A tentação para sermos desonestos ou sairmos da ética é muito forte em nossos dias, ela ás vezes nos apanha de surpresa por pessoas que nos cercam, com argumentos extremamente convincentes, diante de determinadas situações em nossa vida. Porém como homens  de Deus, devemos ser pessoas de caráter vivendo uma vida de honestidade. Por isso devemos estabelecer princípios básicos para a honestidade em nossa vida. Toda tentação provém do inimigo; e este é um tipo de sutileza para que o nosso testemunho e compromisso com Deus esteja comprometido.

Pv. 15: 27 – O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.

Pv. 11: 1 - Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer.

1 – A DESONESTIDADE É USURPADORA DOS DIREITOS DO  HOMEM.

Ez. 22: 12, 13 – No meio de ti, aceitam subornos para se derramar sangue; usura e lucros tomaste, extorquindo-o; exploraste o teu próximo com extorsão; mas de mim te esqueceste, diz o SENHOR Deus. Eis que bato as minhas palmas com furor contra a exploração que praticaste e por causa da tua culpa de sangue, que há no meio de ti. Estará firme o teu coração?

2 – A DESONESTIDADE É FRAUDULENTA.

Jr. 22: 13 - Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário.

3 – A DESONESTIDADE É UMA CILADA PARA A FAMÍLIA.

_Pv. 15: 27 - O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.