Nós professores _exceto aqueles que estão professores ,mas não são professores, aqueles que só encaram a profissão por falta de opção ,de oportunidades, aqueles que pegam atestado de doença para não trabalharem, aqueles que embromam boa parte das aulas com conversas que nada tem a ver com o conteúdo, aqueles que mais se ausentam que comparecem nas unidades escolares, aqueles que fabricam notas apenas para satisfação do sistema ,aqueles que não se preocupam com o aprendizado de seus alunos_-- que encaramos a profissão como sacerdócio ,que não temos como desvincular nossas vidas de nossa profissão , para quem o educar é tão importante quanto o alimento.

   A gente não quer salários dispendiosos, a gente só não consegue entender porque ele se distancia tanto em valor do salário de um médico , de um vereador, de um deputado .Tudo bem que um médico salva vidas, mas nós salvamos as pessoas da ignorância, do analfabetismo!!!Um vereador ,um deputado elabora projetos que atendem as necessidades de seus munícipios, estados  e fiscalizam o poder executivo, mas nós elaboramos anonimamente ,diariamente projetos de como melhorar o aprendizado ,a vida como um todo dos nossos educandos, nós fiscalizamos como ninguém as atitudes dos órgãos públicos ,porque além de nos inteirarmos das mesmas ,influenciamos os outros a fiscalizarem ,reivindicarem seus direitos!!!A gente só quer ter condições de ter uma boa moradia, um bom meio de transporte ,um bom plano de saúde, investir na educação de nossos filhos, fazer uma viagem por ano, pelo menos, para nos enriquecermos culturalmente, uma atividade de lazer prazerosa  . Seria muito???

    A gente não quer que se faça continência a nós, nos chame de senhor , senhora ,apenas que nos respeitem como cidadãos e nos protejam de alguma maneira de violência verbal, física por parte de adolescentes mimados, revoltados, sem limites.

    A gente não que   ambientes luxuosos, espaçosos, arejados ,  bem iluminados para ministrar nossas aulas, queremos apenas carteiras suficientes e confortáveis para nossos alunos, espaço para abrigarmos sem tumulto os mais de trinta alunos que nos são confiados. É muita exigência???

   A gente não quer sala com equipamentos de multimídia e internet banda larga, a gente só quer um computador disponível para que possamos utilizar para pesquisas  , preenchimento de diários, preparação de planos e provas nos momentos vagos que estivermos na unidade. A gente quer acesso a internet da escola não é para acessar redes sociais, sites de relacionamentos e fofocas, a gente quer apenas sentir que nos é confiado o direito de usá-la para o aprimoramento de nosso trabalho, pesquisa de conteúdo etc.. A gente só quer que nossos alunos estejam inteirados do mundo virtual e se habilitem a lidar de forma eficiente e responsável com essas ferramentas tão úteis nos dias hodiernos.

    A gente não quer  material  didático, pedagógico de alto valor ,ilustrativo, jogos educativos ,a gente só não aguenta mais gastar dinheiro do nosso baixo salário para aquisição de xerox, de material para enriquecimento das aulas e apoio ao livro didático.  Imagina !!!O único funcionário público que paga  para trabalhar, ou seja, que tem que adquirir as ferramentas de trabalho. Já  se viu??

  Imagina um médico ter que comprar as gases, as tesouras, os estetoscópios , medicamentos que irão ser usados no  hospital em que presta serviço?

Imagina o policial tendo que comprar as armas ,as viaturas que usam em seus trabalhos??

Por que só o professor tem que fazer isso?? É justo??

  A gente não é preguiçoso não, só queremos ter tempo para contar história para nossos filhos, passear com nosso cachorro, praticar uma atividade física, jogar futebol com nosso filho, visitar os nossos pais regularmente, cuidar das tarefas domésticas, ler um livro, cuidar da nossa aparência, participar das atividades, rituais de nossa religião ,fazer um passeio, participar de uma atividade de lazer.. É muita regalia?? Todo profissional sai do trabalho e se desvincula dele, nós não ,saímos e ele nos acompanha: centenas de provas para correção, elaboração ,planos e mais planos, tanta planilha, para se preencher. Chega de tanta burocracia, tanto papel desnecessário!!Simplifiquem nossa vida pelo amor de Deus. Todos os dias é um serviço a mais ,um curso a mais...E o peso vai ficando grande e consumindo nosso tempo, nossa energia, a nossa vitalidade. Queremos vida pós escola!!Deixe-nos respirar!!! Quando acordamos estamos no fundo do poço, tomando de dois a três medicamentos para controlar a ansiedade, o pânico, a insônia... Alguma coisa está errada: os consultórios psiquiátricos estão repletos de professores, os afastamentos do trabalho em decorrência  de algum transtorno psicossomático   aumenta cada dia mais ente nós... seria um sinal, um grito?? Não aguentamos mais tanto peso ,tanta pressão ,tanto trabalho, tão pouco reconhecimento e retorno financeiro!!

   A gente não é inimigo da política, somos conscientes do quanto ela é importante, só não concordamos com a forma que ela tem sido feita ultimamente. Não toleramos mais essa invasão ,  essa vinculação da educação com a política, queremos ter direito de apoiar o partido x, y ou nenhum, independente de esteja em vigência em nosso munícipio ,estado...Chega de retaliação, perseguição por nossa posição contrária!!!

  A gente não quer facilidade , privilégios ,só queremos ter o direito de escolhermos a unidade escolar que nos ofereça maior comodidade ,proximidade de nossa casa, queremos ter o direito de escolhermos quais disciplinas ,turmas com as quais identificamos melhor (claro se tiver vagas nessas unidades e turmas). Não somos massas de manobra, se insistir, quebramos. Não somos gado marcado, que tem dono e que se toca para onde quiser, se tentar ,  empacamos. Odiamos manipulação e intimidação. Não temos medo do sistema, das ameaças, temos medo de continuar do jeito que está.

  A gente não quer férias prolongadas, temporada ociosos, mas se reivindicarmos uma licença é porque há uma urgência , seja para aprimoramento, prêmio, interesse particular, acompanhamento de familiares, questão de doença...É direito nosso!!!Chega de ter que encarar aquele médico na perícia para licença que constrange, e fica meio que não acreditando na necessidade de afastamento, com perguntas humilhantes. Um professor do município em que trabalho me confidenciou que preferiria trabalhar doente a encarar o médico que faz a perícia!!Que absurdo!! ...Não é ele que está sofrendo???Dá “licença”, senhores governantes!!!

   A gente não quer nada além do que é nosso direito ,queremos apenas sermos remunerados de acordo com nossa titularidade. Chega de esperar anos por um acesso de cargo, por uma gratificação .Dê-nos acesso antes que tenhamos um ’’acesso’’ de fúria!!

  Não queremos aposentar jovens, só não estamos acreditando nessas supostas mudanças na previdência .É impossível que um professor tenha capacidade física e emocional para trabalhar depois de uns trinta  anos de carreira. Se persistirem nessas loucuras  ,futuramente os professores trabalharão apoiados em uma bengala e de vez em quando ,certamente arremessaremos uma bengalada na cabeça dos alunos, porque estaremos bem mais impacientes, chegaremos na sala e sentaremos e esqueceremos de dar aula, porque já estaremos naquela idade que se é normal ter lapsos de memória, daremos sempre nota dez porque já não enxergaremos com perfeição letras e números...Que ironia!!!

    A gente   não quer abrir mão de aluno, ou desacreditar da capacidade de alguns de ter um aprendizado satisfatório , não  é indisposição de investir tempo, energia para que o aluno aprenda ,a gente só quer que entendam que não fazemos milagres e que há casos que não dependem apenas de nosso esforço ,nosso empenho.. Há casos bem mais sérios e que requer ajuda de outros profissionais, de outras ferramentas, outros conhecimentos ,outro preparo  ...

    A gente não quer ser vingativo, ou querer que um aluno fique mais de um ano no mesmo nível escolar , a gente só não quer fabricar notas, mentir e mostrar valores e números para aparentar uma educação perfeita ,um país livre do analfabetismo que não existe..

   A gente não quer elogios todos os dias ,tapinhas nas costas, a gente só quer ouvir uma vez ao ano ,ou a dez anos ,pelo menos, do nosso gestor: ”Seu projeto foi interessante e contribuiu para o enriquecimento dos alunos”.

   A gente não quer um gestor perfeito , apenas queremos o direito de escolhê-lo ,e não termos que engolir um gestor indicado ,não pela competência, e sim ,por vínculos políticos.  A gente não quer uma equipe gestora amiga, que goste da gente, apenas que respeite nossa opinião ,nossos direito de questionar, que não nos nivele  abaixo de si, que não aponte os nossos erros em público, que não esqueça de quando foi professor ,que nos defenda diante de pais ,que reconheça nosso valor.

  Não queremos pais que nos achem brilhantes ou importantes na educação dos filhos, mas sim ,que não queiram determinar qual  forma iremos exercer nossa profissão .Queremos pais  que nos auxilie pelo menos incentivando os filhos a nos respeitarem e não  incitando a ira deles contra nós. Queremos pais que entendam que somos humanos e que não temos condições emocionais de dispensar ao filho o mesmo tratamento dispensado por eles . Até porque não temos o mesmo sentimento e nem condições porque lidamos com mais de vinte pessoas e paciência e tolerância tem limite .

      A gente só quer ser gente, agente de transformação de todas as gentes ..Oxente!!!