A HISTÓRIA DA POLÍTICA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEBASTIÃO DE CASTRO: Um recorte na memória histórica de uma Unidade Escolar Pública.

RESUMO

A História da Política Organizacional da Educação Básica da Escola Estadual Prof. Sebastião de Castro: um recorte na memória histórica de uma unidade escolar pública promove relembrar o nascimento da escola e todo o seu percurso até os dias atuais envolvendo os aspectos políticos, sociais e econômicos que circundavam a época explorada, bem como as influências absorvidas pelas gestões estaduais e federais. Desde os anos 1959 a 2015, encontraremos histórias, ocorrências e situações que nos remontam como a Educação Básica Pública estava sendo conduzida, formada e transformada, em nome de interesses diversos e/ou da busca e procura da qualidade pública educacional. Entenderemos esse percurso memorial, se houve ou não, a qualidade no processo do ensino-aprendizagem e como a escola se administra ou é administrada para atingir o seu fim: promover a educação de seus alunos e compreender como esse sistema se forma e se ajusta diante de diferentes governos e políticas educacionais. Este artigo faz uma viagem no tempo político-organizacional-educacional dos anos 60 do século XX até a atualidade demonstrando a versatilidade, a complexidade e até mesmo o lado “sinistro” – despreocupação com a educação dos nossos políticos -, como mostra o apoio da comunidade em participar da evolução desta escola em acreditar e depositar confiança e pecúnia a favor da educação de qualidade.

Palavras-chave: Política; Educação; Memória.

INTRODUÇÃO

            O presente trabalho foi realizado na EE Prof. Sebastião de Castro, do período de 15 de fevereiro a 10 de setembro de 2015, quando  foi  investigado  diversos documentos que se encontravam no arquivo morto da referida Unidade Escolar, bem como sítios e livros de apoio às ocorrências de políticas públicas aplicadas nos diversos períodos da realidade da escola em pauta.

            Este Trabalho de Conclusão de Curso se inicia no ano de 1959 percorrendo espaços históricos,geográficos, políticos, organizacionais de uma Unidade Escolar pública brasileira, situada no distrito de César de Sousa, no município de Mogi das Cruzes, localizada no Alto Tietê, dentro do estado de São Paulo, até os dias atuais. Tal percurso demonstrou a atuação, ora democrática, ora autoritária, ora ditatorial da política nacional e estadual na organização desse estabelecimento de ensino, em seus aspectos administrativos e pedagógicos, segundo o governo paulista e brasileiro, que lhe sucedeu.

            O referido tema foi escolhido pela necessidade de se conhecer como o Estabelecimento de Ensino referenciado nasceu e se desenvolveu paralelamente à Política Pública da Educação Básica e à História da Educação, com o objetivo de auxiliá-lo em sua estrutura administrativa e pedagógica, junto ao seu projeto político pedagógico, sob o apoio das políticas públicas vigentes.

            O trabalho está sustentado e apoiado em uma referência robusta do conhecimento organizacional desse estabelecimento de ensino, em um próspero resgate memorial político dessa escola pública, por meio de fotografias (locais, documentais e históricas), bibliografias reluzentes à política da época e, principalmente por meio de pesquisas no arquivo morto da Unidade Escolar, que “[...] constituem produções múltiplas, que refletem a própria multidimensionalidade e complexidade das realidades escolares e formativas,  assim  como  a  diversidade  e pluralidade dos meios de intervenção dos agentes educativos”. (MOGARRO. Disponível em: . Acesso em 14 mar. 2015).

            O desenvolvimento deste trabalho está dividido em agrupamento de anos, a fim de prover o melhor entendimento das imposições, conquistas e mudanças políticas e organizacionais na estrutura de Leis e na administração dessa Unidade Escolar. Agrupamos os anos de 1959 a 1961; os de 1962 a 1963; de 1964; de 1965 a 1969; 1970 a 1974; de 1975 a 1979; 1980 a 1988; 1989 a 2001; 2002 a 2010; e de 2011 a Agosto de 2015, com o favorecimento à Unidade Escolar e suas transformações paralelas às vigências, tanto estaduais quanto federais, em seus aspectos políticos: governamentais, econômicos e educacionais.

            A influência da administração político-econômica afeta, transforma e interfere em muito na educação pública, por isso, houve uma preocupação nossa na junção desses anos, para o melhor entendimento da História da Política Organizacional da Educação Básica da Escola Estadual Professor Sebastião de Castro e como isso interferiu e modificou aos longo dos anos essa Unidade de Ensino, que nasceu tão pequena e atualmente é bem maior, mas conservando seus aspectos de aconchego escolar.         

            Deleitaremos nosso percurso territorial político-econômico e pedagógico desde a fundação do Grupo Escolar Jardim São Pedro, que nasceu em um prédio particular do Instituto de Previdência Social do Estado de São Paulo, com apenas duas salas de aulas, seis classes, duas professoras titulares, uma professora substituta e uma Diretora intendente, para um total de 216 alunos, sendo 112 meninos e 104 meninas, divididos em três períodos; e atualmente, já com o nome de Escola Estadual Prof. Sebastião de Castro, possui 11 salas de aulas, uma sala de informática, uma biblioteca, uma sala de vídeo, duas cozinhas, uma quadra coberta, uma sala de educação física, uma sala de professores, uma sala de direção e uma para a vice-direção, uma sala de coordenação pedagógica, uma sala de mediação, uma sala de administração de material, um depósito de materiais em desuso, uma sala da fanfarra, uma sala de som, dois estacionamentos e a uma casa do caseiro, contando com mais de 870 alunos, divididos em dois  períodos  diferentes,  tanto  do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Explorando  assim,  as  circunstâncias, ocorrências, curiosidades dessa transformação política pública de 1958 a 2015, buscando entender se houve uma melhora e evolução na qualidade de ensino público  promovido  aos  nossos  alunos, por meios da História da Política e da Organização da Educação Básica ministrada durante esse período...