A Futuristica do Imprevisível
Odaci Lima

Sobre um elenco de informações que tanto preocupam o povo, como aquecimento global, tsunami gigante e aproximação do fim do mundo, é bom lembrar que prenúncios como estes não são precisamente exatos. O fim do mundo, por exemplo, já foi anunciado várias vezes, e para este ano, mais uma. As profecias de Nostradamus, por exemplo, nunca foram proféticas. E se algumas vezes aconteceu algo parecido com o que ele previu, foi mera coincidência.
Mesmo quando as premissas têm algum fundamento científico, não se deve dar crédito absoluto, porquanto à luz da Cosmologia o nosso futuro não pode ser exatamente previsível, tendo em vista que:
1 – A nossa ciência foi criada na Terra com o propósito de conhecer os fenômenos da Terra, ou que lhe dizem respeito.
2 – A cada fração de segundo o nosso Planeta, acompanhando o Sol, passa por uma parte do Universo por onde nunca passou. Assim, ninguém pode saber, com precisão, como estará o tempo nos próximos minutos. Advém, daí, o caráter excludente da futurística local, com a qual videntes e cientistas costumam anunciar, para futuro próximo, ocorrências gestadas em ambiente estranho ao entendimento humano.