Jesus é o Alfa e o ômega, o princípio e o fim de todas as coisas. Uma afirmação que só aquele que já recebeu de sua graça pode fazer, só quem já foi abençoado pode declarar isso. Quem faz esta assertiva é generoso, por isso oferta com alegria e é fiel em suas ações. Sua gratidão vai além daquilo que o homem natural pode entender, ele vive o reino de Deus entendendo que esta também é uma parte importante na vida daquele que ama o Senhor.

“...a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade” - 2 Coríntios 8:2. Enquanto muitos não veem muita importância em suas ofertas, o apóstolo neste capitulo faz questão de estimular a Igreja de Coríntios a contribuir, por isso mostra a fidelidade dos irmãos da Macedônia que se unem, concordam e se enchendo de bondade e humanidade contribuem num ato de fidelidade e agradecimento. 

A vida generosa desses irmãos, atrelada a sua alegria de ofertar, com seu ato de fé faz com que os macedônios mesmo em meio a tantas aflições não deixem de ser sublimes e nobres em suas ações, por isso com alegria, e reconhecendo toda a graça que Deus já os concedera, eles sobejam em compaixão. O desapego das coisas deste mundo é tanto que Paulo reconhece a sua grandeza. 

As igrejas da Macedônia que conhecemos pelo nome são: Filipos, Tessalonissensses e Beréia. Os Filipenses são elogiados por sua generosidade em Fp 4.15 – “E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente”.

Os elogios de Paulo ali não se dão por causa da grande soma de dinheiro, mas por transbordarem em generosidade, é este espírito de generosidade que Paulo queria persistir com os irmãos da Igreja de Coríntios, o Apóstolo gostaria que a atitude dos irmãos da Igreja da Macedônia fosse imitada - Acerca da alegria dos macedônios em meio às aflições, leia: l Ts 1.6; 5.16; e acerca da alegria de Paulo: 2Co 7.4.

Vivendo o Reino de Deus, este é o convite que a recebemos neste ano, ou seja, nós fomos convidados a estarmos numa dimensão mais profunda de relacionamento com o Pai, mas para isso precisamos entender que a generosidade é um dos pontos principais para agradarmos a Deus.
............
Seu Servo
Prof. William Paixão