A Grande promessa de um avivamento

Pois derramarei água na terra sedenta,

e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole

e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 44.3

Atualmente a Igreja protestante no Brasil vive um período de lotação de templos e a cadadia mais pessoas acrescentam números estatísticos de “evangélicos”, porém será que toda essa enorme quantidade de pessoas no hall de membros das denominações é um reflexo do fervor e amor espiritual por Jesus Cristo? Ouso-me a dizer que não, pois estamos secos e infrutíferos. Como terra árida tem sido o coração da Igreja brasileira, pois está abarrotada de investidores financeiros que visam a baixíssimos preços alcançarem a prosperidade financeira, cura de suas mazelas, bem estar social e meramente frequentam a cultos pelo fato de sentir se em paz com pregações que não passam de massagens egocêntricas. Há também a perniciosa teologia liberal com suas ramificações espalhadas por todo território nacional, relativizando a  Mensagem do Evangelho, proporcionando brechas para que os supostos “cristãos” embarquem deliberadamente em seus prazeres carnais satisfazendo sua própria vontade não levando em consideração a absoluta verdade divina, o Evangelho, preocupando-se demasiadamente com uma ideologia social embasada em princípios políticos e não espirituais. Essa é a situação da Igreja, sequidão espiritual e desleixo cristão.

A terra seca aqui mencionada no versículo do Profeta Isaías é a Igreja de Jesus Cristo, mas há uma promessa grandiosa de Renovação espiritual para os nossos dias. Existe uma promessa de renovação, avivamento e restauração da amada Dele. Temos que tomar atitudes imprescindíveis em face de tão grande promessa do Senhor, que serão como válvulas abertas para que as torrentes do Espirito Santo se derramem, de maneira jamais vista sobre os servos de Deus. Quero apresentar três atitudes necessárias a serem tomadas pela Igreja brasileira:

- A primeira atitude a ser tomada é de arrependimento. A idolatria evangélica é pertinente em nossos dias e quando analisamos a bíblia vemos que,por inúmeras vezes o povo de Israel se curvou diante de falsos deuses, feitos por mãos humanas, a idolatria é um dos pecados mais repugnantes contra o Senhor Dt 5.6-8.  É importante ressaltar que tudo aquilo que toma o lugar de Deus é um ídolo, seja uma estatua, uma ideologia, uma pessoa ou até mesmo o ministério. Nada pode tomar o lugar de Deus em nossas vidas, Ele não divide Sua glória com ninguém Is 42.8. O sincretismo religioso é outro ato desastroso dentro da Igreja, cultos místicos com pajelanças, amuletos, hipnose são exemplos da mistura religiosa no meio cristão, que harmonia existem entre Cristo e belial 2 Co 6. 15 a? Nenhuma! Outro grave problema é o da hipocrisia e falta de amor por parte a Igreja, pois assim como os fariseus valorizavam os costumes e tradições tampouco amavam o próximo, certa feita eles revoltaram-se contra Jesus pelo simples fato de ter curado um homem no sábadoJo 5.16. Quando nós nos esvaziamos de amor automaticamente nos mascaramos de uma forma hipócrita, com sistemas humanos, tradições opressoras Mt 7.1 e inevitável esfriamento espiritual.

- A segunda atitude a ser tomada pela Igreja é de santidade 1 Pe 1.16. Ser santo é estar separado, primeiramente para Deus 1 Pe 2.9, Ele mesmo nos separou para Ele, seu imenso amor e compaixão é explicito. Logo depois somos separados do mundo Jo 15.19b, estamos no mundo mais não somos dele e nem ficaremos para sempre nele, sua ideologia satânica, sua forma de viver revoltosamente não deve ser imitado pela Igreja. E finalmente somos separados do pecado Rm 6.22, não devemos praticar as concupiscências da nossa carne, sejam prazerosos ou até mesmo sensacionais, lembremo-nos que existe um padrão bíblico para que aproveitemos todos os prazeres de maneira santa e segundo a vontade de Deus, dentro de um casamento, ou não usar substancias que destroem nossa mente e corpo, que não inflija o próximo preservando a vida humana, deixando todo o juízo para Deus. A santificação deve ser buscada diariamente por nós, pois sem a qual ninguém verá o Senhor Hb 12.14.

- A terceira atitude é de exercer a unidade na Igreja.  Um reino dividido não subsiste, essas são as palavras de Jesus em Mc 3.25, é essencial que nós tenhamos unidade na obra de Deus, pois o Diabo era um insurgente que dividiu os céus arrastando consigo um terço do anjos numa grande rebelião contra o Senhor. Poderão duas pessoas andarem juntas se não estiverem de acordo ? Isso é valido para obra de Deus, é necessário viver em unidade com os irmãos. Ao lermos Atos 2.42- 47, vemos claramente a forma em que a Igreja primitiva vivia, primeiro dedicavam-se a doutrina dos apóstolos, aprender juntos numa mesma visão o evangelho puro, simples e singelo, depois estavam juntos,  na comunhão, isso significa estar junto com seu irmão, requer renuncia, pois ao estar com ele nos propondo a ajudar pode gerar custos sejam financeiro ou de oração e aconselhamento, juntos na oração, sem oração não há poder, sem poder não há conversão, muita oração muito poder, pouca oração nenhum poder. No versículo 47 vemos que diariamente iam sendo acrescentados convertidos, tudo tão naturalmente, porém com zelo e esforço em manter na visão de Deus para a igreja. A unidade gera unção Sl 133. Unção é isso que precisamos, pregar a Palavra pelo poder do Espirito Santo atos 1.8.

Em face de tudo o que foi falado nessa pregação, arrependamo-nos, busquemos a Santificação e Unidade no Espirito Santo, pois a renovação Espiritual acontecerá para aqueles que tomarem tais atitudes será como chuva em terra seca, agua sobre o solo! Em nome de Jesus Cristo esta é a mensagem de Deus para nossa vida!! Creiam!! Oremos...

Rennan Rios de Oliveira