deveria ser utilizada, pois, quando o ser humano surgiu, a História também teve seu início. O ponto de vista que determina o final da Pré-história para a História, na visão tradicional, é a partir da escrita cuneiforme dos sumerianos (Mesopotâmia antiga), por volta de três mil anos antes de Cristo (data que não tem consenso entre os historiadores).

         A Idade Antiga nos proporciona uma viagem fantástica, iniciando pelo crescente fértil que envolve as primeiras civilizações que deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentárias, buscando as margens dos grandes rios. A Mesopotâmia e suas várias civilizações desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates. Nomes como zigurates, Hamurabi, dentro outros vão ser estudados. O Egito e sua incrível saga, os faraós, escribas, pirâmides, hieróglifos serão temas estudados; não esquecendo o Reino de Kush e os faraós negros. Os Fenícios e sua saga como grandes navegadores e o desenvolvimento do alfabeto. Os Hebreus e os primórdios da religião cristã. Os Persas e sua estrada real, as satrápias e o surgimento do correio. No extremo oriente a China (sua grande muralha) e o Japão (com sua vasta cultura).

         E, os Gregos e Romanos considerados como civilizações clássicas que influenciaram enormemente o mundo ocidental. Democracia, mitologia, filosofia, direito, república e tantas outras grandes dádivas destas duas civilizações irão fazer parte de nosso estudo e de nossa viagem.

         Enfim, prepare-se para uma grande aventura. Na atualidade é prazeroso estudar as civilizações da antiguidade, uma vez que contamos estudos atualíssimos de historiadores como novas visões e, com os recursos da internet, onde encontramos até vídeos feitos em dimensões incríveis que nos fazem entrar num verdadeiro túnel do tempo.

Bom estudo para todos nós.