A HERANÇA QUE VENCE O MUNDO: NOSSA FÉ

Números 34.1 à 2 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dá ordem aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra de Canaã, será esta a terra que vos cairá em herança: a terra de Canaã, segundo os seus limites.

Números 34.16à 19: Disse mais o SENHOR a Moisés: São estes os nomes dos homens que vos repartirão a terra por herança: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num. Tomareis mais de cada tribo um príncipe, para repartir a terra em herança. São estes os nomes dos homens: da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné....

45 anos separam esta instrução profética de Deus à Moisés. Comriqueza de detalhes, os quais vieram a acontecer quando Josuéentão líder, dividiria a terra. Eis que coloca-se Calebe à frente de seu amigo líder, e o faz relembrar das promessas sobre eles dois. Dizendo: Dá-me este monte.

Estava Calebe agora com 85 anos, mas ainda era homem de guerra, também já avançado em seus dias, mas com inteireza da justiça de Deus em seu coração. Confiou nas promessas e soubera esperar. Aos nossos olhos, 45 anos de lutas e batalhas ferrenhas internas e externas. Neste período, perdera amigos pelas desobediência a Deus, ele sabia o que passara, provações e persistência, conscienteque era, obedecera.

À Calebe não coube o sorteio como aos outros líderes de tribos. Era promessa, requereu pois ele do seu senhor Josué, fez-lhe lembrar do que Deus havia mencionado. O êxito da promessa, desejou possuir a Hebrom, terra da qual Abraão e Jacó gostavam muito. Coube por obediência e fidelidade à Deus, a herança do espia e valente Calebe, a terra que pacientemente soube esperar como recompensa. Sabia Calebe que ainda assim, para dela tomar a definitiva posse, haveria de travar mais lutas com os que dela tinham o domínio.

Todos os que receberam suas divisas, as obtiveram por terem crido. Herdaram pela fé na Palavra Daquele que a eles havia prometido. Contemplados, receberam porque obedeceram, por isso tomaram posse.

Um detalhe chama a nossa atenção:

Estabelecera Deus, os contornos de limites de cada área de cada tribo, mesmo quando nem o Jordão ainda haviam passado. Mesmo antes de haverem caminhado pelo deserto. (Números 34 adiante...)

Estabelecera Deus, algumas normativas para o efetivo domínio sobre a terra de Canaã conforme Números 33.51 à 55:Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as pedras com figura e também todas as suas imagens fundidas e deitareis abaixo todos os seus ídolos; tomareis a terra em possessão e nela habitareis, porque esta terra, eu vo-la dei para a possuirdes; herdareis a terra por sortes, segundo as vossas famílias; à tribo mais numerosa dareis herança maior; à pequena, herança menor. Onde lhe cair a sorte, esse lugar lhe pertencerá; herdareis segundo as tribos de vossos pais. Porém, se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então, os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinhos nos vossos olhos e como aguilhões nas vossas ilhargas e vos perturbarão na terra em que habitardes.

Josué já entrado em dias, Deus ainda lhe fala que haveria tanta terra para tomar posse. Antevia Deus, que o povo se deixaria ser dominado pelos que remanescentes povos que Israel deixara viver. O que de fato ocorreu.Juízes 2.6 à 15fazerleitura....

Por que deixara Deus que isto acontecesse? Leiamos Êxodo 23.29 à 33.

Em nossa aplicação:Duas palavras devemos levar em conta "pouco a pouco" e "diante de ti":

Nossa luta em vencermos as ciladas do nosso inimigo é constante, nossa caminhada é de fé em fé, de vitória em vitória, para que não venhamos a nos gloriar. Deus é louvado nisso. Quando O buscamos como refúgio e socorro, fortaleza bem presente em nossas angústias, Ele é exaltado...

Diante de nós está o mundo com suas concupiscências. Aquele que vencer será coroado, vestirá novas vestes, habitará na casa do Senhor por herança, para sempre. É preciso ouvir: Eis que Eu estou a porta de bato, se alguémescutar a minha voz, Eu cearei com ele e ele Comigo. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu lhes não teria tido, vou lhes preparar lugar...

A maior herança que o cristão deve aguardar receber: A VITÓRIA na certeza da salvação, obtida pelas lutas espirituais que trava diariamente com perseverança e fidelidade, ganhas pelo poder de Deus em nossas vidas, que lança fora os inimigos, não pela nossa própria força, mas sim pela força da NOSSA FÉ.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 06.3.2009