A Globalização Cultural, o seu Impacto nas Culturas Moçambicanas: Caso da Cidade de Quelimane - bairro Sangariveira (2014-2017)

Resumo

A presente artigo delineou-se abordar aspectos referentes ao tema: “A Globalização Cultural, o seu Impacto nas Culturas Moçambicanas: Caso da Cidade de Quelimane - bairro Sangariveira (2014-2017)”. Como forma de se alcançar os objectivos da pesquisa na qual se pretende compreender o impacto da globalização na cultural dos munícipes da cidade de Quelimane em particular osmoradores do bairro Sangariveira, privilegiou-se o método qualitativo como o método de abordagem e o bibliográfico que foi apoiado pela entrevista e questionário como a técnica de colecta de dados. Com esta pesquisa foi possível constatarque há mudanças comportamentais naquilo que caracteriza os moradores daquela urbe a nível cultural. Tendo em conta estas mudanças serem causadas pelo fenómeno mundial a globalização. Facto este que faz com que os jovens e moradores daquele bairro deixam de se identificar com a sua própria cultura, passando ou carregando os modos de ser, vestir, falar e se comportar dos outros cantos do mundo, fazendo com que haja uma fraca participação dos jovens naquilo que são as tradições locais (Ritos de Iniciação) e promoção da cultura nativa.

Palavras-chave: Globalização, Cultura, Impactos, Munícipes.

 

Introdução

O presente artigo tem como tema, A Globalização Cultural,o seu Impacto nas Culturas Moçambicanas: Caso da Cidade de Quelimane - bairro Sangariveira entre os períodos de 2014 a 2017. Do qual o seu desenvolvimento foi mediante a um estudo de caso realizado no bairro acima referenciado.

A globalização cultural, é o meio no qual se desenvolvem intercâmbio das várias culturas, dos vários países devido o movimento de pessoas de uns países para outros e desenvolvimento das novas tecnologias de informação e transportes que fazem com que as distancias deixem de existir, e o contacto entre os povos passou a ser cada vez maior. Fenómeno associado a sociedade ocidental e liderado pelos Estados Unidos de América. Facto que a realidade das nossas culturas que nasceram da passagem dos hábitos e costumes deixados pelos nossos antepassados com outros povos no intercâmbio cultural até as sociedades contemporâneas assim como avulta (RIBEIRO, 2003).

O dados para artigo foi possivel através de pesquisa de campo efectuada na Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, no bairro de Sangariveira e ainda na casa de cultura. A pesquisa se enquadra no contexto da História cultural, pois, com este tema, procuramos abordar questões da globalização cultural que envolvem as sociedades contemporâneas. Assim sendo, temos como objectivo analisar a globalização cultural, o impacto que pode trazer na cultura dos munícipes da cidade de Quelimane.