RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo utilizar-se da interdisciplinaridade recomendada tanto pela Gerontologia quanto pela Medicina Tradicional Chinesa-MTC com seus diversos recursos de atendimento à saúde em especial a acupuntura com suas variadas técnicas no uso das agulhas e de atividades físicas, dentre outras, na arte de cuidar do idoso. Defende-se aqui a indicação de modalidades multidisciplinares como forma eficaz de atendimento à pessoa com idade avançada. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se o método de revisão de literatura atentando para a multidisciplinaridade inerente tanto à Gerontologia quanto à acupuntura e ainda levando em conta seus aspectos culturais, históricos e filosóficos. Observou-se que a acupuntura tem apresentado excelentes resultados nos casos de atendimento de doenças crônicas degenerativas muito comuns em pessoas da terceira idade. Quanto à acupuntura, necessário se faz a manutenção da base filosófica e científica dos orientais, exercendo-a de forma mais abrangente e complementar, garantindo a sua qualidade. Recomenda-se, ainda, sua ampliação aos demais serviços de saúde especialmente nas ações multidisciplinares como opção eficaz, natural e de baixo custo. A acupuntura trabalha para proporcionar o devido equilíbrio entre o yin e o yang (Tao) que é a expansão do universo, é a própria manifestação da vida em nós, resultado da interação destas duas forças antagônicas e ao mesmo tempo complementares. A acupuntura não foca no tratamento específico da doença, e sim no doente, equilibrando-o energeticamente para promoção da autocura. As variadas concepções sobre o processo de envelhecimento e da velhice são suficientes para justificar o fato de que o estado de saúde transcende os limiares biológicos, sendo muito além do controle das doenças, uma vez que o foco principal é a melhora constante e progressiva da qualidade de vida e a cura do doente, levando-se em conta a complexa inter-relação entre os aspectos físicos, funcionais e psicológicos da saúde e da doença, além das condições socioeconômicas e fatores ambientais do idoso. Para isso, nos cuidados dispensados aos idosos, é necessário o emprego de uma equipe interdisciplinar para que haja uma minuciosa avaliação multidimensional da pessoa idosa.

Palavras-chave: gerontologia, acupuntura; atividade física.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho traçou-se como objeto analisar a gerontologia e a possibilidade de associá-la à atividade física e à medicina tradicional chinesa-MTC e por analogia a acupuntura com vistas a enfrentar os desafios do bem atender o idoso. Para isso, considerou-se a gerontologia e a MTC desde as práticas recorrentes em suas origens bem como suas expansões para outros continentes até sua chegada ao Brasil.

Para consecução do objetivo proposto neste trabalho, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica de textos, artigos e livros que tratam da gerontologia bem como da acupuntura e da atividade física com a finalidade de construir seus princípios teóricos.

O presente artigo está estruturado em três partes, sendo que na primeira parte “A Gerontologia e a Acupuntura na Qualidade de Vida do Idoso” procurou-se analisar a gerontologia quanto a sua história e aspectos relevantes no processo de envelhecimento. Gerontologia trata-se da disciplina responsável pelos estudos e consequentemente pelos conhecimentos sobre os mais velhos e ao ser acrescido ao vocábulo gerontologia o adjetivo social, logo se observa necessariamente a existência de várias formas e enfoques de se tratar, conhecer e estudar os idosos, sendo assim, a gerontologia social é uma especialidade que trata, sobretudo, dos aspectos sociais dos mais velhos.

Na segunda parte deste trabalho “Aspectos Históricos e Filosóficos da Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura” foi considerada a possibilidade de utilização da MTC com suas técnicas, dentre as quais a atividade física e a acupuntura no atendimento ao idoso.  A acupuntura, que é parte da medicina tradicional chinesa, é uma técnica praticada desde a antiguidade. Em seu sentido maior, acupuntura significa a arte da cura por meio da inserção, no paciente, de agulhas específicas com objetivo de promover a saúde do doente.  Portanto, a acupuntura não trata necessariamente da doença, e sim a pessoa ou indivíduo, equilibrando energeticamente o seu corpo para promoção da autocura.

A terceira parte, “A Gerontologia e a Aplicabilidade da Medicina Tradicional Chinesa e a Atividade Física Regular no Cuidado com o Idoso”, foi observada a possibilidade de assegurar ao idoso, os direitos fundamentais próprios de todos os seres humanos de forma a propiciar à pessoa idosa, oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. (BRASIL, 2003, p 1). Nessa proposta, o idoso deve ser considerado segundo a sua natureza, física, psíquica ou emocional; moral/ética, social ou histórica e transcendente ou cósmica (Beresford, 1999; Góis, 2005). [...]