Quando uma mulher descobre que está grávida, pensa em um monte de coisas, inclusive (e muito especialmente) nas roupas que vai precisar comprar quando a barriga ficar maior, certo? Se vai ter um baile, um casamento, se não vai ter nada, se vai fazer hidroginástica, roupas para o trabalho... enfim: roupas para quando ela está acordada. Mas e pra hora de dormir?

Deve ser uma das áreas mais esquecidas da moda gestante: os pijamas. Não só pijamas como as camisolas também. Ok, os que você tem hoje são folgadinhos e confortáveis, mas veja bem: são feitos para seu corpitcho de não-grávida. Logo logo os elásticos vão começar a apertar, marcar sua pele e essa marca vai ficarndo cada vez mais funda e demorar cada vez mais tempo para sumir. As coxas das calças vão ficar mais “recheadas” (por assim dizer) e podem ficar um pouco justas demais quando você precisar flexionar suas pernas, ou se agachar. É... tudo muda, querida.

Pijamas novos! Adoro!

Pijama GestantePijamas devem ser as roupas mais gostosas de se comprar, de verdade! Não existe aquele “compromisso social” sobre o visual dele, se é bonitinho, se é brega, se tem estampa de menininha... nada disso. Você o veste e ele parece um abraço da avó de tão gostoso! Algodão bem macio, fofinho, com aquele cheirinho de roupa nova e que vai passar a ter perfuminho de amaciante, daquele seu favorito. Ai, que gostoso!

Vamos voltar à sua gestação e aos pijamas. Com o aumento da barriga, você vai começar a ter dificuldade para encontrar uma posição confortável. Quando a barriga fica muito grande (ou por estar no final da gestação ou por ter mais de um bebê ali dentro), o peso dela pressiona os órgãos internos, inclusive os pulmões – deitada, então, essa pressão aumenta muito! E aí vai começar um mexe-remexe até achar uma posição que fique bem pra todo mundo. E pra tanta “mexeção”, é melhor que você esteja com um pijama, ou camisola, bem folgadinho e confortável – nem tanto ppara facilitar a movimentação mas, principalmente, para que essa roupa não seja um incômodo a mais.

O material influencia?

Muito. Apesar dos pijamas e camisolas de seda serem lindos e terem estampas incríveis, eles não são nada elásticos. Quando estamos com nosso peso corporal controladinho, podemos nos virar na cama dando pequenos “pulinhos” para agilizar o movimento, certo? Grávida não. Mesmo que você consiga, você vai PREFERIR não ficar dando esses pulinhos, para não estressar o bebê – e também para não correr o risco de estirar a pele que já está beeeem esticada, não é? “Vai que aumenta as estrias? Eu hein”...

Pijama

O fato é que quando você virar de um lado pro outro usando roupas de seda/cetim, vai tensionar o tecido que está debaixo do seu corpo e isso pode acabar limitando sua movimentação, forçando você a dar esse “pulinhos” para conseguir acabar de se acomodar. Afinal, seda e cetim não esticam. É aí que aparece a vantagem do algodão: ele tem uma capacidade elástica boa e não vai impedir seus movimentos.

Outro ponto bom de discussão é o conforto térmico. Seda e cetim são friozinhos no verão, não é? Pois é. No inverno também. Como é que se veste uma roupa que vai de fria a gelada em menos de 10 segundos quando desencosta da nossa pele?? Ai, que horror... No verão é até bom, mas no inverno... Então temos aí o conforto térmico, o qual dá pontos para o algodão. A menos que você more do Equador para cima, aí o friozinho da seda vai ficar mais atraente, mesmo! Hehehehe!

Poreeeeeém... a seda não deixa a pele respirar direito. Sabe o que isso significa no calor? Pele suada e roupa colada igual plástico molhado. Credo. Aí é que vai esquentar de vez! Os tecidos de algodão são fornecidos com densidades diferentes – mais grossinhos ou mais finos -, e isso possibilita que a moda gestante produza pijamas e camisolas deste tecido que sejam adequadas para as diferentes temperaturas ao longo do ano.

E os acabamentos?

Aí vai do gosto da gestante. Existem as que gostem de uma rendinha, um babadinho, um lacinho e existem as que não querem nada disso: só a costura já tá bom. Só é importante a mulher que curte um detalhezinho ficar atenta às reações da sua pele nessa fase, pois esses detalhes de acabamento podem passar a irritar, mesmo que antes elas não tivessem esse tipo de problema. A pele fica muito mais sensível durante a gestação e pode surpreender com reações que antes não aconteciam. Mas se estiver tudo bem, manda pregar o lacinho!

Gravidinha, na hora do descanso você merece o maior conforto do mundo. Escolha seus novos pijamas e camisolas com um carinho todo especial, ok?

Uaaahhhh... boa noite...