A Greve dos Bancários NO BRASIL no ano 2013; e no ‘BANCO DA AMAZÔNIA*’!  

 Mais uma Greve dos Bancários! 

A Greve ampara-se sob a Lei 7.783 de 27/06/1989. Portanto é um ato legal, dentro dos ditames da Lei.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

        Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

        Parágrafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei”.

Essa É A LEI! Porém, do ponto de vista pessoal as opiniões variam quanto à moralidade da Greve! Não. Nenhuma discussão sobre moral do ponto de vista político. Seria perda de tempo entrar nesse deméreito. Refiro àqueles princípios morais que cada um herda no processo de criação; ou do Meio em que cresceu!

Certamente que, para alguém que nasceu vendo seus pais trabalharem – e ponha trabalho nisso! – e que também começou a trabalhar tão logo suas mãos podiam, digo 3, 5 anos,... para essa pessoa a greve é algo ‘de outro mundo’. E, só mesmo ‘anos de treino’, digo, depois de tempos e tempos assistindo a falta de pudor de patrões da estirpe de banqueiros, esses princípios começam a ser revisados!

Por coincidência, conheço pessoa que se encaixa em gênero, número e grau nessa descrição! Trabalhando numa Organização de Economia Mista, de 1985 a 2003 ou por 18 anos ‘sem greve’! Mas – creia se puder – em plena ‘era Lula’ esse empregado viu-se obrigado a ‘entrar no seu primeiro Movimento Grevista’ dos Bancários em 2004!

Descobriu que estavam certos os teóricos da Sociologia que defendiam a influência do Meio sobre o ser humano. Nesse Caso o que entrou no Cenário existencial desse empregado foi ‘Pressões do Meio’!

Já não é mais a Moral como princípio dogmático que está em Cena do homem vivente no presente Século. A Moral precisa ser delineada a partir de uma rigorosa ‘triagem’ entre ‘qual Moral se sobressai’ nesse Meio. Pois Este é concorrido por uma diversidade de Causas ou Motivações todas reivindicando os mesmos direitos de Procedência (Moral, Legalidade,...)! Mas, nem todas as Causas ou Questões que envolvem a Situação circunstacial merecem Consideração para defender! 

É a soma de valores de que se envolvem as Causas, por exemplos: honra, valores, dignidade,... que determina qual a Causa se deve abraçar! E isso muitas das vezes não deixa Opção. Deve-se abraçar uma delas, acreditando no potencial – mesmo que amparado pela Lei - de discernimento que aponta para o SENSO DE JUSTIÇA!

Por exemplo: NO BRASIL, A Greve dos Bancários este ano (2013), tem UM Peso a mais que a Legalidade! Trata-se da MORALIDADE, além do Amparo da Lei’! Pois sua Motivação vai além dos motivos normais de uma greve de qualquer Categoria de trabalhadores. Motivos Pecuniários, Sociais!

No início das mesas de negociações, foi Veiculado à Categoria que: ‘BANQUEIROS OFERECEM PERCENTUAL DE REAJUSTE SALARIAL MENOR QUE A INFLAÇÃO’.

Daí, A GREVE DOS BANCÁRIOS EM 2013 SER ANTES DE TUDO UM MOVIMENTO MORAL! (Até comentei em espaço no site da Associação de Empregados que “é discutível o Senso Moral e de Justiça de qualquer bancário que não ‘detectou’ essa Moralidade da Greve/2013; e não aderiu ao Movimento)! Veremos por que”!

ESTE ANO A GREVE FOI PROPOSITADAMENTE PROVACADA - eu digo ‘VERGONHOSAMENTE’ Incitada! – por banqueiros e/ou Controladorees dos grandes Bancos no Brasil! (É difícil, para o senso comum entender por que esses patrões agem assim, incitando a Categoria de empregados dessas Instituições à Greve)! Mas, em se tratando de assunto que envolve a Classe Financneria é fácil responder, até mesmo para uma mente bem simples! O Motivo é... óbvio: Financeiro! O que mais seria? Existiria porventura atualmente outra Motivação para um banqueiro, que não seja ‘Ganhar mais, e mais’? Nas últimas décadas, seja nos EUA ou no Brasil, não se encontra nenhuma motivação Ética ou Moral em banqueiro! Somente a Motivação Financeira. (Até faço votos: Queira A Providência que essa Obstinação não chegue à Suiça! Pois, se chegar..., nem Genebra subsistirá)!

Pensar que esta afirmação é ‘alarmista’! Não. Adiante se vê como funciona o mecanismo da estratégia sórdida por que transformam um ato que é, em princípio, desprezível como Greve, em um meio, de aspecto amoral, que é bem do seu estilo, aliás, de ‘LUCRAR mais’!

Nada de dificuldade de perceber – ainda que, por intuição desconfio que muitos bancários ainda não perceberam esse ‘jogo sórdido’ dentro da polítca dos Bancos nos períodos de Campanhas salariais da Cetegoria! 

A resposta por que banqueiros gostam tanto do período do Movimento Grevista é óbvia: as DESPESAS DAS AGÊNCIAS DIMINUEM NOS PERÍODOS DE GREVE (menos computadores ligados, menos Energia, e ‘redução na Conta’)! Que, por sua vez reduz Custo de mão-de-obra! Força empregados, que por Força da Lei (30% ou 1/3) devem comparecer ao serviço, a trabalharem por todos! E, no fim ou no resultado da equação (MENOS PESSOAS, MENOS DESPESAS = MAIS LUCROS)! É uma expressão matemática impressionantemnte simples (-1+2+3 = 4), senão vejamos: -1 significa um empregado a menos trabalhando; +2 é redução de custos (computador, ar condicionado desligados)! E, curioso o ‘+3’! Por que 3?! Ora, essa equação é simplíssima. O ‘3’ significa o empregado que fica ‘dentro’ do prédo tabalhado por ele e por ‘mais 2 (dois) empregados, sendo que 30% ou 1/3 da mão-de-obra deve traballhar, por força da Lei! Na prática o resultado (+4) significa ‘mais dinheiro no bolso dos banqueiros’! Que Horror! Claro, dinheiro todos gostam. O que é natural. Nada de errado nisso, a priori! Embora não se possa negar que todo dinheiro tem um pouco de ‘sujo’, sim - ainda que esta afirmação melindre um pouquiho os amantes do dinheiro (que veem no dinheiro mais que sua função econômica)! (Nesse caso é a Fonte ou a Forma de angariá-lo que faz a didferença; e, por extensão, caso em contrário, a quantidade de ‘alvejante’ necessário)! Quanto menos limpo o dinheiro, mais Despesa para o Sistema Econômico será demandada, para lavar o dinheiro! (Na véspera do início da greve deste ano (2013) fiz um simulado de prova sobre ‘lavagem de dinheiro no Brasil’! E, não sabia se lia as questões, ou ria do assunto!).

Chega a ser hilário, sendo que o Dinheiro legal nos Bancos é bem discutível, se detectarmos certas estratégias de adquirí-los! No caso da estratégia de ‘provocar a Greve da Categoria’ – lucrativa, ao que indica - desde há alguns tempos vinha me perguntando por que as longas greves no Brasil não reduzem – e, ao contrário, aumentam! – os Lucros dos grandes Bancos! E isso vem se repetindo por todos esses anos consecutivamente. E eles nada fazem para evitar as greves. Fato que, somado aos Lucros imensos que vêm auferndo, majorados em grandes percentuais ano após ano, e cada vez maiores, instigpu-me a investigar quais seriam as motivações reais que estavam por detrás das motivações aparentes desses patrões!

Podem dizer: ‘mais que sujeito dramático’! Isso é ‘irisório’! É só um ‘quatro’ magro que resulta da equação! Mas, não é bem assim. Bancos não têm apenas ‘um (1)’ empregado! Multiplique esse ‘quatro magrinho’ por milhares de empregados!

Ainda, pode alguém pensar: ‘como ‘só’ um empregado consegue trabalhar por 3 trabalhadores? Ora, existe um dito popular que diz ‘há gente para tudo fazer debaixo deste sol. Até mesmo para besta de cão’! O que eu não imaginei é que um dia eu veria tantas pessoas desempenhando tal função! E, pior, para banqueiro! Não dá para medir que diferença faz ser ‘de um’; ou ‘de outro’! Mas, acho que qualquer pessoa normal não gostaria de ser nem de ‘a’; nem de ‘b’, nesse caso!

Agora dá para entender por que se pode afirmar com grande margem de acerto de que se trata de uma estratégia sórdida: VAMOS INCITÁ-LOS À GREVE! Mas, como? Que estratégia utizaremos este ano, se todas já são ‘manjadas (conhecidas)’? Ao que indica, a resposta foi obvia: OFERECENDO UMA PROPOSTA INDENCENTE! E ‘ofereceram’ REAJUSTE ABAIXO DA INFLAÇÃO! E, espantosamente, eureca ‘deu tudo ‘certo’, BANCÁRIOS ENTRARAM EM GREVE! Então, ‘AO LUCRO, SENHORES CAPITALISTAS FINANCEIRO’!  

Ora, na Greve, SÓ 1/3 DE BANCÁRIOS TRABALHA POR TODOS; e A EQUAÇÃO GARANTE O AUMENTO DO LUCRO DO BANCO! E agora, ‘quem poderá dissuadi-los’ dessa Obsessão por Lucro – que é um Laço para o Sisgema Econômico, em Longo Prazo, diga-se oportunamente? O Champolim colorado! A igreja, o super-homem! 

Este ano ficou mais evidente ainda que anos passados, o quanto são capazes na sua Obstinação por Lucros, para ‘irem além’ na sua visão do ‘querer mais’! Circunstância que evoca até a Eva do Jardim do Éden!  Mas, por outro lado – comprovando a filosofia de que tudo tem seu lado positicvo! – é que este ano ficou mais evidente essa sordidez na estratégia da Greve vista pelo lado patronal bancário; e assim facilitou entender porque esses patrões incitaram Bancários à Greve! Pode-se até comparar essa relação da Causa das Greves dos Bancários, com que acontece entre a Ciência e o Câncer: sobra conhecimento sobre a Causa; difícil é Tratar isso! E, mesmo ‘tratando’ ainda depende do ‘estágio’ em que se encontra no Organismo! No caso, se a ‘metástase’ for Internacional, ou se ‘a nova Febre do Ouro’ se Propagar para o Campo Internacional... adeus Economia do Mundo!

Isso é muito Triste, pois a ‘Única’ Entidade que poderia limitá-los por Leis Aprovadas no Senado, não o faz porque o tempo passa rápido, i.é: 4 anos passam rápido, e logo vem ‘novas eleições democráticas’! E isso Significa Corrupção ou necessidade Financeira para as campanhas eleitorais!

A Origem desses cenários de Vergonha nacional é a ‘velha e triste’ obsessão pela posse! No caso, ‘desejo doentio pela Renda’! 

 

Velha porque foi a mesma causa que derrubou o Primeiro Sistema, Perfeito de que se tem registro na Terra, a saber, ‘O Éden’!

 

Triste, porque sabemos que nenhum Sistema suportou o peso de Destruição que isso acarreta aos Sistemas Econômicos, quando submetidos por seus levianos atores, aos Tentáculos da especulação oculta no desejo desmedido do ‘quer mais e mais’! O Sistema Éden sucumbiu! E o Sistema Econômico Mundial Cambaleia como um ébrio, e já não consegue manter-se em equilíbrio! Caindo de quando em quando!

 

E, petrifiquem-se! Qualquer investigação aponta o ‘culpado’ das ‘Quedas da Economia do Mundo! É esse mesmo: O Sistema Financeiro! Mas alguém pode perguntar: como isso pode acontecer se O Sistema Financeiro é um Sistema sólido! E o do Éden não era Perfeito! Fato é que tanto o Sistema Perfeito de Outrora, quanto o de Hoje, tinha e têm um lado frágil! Faltou/falta um dispositivo contra a ‘obsessão do querer ir mais além da Conta ou do que foi Estipulado’! 

 

Diante dessa fragilidade a Economia americana,... essa então, não conseguiu mais e levantar do chão! Tão logo tenta se levantar,... outra Queda! Coincidência – sempre acontece de ‘tudo vir de América (do Norte)! Foi onde surgiu a ‘Economia Financeira’ que submete Toda a Economia aos auspícios das Finanças!

 

Interessante é que esse Mal tem sido um Contágio recorrente na História da Humanidade! No Episódio da América Central - ‘conquista’ que, em verdade é ‘uma vergonha’ para a Civilização Ocidental! -, ‘Cortés’ teria dito ao Líder Taíno: ‘só o ouro’ curaria nossa doença! Um ‘engodo’. Pois o viciado não se cura com dose maior! A verdade é o contrário: quanto mais consome, mais precisa de dose mais forte dessa ‘Droga’! 

 

Espanhóis e portugueses saquearam as Américas através de estratégias tão sórdidas quanto aos estratagemas hodiernos! Guerras gratuitas, pois sabiam que suas armas eram superiores a dos nativos,... deram-lhes as vitórias – que a História revelou serem vergonhosas! - e saquearam todo o ouro dos centro-americanos – e depois dos Incas. Quebraram aqueles Sistemas! Mas, a cura de sua ‘doença do ouro’, até Hoje...

     

No séc. XXI, ao invés dessa Doença retroceder, evoluiu! Por exemplo, detentores do Capital Financeiro se aprofundaram na desmedida Obsessão pela ’lucratividade’!

 

Resgatando o passado, com olhar no futuro, não pode ser diferente dos ‘conquistadores das Américas’! Não há Sistema perfeito que eles não quebrem! Incrível! Um fenômeno de ‘estagnação evolutiva’! Banqueiros do séc. XXI têm a mesma Doença de ‘Hernán Cortés’ no séc. XV! E por sua avidez por ‘Renda’ Derrubam qualquer Sistema Econômico e de qualquer nação! Nem que Esta seja os “EUA”!

 

Acometidos da ‘Velha Doença do ouro’, tal nos velhos filmes de ‘caça ao tesouro’, os protagonistas perdem todo o senso de valores, de perigo, enfim...! No caso dos banqueiros, eles não medem as consequências, na sua desvairada ‘vontade de poder’ pelo acúmulo de ‘mais dinheiro’, via Lucros astronômicos de seus Bancos’! JÁ PENSOU OS BANCÁRIOS em um desses anos, de Greves contumazes – cuja Causa real parecia difícil descobrir até a publicação deste Texto! - RESOLVEM ‘FAZER UMA GREVE VERDADE’?! Isso traria um Prejuízo a todos. E, cá entre nós, este ano (2013) é o Momento Oportuno! Espero que bancários não tenham ‘assimilado’ um dos sintomas dos banqueiros (perda de Percepção do Meio), e tenham percebido a ‘Oportunidade’ de Participar do Movimento Grevista neste ano, MESMO QUE, até então, A GREVE SEJA ‘DE BRNCADEIRINHA’. POR ENQUANTO!

 

(Lembrando que os índices de Inflação no Brasil também são falsos! Ou seja, não corresponde a real Desvalorização do poder de compra da Moeda! Logo, não podem servir de Parâmetro para Reajuste de Salário! Por isso a ‘oferta’ de reajuste salarial para empregados de um Setor que detém os Maiores Lucros no Mundo, pelo índice inflacionário, demonstra uma atitude que é, no mínimo, Desprovida de Coerência)!

 

A ‘oferta de reajuste salarial menor que o índice da Inflação significa uma velada declaração, vergonhosa de que patrões banqueiros têm mesmo é Desprezo pelo Patrimônio Humano! Ou, não atribuem VALOR DIGNO AO TRABALHO’! Nessa insanidade do Capitalismo no séc. XXI, SÓ O CAPITAL FINANCEIRO TEM VALOR! O FATOR ECONÔMICO ‘TRABALHO’ PARA ELES É LIXO DO LIXO (não reciclável)! Esse é um Fato Flagrante! Para O ‘Capital-Único’ – a este termo Marx não referiu – da Economia Financeira Única ou na Forma P’...P’, o Bancário é o que ‘em vida se chamou’! Ou, ‘já morreu’! Hoje bancários são portadores de doenças psicossomáticas causadas pela insegurança da ameaça à perda de emprego, estupros morais (assédios), sentimento de desprezo humano! Como se diz popularmente: ‘sentem-se um lixo’! E, pior, no caso dos ‘bancários mais antigos’, que no decorrer do tempo herdaram a psicose do ‘eldorado’, igual ‘velho garimpeiro’ que não abandona o ‘garimpo’ mesmo sabendo que o ‘eldorado’ faliu! Céus!

 

O Sintoma flagrante dessa Obsessão – ou ‘loucura, mesmo – é que desprezam até o que eles mesmos dizem ser seu ‘patrimônio principal’! Mas o que se constata é que perderam todo senso de valores – em nome do Lucro, óbvio! Neste ano eles pioraram: tiveram a ‘falta de pudor’ a ponto de ‘apresentar a PROPOSTA MAIS INDECENTE DAS ÚLTIMAS 3 DÉCADAS: PROPOR REAJUSTE SALARIAL ABAIXO DA INFLAÇÃO! Os Bancários levaram isso na esportiva! Ironia: ‘tadinho (dos banqueiros), tiveram enorme Prejuízo em 2012! Vamos levantar uma coleta para uma cesta básica, e distribuir para os Controladores do Itaú, do HSBC, Santander, Bradesco,...! Senão, morrerão de fome’.

 

O mais perturbador subproduto desse fenômeno, para o Futuro é que os Estados (Governos) que não são detentores do Capital Financeiro nos países Ocidentais, também ficam ‘contaminados’ pela mesma Doença dos banqueiros! Embora o ‘sintoma’ se mostre sutil.

 

Nota-se: Governos não precisam se ‘ajoelhar’ ao Setor Financeiro, mas se ‘rendem’, como num macabro encanto, aos seus Caprichos! O Tenebroso desse apego à Economia da Ciranda financeira camuflada do séc. XXI, é que isso leva à Falência o Próprio Setor do qual dependem! Mas não se apercebem desse ‘Laço’! E, Aterrem-se: quando eles mesmos ‘Quebram’, os governos ocidentais, enamorados do Financeiro, ainda ‘os salvam’! Quem não se lembra do famigerado PROER! Interessante que escrevi tanto sobre esse tal de PROER, que me exauri! E até hoje minha cachola ainda fica tonta quando me lembro daquela Vergonha nacional! Mais uma! Ora, que cérebro com mínimo de coerência coadunaria com absurdo do uso de dinheiro Público para ‘salvar’ banqueiro!? Por isso digo que ‘ESSE PROCESSO AINDA ESTÁ PENDENTE DE JULGAMENTO’, em Algum Tribunal! E, não falo de uma ‘justiça graciosa’ em que tudo ‘prescreve’; que aceita ‘fiança (dinheiro) de Criminosos’ e os solta para agirem livres Contra a Sociedade! MAS,... QUE QUE ISSO?!!!! Falo da Justiça em que a Causa ‘Matura’ à medida que o tempo passa!

 

Referir a esse fato como ‘vergonha nacional’ é uma questão de obrigação! Pois isso denuncia que Governos ocidentais não são nada ‘laico’! Inclusive em relação à religião do dinheiro! Pior, para um país é que no caso de ‘sangria’ de dinheiro da Economia para ‘salvar’ o Setor Financeiro, isso aumenta ainda mais o Rombo na Economia! Ou seja: além deles quebrarem o Sistema pelo qual deveriam ser, no mínimo, responsáveis; ainda Quebram a Economia! Por isso essa Choldra de banqueiros é a pior Mazela, ou melhor, o Maior Flagelo’ nas Economias desses países! Há Fortes Indícios – inferidos pela Mídia, por Jornalistas sérios,... – de que isso tem tudo a ver com o ‘Efeito Contribuição Campanhas eleitorais ou Compromissos de Campanha’ entre o Setor Financeiro e o Executivo! O que é um ‘Diagnóstico Tenebroso’, a despeito das Fortes Evidências!

 

Os ‘Especialistas’ americanos ‘não contaram com a astúcia' de banqueiros quando, em meados da década passada, ‘previram’ o céu para a Economia americana! A década passou, e a Economia do Tio San anda mais ébria, até mesmo – isso aparentemente! – que a Economia do Brasil! Mas, foi ‘banqueiros’ que Operaram essa Desventura nas Economias, e isso na maioria das vezes que houve a ‘Quebra (Crash)’!

 

No Brasil essa ‘avidez’ mórbida! Eu digo uma forma de ‘psicopatia’ de banqueiros brasileiros faz com que percam todo o senso de valores! Inclusive, pasmem, o ‘senso de Investimento’ do qual eles dizem viver! Nesses, a Obsessão pelo Lucro os tornou tão estúpidos – eu diria até ‘insanos’ -, se considerarmos a falta de senso de Perigo no Ramo que atuam, para um Sistema Econômico!  

 

O Capital Circulante em ‘mão única’ ou de ‘uma via só’ vai Contra um dos Maiores Postulantes da História acerca do Capital e suas Formas de Circulação/Valorização! Se Karl Marx voltasse a viver no século XXI, ele morreria em consequência do Insulto que os detentores dos Meios de Pagamento em Circulação infligem ao Capital! Pois essa Economia do ‘capital-dinheiro/dinheiro-capital’, na busca desenfreada pelo capital na forma D’... D’, e utilizada em exagero, revela ser uma espécie de mercantilismo maligno ou ‘forma distorcida de mercantilismo’! E, portanto, incomparavelmente muito mais ‘rústico’ que aquele do séc. XV! E tudo isso acontecendo em pleno séc. XXI. Realmente, temos que admitir resignadamente: CAPITALISTAS NÃO EVOLUÍRAM. AO CONTRÁRIO, REGREDIRAM! Ignoram Marx; e, assim não deixam A Economia Mundial se levantar! Nem bem se limpa de um Crash, já se configura o próximo!

 

Isso, sem dúvida, traz uma explicação por que ‘Especialistas’ erraram suas provisões na década de 1990 para a Economia Americana neste tempo presente! É que os visionários do Futuro Econômico ‘NÃO CONTARAM COM A ASTÚCIA DOS CAPITALISTAS QUE IGNORAM MARX AINDA HOJE’! E, ASSIM PERDERAM-SE DA LINHA EVOLUTIVA DO CAPITAL? Nada! Assim como fizeram uma previsão míope, até hoje em dia continuam, míopes, errando muito em Economia (O Capital)!  

Os visionários da Economia da América pareciam não saber que nenhum SISTEMA é imune à velha insanidade (Obstinação) pelo ‘ouro’! No caso, Dólares! Contra Essa, nem os mais Eficazes Sistemas Financeiros das nações evoluídas têm antídoto!  A velha Doença do Ouro mostra-se Intratável/Incurável!  

Ante à tão Perturbador Cenário futuro, gera ‘cisma’ de certos bancários que não entraram no Movimento Grevista em 2013! Ora, os índices inflacionários, todos sabemos é uma – apenas entre os grandes embustes – das grandes ‘farsas, veladas’ no Brasil! Sabe-se que só Bancários já acumulam mais de 50% de Perdas Salariais, em nome dessa farsa que é o Indice Inflacionário brasileiro! (E, falando de ‘informação’, todos sabem que o Poder Financeiro é a Coisa mais Apodrecida que existe debaixo desse Sol)! E, neste particular, Infelizmente não é só no Brasil! P/ex., os ‘réus’ confessos da mais recente Crise nos EUA, tendo o Finannceiro – Coincidência?! - como Protagonista, estão todos no mesmo Ramo; e, pasmem, empossados no Governo Obama! Ou seja, em termos de impunidade, não há nada comparado ao que ocorre nesse Ramo de Atividade! E aqui (in BR) também nunca tiveram brio moral, nem ‘sofrível’ sequer! Mas neste ano (2013) – acredito que inspirados nas licenciosidades das paradas gay’s, Abusaram dos Bancários com esse ‘despudor’ ou indecência – a la sodomitas - de fazer essa proposta Indecentre (reajuste abaixo da inflação)!

Portanto, resgatando as inferências do início sobre a questão da ‘moralidade’ do empregado que até o ano 2004 não participava de greves, o que fica caracterizado é que a Causa do Movimento Grevista dos Bancários ora se reveste de uma Soma de Valores Morais que supera os conceitos que isoladamente corroboravam princípios morais pessoais, a tal ponto que NÃO EXISTE ALTERNATIVA SENÃO OPTAR PELA CAUSA DO MOVIMENTO GREVISTA, ATUALMENTE NA CATEGORIA BANCÁRIA!

 

A GREVE DOS BANCÁRIOS NO BANCO DA AMAZÔNIA*

Considerei Oportuna a fala do Presi (da Associação dos Empregados do BANCO DA AMAZÔNIA-AEBA): “... a realidade seria muito diferente, se cada um de vocês que estão aí dentro [no prédio] agora, resolvessem fazer como nós que estamos aqui fora... http://www.youtube.com/watch?v=ueRqRTpZuPs. E de Representante da AEBA que atribui o título, nada honroso, de ‘bajuladores’...) http://www.youtube.com/watch?v=ZeZWuusGOqY. Chamou-me a atenção a “relação das palavras das frases”. Ambos dizem o mesmo, pois: o ‘bancário que está dentro, hoje; é o mesmo que estará fora do Banco amanhã (longo prazo)! E, ‘bajulador’ hoje dentro; amanhã, fora’! Ou seja, ambos os ditos, apontam para o mesmo futuro! Eu - que não me considero nada inteligente, mas sinto-me Feliz, quem diria, com meu Invejável Nível 'Fundamental' - Considero 'o fim' desses - e poderia até citar nomes - que 'davam a vida' pela Instituição; e, 'entrar na greve...! O que? Mas, nem ‘em pensamento! O futuro, demonstrado hoje em dia, tendo como referência décadas atrás, é que todos acabam ‘apagados’, tais ‘cão sarnento que se revolve nas cinzas pra viver’! Sinto profundo pesar (pena) desses fiéis às ‘gestões’ dessa Instituição!

E digo mais: se os que ficaram ‘dentro’ nas greves passadas – velho costume de muitos empregados dessa instituição, que desprezam a ‘Oportunidade’ da Greve - se tocassem/se apercebessem quanto ao Momento (Greve 2013) aproveitariam a oportunidade para ‘se redimir’! Pois, se desde 2004 – ano em que o ‘Bancário Moral’ decidiu Participar do Movimento Grevista nessa Organização - outros tivessem também se apercebido, e ‘ficado fora’ na Greve – conforme aludiu o Presidente daquela Associação de Bancários no vídeo postado no YOU Tube -, O BANCO DA AMAZÔNIA HOJE NÃO SERIA ‘SÓ’ UMA PROPAGANDA A MAIS NA TV!

Não por coincidência, essa Instituição, em verdade, 'VEM ANDANDO DE MARCHA RÉ’! DESDE AS DÉCADAS ANTERIORES; E PERSISTE AÇOITADA POR UMA CHOLDRA DE ‘GESTÕES DE MUNDOS ALGURES’!

Ignorar a oportunidade de Greve no Bando da Amazônia no ano 2013 significa ‘acelerar o movimento de marcha-ré’ que essa Instituição vem imprimindo ao longo deses últimos anos! Considerando essa ‘situação’, um empregado que não entra no Movimento neste ano, momento oportuno, ESTÁ PRATICANDO – e faz de conta, como ex-joão sem braço -, que não sabe o que está fazendo! Na sua boa, mas simples e ingênua intenção ESTÁ, EM VERDADE, ATENTADO CONTRA A INSTITUIÇÃO. O único motivo para ‘não grevar’, agora, é uma alienação extrema - Marx se ‘contorceria’, onde estivesse, sabendo disso! Ou seja: ‘... país das maravilhas'! Mas, donde vêm tais gestões? Alguém chegou a perguntar a um gestor (donde vieste)?! Tão estranha é a política nessa Instituição!

O septuagenário (mais de 70 anos!) e INCORRIGÍVEL BASA, tende a ‘piorar’ na velhece! A despeito do Nome pomposo (da Amazônia), não passa de uma Entidade 'sem sorte' ou ‘desprovida de Ventura’! (Até uma Consultoria do Exterior (Canadá), numa ‘encomenda’, sugeriu a ‘Extinção’ do Banco da Amazônia)! Mas, por que não atendeu ao ‘jogo de cartas marcadas’, o Resultado do Estudo, seguindo esse script, foi ‘Rejeitado’! Só Deus Sabe, o que descobriram nos ‘porões’ dessa Instituição, a ponto de ‘recomendarem a extinção sumária dela! Não seria isso estranho, que um Estudo Elaborado por Consultoria Imparcial (do Exterior) e, ‘de confiança’ - do contrário como teria sido Contratada para elaborar tal levantamento daquela Instituição?! E essa festa – que considero ‘Macabra’- persiste! Trocam-se cadeiras, mas não vem – a julgar pelo tempo (+de 70 anos)! – nunca a Administração Adequada à Desventurada Instituição! E, a Infelicidade Maior ainda: falta nobreza em grande parte dos que estão 'lá dentro'! Explico: dos que não entram na greve! Fico perplexo com a incapacidade de senso filosófico; e falta de 'cálculo primário (para resolver a ‘equação de primeiro grau, (-1+2+3 = 4))’, dos ‘desprezadores (excedente dos 30% de empregados obrigados a trabalhar, e que ‘PODEM GREVAR’; MAS NÃO O FAZEM)! Esses, que se apegam à visão míope, imediatista de que estariam 'livrando o seu ou a sua parte' – ou até, quem sabe, ainda resistentes à moralidade simplista – desprezam a Lei (de Greve), Desmoralizam a sua própria Categoria, os colegas grevistas, coadunam-se com as gestões duvidosas da Instituição... e, de quebra (troco), sem querer, ‘querendo’, acabam empunhando a ‘marreta Cruel de demolição daquela pobre – ainda que ostente uma ‘grande imagem’ - Instituição’! Pois no Fim ou ‘em Longo Prazo’ se darão conta de que contribuição fizeram parte! E não terão nem 'o seu' quinhão pessoal; nem a Região terá, de Fato, a Instituição que 'passa' na TV como o ‘Maior Fomentador do Desenvolvimento da Região Norte do Brasil! Refiro à miopia, incapacidade de cálculo simples, e até, que horror, ‘leviandade’ dos que ficam 'dentro', pois não conseguem olhar um pouquinho a história dos fiéis (que não ‘grevavam’, por nada!) no Banco da Amazônia! E fica a pergunta: Se desprezam a Lei (Direito de Greve), desprezam sua própria Categoria e as Entidades Representantes delas; coadunam- se a administradores de procedência duvidosa (de outro mundo); e, no Fim de Tudo Quebram a Própria Organização que dizem defender... Fica a pergunta: “QUE MORAL HÁ EM SE ABSTER DO MOVMENTO GREVISTA No BANCO DA AMAZONIA”?!  Pior é que também se pode inquirir acerca desses (que ‘PODEM GREVAR’; MAS NÃO O FAZEM): que ‘seres’ seriam? Bancários! Tenho dúvidas disso.

Pergunto: algo mudou nessa 'cadeia hereditária' maldita? Ao contrário, os ‘contribuintes’ desse ‘círculo vicioso’ pioraram! Pena é que quando esses (fiéis, mas ao Contrário da verdadeira Fidelidade a Valores) descobrirem isso será tarde demais! E – isso é triste só em considerar, que àquelas alturas, futuro, já terá outra ‘geração’ de bajuladores, cegos pelos mesmos princípios de simplicidade verificados nos bajuladores atuais (os que ficam ‘lá dentro’ das Agências, ainda que possam e Devam, no Caso – entrar na Greve)! Por causa disso, não há boa expectativa para Entidades como o Banco da Amazônia (ex-BASA)! Só um 'futuro sombrio'. Sinto náuseas em fazer este comentário; mas se não o fizer sentiria culpa pelo Crime – que considero hediondo – de tentar 'ludibriar' incautos, ocultando o que vejo – e que está evidente aos olhos de quem ‘já pode ver’! Mas isso, claro, olhando além do 'imediatismo ou da credulidade em vantagens pessoais imediatas'; ou, ‘olhar além da política das vísceras' que são os reais – ou que somente podem ser - os motivos dos fiéis, às avessas, a falsas gestões atualmente! Que os Céus nos protejam delas! 

*Trata-se de Instituição Financeira de Classificação Mista, com pretensão de ‘Desenvolver’ a Amazônia – que suponho tratar-se de ‘Amazônia brasileira’, apenas!