Tropeirismo em São João del Rei

 

            A cidade de São João del Rei fica localizada na região de Campos dos Vertentes, no sudeste de Minas Gerais. Junto com Tiradentes, tornou-se um polo turístico, que mescla tradições com a modernidade. As festas religiosas, rica gastronomia e arquitetura barroca das casas são alguns exemplos das memórias de uma região que hoje é procurada pela qualidade em faculdades, boa estrutura e outros pontos turísticos.

            O  guia Roteiro de Turismo fala um pouco mais sobre os eventos em São João del Rei. Um dos eventos anuais e bem conhecidos da cidade é o movimento “Tropeirismo”, onde os integrantes saem cavalgando pelas ruas centrais da cidade, levando estandartes (as bandeiras bordadas) e preservando os costumes centenários e identidade do povo mineiro. O Tropeirismo remete as tropas, que eram desenvolvidas por grupos de homens durante a época colonial do Brasil, auxiliando no crescimento do país.

            São João del Rei com o tempo foi um dos responsáveis por ajudar na produção e distribuição para outras localidades, principalmente no Rio de Janeiro. Sejam comidas, animais, utensílios, tudo era transportado pelas tropas, que se dedicavam aos seus trabalhos de compra e venda, ou seja, eram homens de negócios.

            Muitas pessoas famosas que fazem parte da história do Brasil nasceram em São João del Rei, como o presidente Tancredo Neves. Um exemplo bem conhecido de tropeiro que também nasceu na região foi o Tiradentes, mártir da inconfidência mineira. Foco de diversas escritas poéticas, ele ingressou na Cavalaria Paga que circulava pelos caminhos da Estrada Real, com objetivo de evitar os ataques e assaltos ao restante das tropas.

            Para os turistas que chegam à cidade nos dias de hoje, é importante conhecer um pouco de toda essa história que existe em volta do local. As missas de domingo com música barroca ao fundo na Igreja São Francisco de Assis, ou a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também são algumas das importantes construções e opções religiosas que são frequentadas até hoje.

            Entre os principais pontos turísticos, encontra-se o Memorial Tancredo Neves, um museu dedicado a preservação das memórias passadas, os museus Regional e Ferroviário, com passeios bem culturais. E para completar a sensação “de volta ao passado”, o tradicional passeio de Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes completa a experiência, com uma viagem de 45 minutos em uma locomotiva a vapor que torna tudo mais divertido. Para outras informações sobre eventos e pousadas em São João del Rei acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/sao-joao-del-rei/