A História sempre foi cultivada por todas as sociedades, pois, preocupa-se com o Homem, seu passado, seu presente e futuro.

Precisamos estudarHistória como o ar que respiramos: pois, ela está sempre presente, mesmo sem a gente perceber. É como o mar, sempre em movimento. A História é rica, agitada, viva e dinâmica que empenha as criaturas na luta por melhores situações e não no saudosismo de outras eras. ÉCheia de alegrias e dores, bem do jeito das pessoas que aqui vivem. É movida pela força dos grupos humanos, com caras, hábitos e interesses diferentes. Se pensarmos, por exemplo, na História de nosso Brasil, veremos que ela vai sendo construída entre o silêncio, festas, prisões, paixões, tiroteios, carinhos, ódios. Na verdade, o grande personagem da História, somos todos nós, seres humanos.

Desta forma é preciso ficar alerta, porque, de modo geral, as pessoas associam a palavra"HISTÓRIA" ( do grego HISTOR – aquele que viu, que testemunhou um acontecimento) a uma lista de datas, fatos, nomes de grandes personagens, quase que uma lista telefônica exclusiva de pessoas importantes.

Não há homem sozinho, e o que ele construiu, realizou, sonhou ou perdeu, aconteceu em conjunto, com outras pessoas e em determinadas circunstâncias da época.

Assim, fica claro que a História não é o saber das coisas velhas, mas o Homem preocupado com seu destino, sua origem buscando entender, dominar e superar sua realidade. A justa compreensão do sentido histórico faz o homem alguém, integrado em seu tempo, ao contrário do suposto pelos cultivadores da disciplina, apenas para endeusar a pátria, a religião em práticas distorcidas e condutoras da falsificação de todo o tipo. Quem não está em sintonia com sua época não pode entender outras épocas.

É dentro desta visão da História que precisamos refletir, por exemplo, como foram 'celebrados' os 500 anos de História doBrasil. Será que podemos afirmar que são apenas 500 anos de História? Que fato utilizou-se paracomeçar a contar os ditos "500 anos" dessa História? Por que iniciar em 1500? E antes?

Não permitir essa reflexão é desconhecer a História, portanto,é dar outro "sentido" aos acontecimentos, é"endeusar" o fato, fazendo com que o povo e os nossos alunos continuem a ver apenas a história do Herói e do Vencido. É Reafirmar que o brasileiro é 'manso' enão resiste .

E no entanto, nosso Brasil estáaí mergulhado na injustiça, na violência, na desigualdade social, em episódios que nos deixam indignados..

A História Vive. Façamos deste momento forte da História, uma reflexão e não uma 'reprodução' como muitos meios de comunicação e escolas estão fazendo.