A dívida é um sintoma, sintoma de  um estilo de vida consumista – nem sempre, mas geralmente. A dívida nos leva a fazer de conta que somos alguém que não somos, pelo menos por algum tempo. Como  uma miragem, a dívida nos faz crer erroneamente que satisfará a nossa sede.

            Mas a dívida também vicia – quando descobrimos como conseguir coisas com ela, bebemo-la mais e mais, como se fosse um vinho doce. O gosto das coisas que a dívida nos permite comprar deleita o nosso paladar. Mas  a frustração de como pagar a dívida produz um sabor ácido que corrói o revestimento de nossas entranhas como o maçarico do soldador cortando aço.

Veja, o problema verdadeiro é que muito depois de a novidade ter-se dissipado, muito depois de as férias terem-se acabado, temos de pagar o dinheiro que tomamos emprestado. A dívida capacita os homens a fazer de conta por algum tempo que são alguém que não são. Mas a fachada não engana os cobradores de contas.

Rm. 13: 8 – A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

3.1 – DÍVIDAS NÃO PAGAS UMA CARACTERÍSTICA DO ÍMPIO.

Sl. 37: 21 – O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

3.2 – DÍVIDAS NÃO PAGAS CRIAM VÍNCULOS COM CREDOR.

Pv. 22: 7 – O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.

Mt. 18: 25 – E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

Mt. 18: 30 - Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

_

3.3 – DÍVIDAS NÃO PAGAS UM MAL TESTEMUNHO.

Mt. 5: 25, 26 –  Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

I Tm. 3: 7 – Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

3.4 – DÍVIDAS NÃO PAGAS É UM SINAL DE UM CORAÇÃO AVARENTO.

“A AVAREZA É RESULTADO DO HOMEM VIVER SEM PENSAR EM DEUS”. Bryan J. Bost

Lc. 12: 15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

3.5 – DIVIDAS NÃO PAGAS É UM SINAL DA NEGLIGÊNCIA NO EXERCÍCIO DA MORDOMIA.

Is. 55: 2- Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.

Lc. 12: 42 a 48

3.6 – DÍVIDAS NÃO PAGAS ROUBAM A NOSSA PAZ.

 (COMUNHÃO COM DEUS).

Fp. 4: 6,7 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

_Mt. 6: 33, 34 -  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.