A FUNÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão.

Altina Costa Magalhães.

EM 05/02/2012

 

O ensino aprendizagem no contexto escolar exige cada vez mais  do educador/mediador que o tema/projeto a ser desenvolvido em sala de aula seja trabalhado de forma eficiente, prazerosa,  instigadora e assim o professor  tem que estimular,  suscitar nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir seu próprio mundo, de esclarecer suas dúvidas e incertezas. Isso exige do professor dedicação, compromisso, técnica, conhecimento científico, e manuseio das tecnologias.

 O professor/mediador tem a função de planejar, avaliar, e replanejar a sua prática docente em prol de uma aprendizagem significativa para os alunos. Neste contexto é necessário que se pense nos recursos didáticos e suas funções na prática pedagógica.

Recursos didáticos são todos os instrumentos utilizados em uma aula, evento didático, ou qualquer uma situação de aprendizagem a fim de favorecer aos participantes a ampliação de seus horizontes, isto é de seus conhecimentos. Eles tornam a aprendizagem viável, significativa, acessível e evitam que as aulas tornem-se monótonas, rotineiras, ou que caiam na mesmice do dia-a-dia. Eles contribuem para mediar as relações efetivas que ocorrem dentro do  ato de ensinar e aprender.

Partindo de tudo que já foi explicitado sobre o tema deste trabalho e com a certeza de que estamos de fato na era da informação que dinamiza a sociedade em uma velocidade muito grande e essa dinamicidade social leva a escola a passar por profundas transformações e por consequência sair do tradicionalismo teoria em que os recursos didáticos são: o quadro de giz e acessórios, livro didático e paradidático, gravura, cartaz de prega, flanelógrafo, foto, dicionário, caderno, lápis, caneta, sucata, e alguns componentes da natureza bem como o discurso do professor, sabe-se que agora com todo o avanço decorrente da globalização faz-se necessário que a escola repense seu papel, suas funções, sua postura, sua filosofia, sua teoria pedagógica e por consequência traga para sua prática novos instrumentos didáticos.

 Aos já existentes do tradicionalismo agregam-se os novos recursos pedagógicos frutos do avanço científico e tecnológico como: o rádio, a televisão, o DVD, o celular, o computador, a informática, a internet, a impressora, o data show, a filmadora digital, softwares educativos e toda uma gama de ferramentas e dispositivos que surgem todos os dias e que podem e devem contribuir para que a educação melhore mais rapidamente.

Neste novo cenário social que a escola está inserida as tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes nas casas, nos locais de trabalho e na escola o computador a informática e a internet passaram a ser o carro chefe dos recursos didáticos, estes agregam mais valor ao trabalho do professor, pois são instrumentos ricos em dispositivos e ferramentas capazes de oferecer uma gama de informações que possibilitam a interação dos alunos com os fatos pretéritos e os recentes e até em tempo real. Por isso agora a escola tem que mudar o discurso, a filosofia. O professor é o mediador que estimula os alunos a navegarem pelas informações, fazer suas descobertas, construir sua aprendizagem em um processo de atualização, renovação e adaptação às novas tecnologias virtuais, e digitais.

Contemporaneamente, os recursos didáticos têm a função de mediar o processo ensino aprendizagem contribuindo para os  que deles usufruem compreendam as atividades propostas em sala de aula, o seu desenvolvimento e seu resultado, eles possibilitam  melhorar a cognição, a rede de relações humanas, a postura positiva, a organização das idéias de forma madura, crítica, criativa, com autonomia e autenticidade e assim sendo também melhorar a capacidade de expressão e de colaboração dos indivíduos, educandos pertencentes a esta sociedade e esta escola que desponta neste novo cenário da informação e da comunicação.

Os Recursos didáticos são de importância capital para uma aprendizagem significativa, desde que seja utilizado como meio e não como fim em si mesmo, por profissionais capacitados que conheçam de fato suas potencialidades educativas. Desde o livro a TV e o computador, podem possibilitar ao educando um estudo da realidade local, ampliação da capacidade de observação do mundo que o rodeia e a construção da autonomia. Assim o estudante terá mais facilidade de compreender o conteúdo se começar a abordá-lo, segundo sua realidade, seu desenvolvimento real e as relações com as situações regionais, nacionais e mundiais, percebendo criticamente o mundo, construindo uma aprendizagem autônoma e significativa. (WANAKAL, 2010).

Referências

WANAKAL, A função dos recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. 2010 disponível em:< http://wanakal-tecnologiaeeducacao.blogspot.com/2010/09/funcao-dos-recursos-didaticos-no_16.html.> Acesso em 05/02/2012.

 

WWW.eproinfo.mec.gov.br.Acesso em 05/02/2012