Novos tempos demandam novas estratégias e linhas de trabalho da área de RH. 

Empresários e profissionais de RH não podem deixar de levar em consideração o novo cenário mundial para implementar em suas empresas políticas de recursos humanos consistentes com a busca de resultados sustentáveis ao longo do tempo.

As mudanças e transformações provocadas no mundo desencadearam nas empresas níveis de exigências e de competição jamais registrados em outras épocas.

Clientes e consumidores em geral, de qualquer segmento de mercado, passaram a ser menos fiel ás marcas e mais exigentes em relação á qualidade, aos menores preços e ao atendimento diferenciado.

As empresas precisam perseguir de forma incessante a excelência na qualidade de seus produtos e serviços, reduções permanentes de seus custos para ter preços competitivos frente aos concorrentes e atendimento encantador ao cliente. As três questões acima destacadas indiscutivelmente nortearão o sucesso ou fracasso das organizações atuais em qualquer lugar do mundo.

È importante enfatizar que o padrão destacado de qualidade, menores preços de produtos e serviços e excelente atendimento ao cliente, para serem alcançados, dependem fundamentalmente de atitudes e ações comportamentais envolvendo todos os níveis de pessoas que atuam nas organizações.

Neste novo ambiente empresarial, a área de recursos humanos é órgão fundamental nas empresas para formatar e desenvolver programas estratégicos consistentes para conscientizar, preparar, motivar, estimular e comprometer todas as pessoas da organização na busca permanente de resultados desafiadores.

Podemos assegurar que as pessoas melhor preparadas e inseridas neste novo contexto é que estão fazendo a grande diferença entre as empresas na atualidade.

Existem várias ferramentas que, sendo bem utilizadas e aplicadas adequadamente, despertam o interesse nas pessoas, elevam o moral do grupo, melhoram o clima organizacional e tornam o ambiente de trabalho mais adequado para implementar as melhorias hoje fundamentais para a sobrevivência das empresas e das pessoas que nelas trabalham.

Entre as inúmeras ações possíveis de serem implementadas, destacamos aquelas que não podem ser descuidadas pelas empresas.  

 - elaborar e implementar programas de treinamento comportamental bem arquitetados para atingir todos os níveis de cargos da organização.

- enfatizar e trabalhar intensamente na preparação e na formação de verdadeiras equipes de trabalho.

- simplificar, agilizar e tornar os sistemas de comunicação e de informações internas mais acessíveis e transparentes a todos os níveis da empresa.

- estabelecer metas ou objetivos anuais desafiadores para a empresa em geral, visando alcançar resultados cada vez mais sustentáveis.

- criar programas de participação em resultados (PPR) sustentáveis para estimular e tornar as pessoas mais comprometidas, com o objetivo de sempre atingir metas mais competitivas.

- direcionar os investimentos na educação, saúde, alimentação, higiene, segurança e medicina do trabalho, levando em consideração os benefícios oferecidos aos usuários e o retorno esperado pela empresa.

- arquitetar, implantar e coordenar programas de gestão, da qualidade integrando todas as áreas da empresa.

- rever a estrutura organizacional, adequando os níveis hierárquicos para simplificar e agilizar os processos decisórios.

- estimular e criar condições favoráveis para que as pessoas possam repensar, rever, simplificar, melhorar e adequar os processos de trabalho existentes em todas áreas da empresa.

- elaborar e implementar programas consistentes e objetivos para avaliar o nível do desempenho de seus colaboradores e adotar as medidas corretivas cabíveis.

- manter planos de cargos e salários adequados, visando o equilíbrio interno na remuneração dos cargos e a compatibilidade com o mercado externo.

- desenvolver mecanismos para implementar remunerações variáveis condicionadas ás metas factíveis e previamente estabelecidas.

- projetos sociais diversos, relações com a comunidade e cuidados com o meio ambiente são questões que também precisam estar incorporados na boa gestão de recursos humanos das empresas nesta nova realidade mundial.

È importante ressaltar que há várias oportunidades de ganhos reais para estimular as empresas e investirem em determinados benefícios oferecidos aos seus trabalhadores.

Finalizando, é preciso alertar os dirigentes empresariais e os profissionais da área para que tenham foco em suas ações relacionadas com a Gestão de Recursos Humanos.

Programas que não são bem focados poderão demandar investimentos elevados e não atender ás expectativas da empresa e nem as de seus colaboradores.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas

Autora do livro: Tendências Globais em Gestão Treinamento e Desenvolvimento – ano 2020