A FÓRMULA DA GRATIDÃO!

Professor Mestre Ciro José Toaldo 

Quando se imagine que a existência é repleta de flores, pode-se correr o risco de ter frustrações e até entrar em uma depressão. Viver sim é a uma grande arte, contudo, permeada de muitos atropelos que precisam ter malabarismo, por meio da qual com o uso da sabedoria se conseguirá driblar as dificuldades, frustrações e as mazelas diárias.

Afirmar que há fórmula mágica para não ter problemas e frustrações, consiste em algo que ainda é difícil de encontrar. Entretanto, existem meios surpreendentes para motivar a existência, dentre eles, praticar virtudes que se tornam caminho para a evolução humana! Quantas belas virtudes poderiam ser mencionadas neste artigo, dentre elas, cito uma que entendo ser poderosa ferramenta para ajuda a abrir a mente e enxergar o mundo em outra ótica. Esse extraordinário “elixir”, chamamos de “gratidão”! Ao exercê-la, há positividade, levando as criaturas serem menos ansiosas, pacientes, tolerantes e sendo agradáveis.

Para obter essa essência renovadora da carga diária é muito fácil, basta ter o primeiro ingrediente: que é o de sair do próprio casulo, ou seja, deixa o comodismo de lado e olhar a sua volta para perceber quanto há para se agradecer. Contudo, para ter a efetivação desta fórmula, faz-se necessário não se esquecer de algo muito importante, este é o recheio, ele dará um sabor inigualável, pois deverá ser feito por meio de ‘porções’ com profundas reflexões, sempre com as pitadas de amor que levarão até a dimensão espiritual!

Saborear essa fórmula traz o refrigerar da alma e do coração, compreendendo que neste mundo nunca se está sozinho. Essa sabedoria é milenar e veio da Galileia, de um ser de muita luz que se chamava Jesus Cristo. Em sua doutrina Ele afirmava qual deveria ser o segredo do viver e, justamente consistia em ter amor ao próximo, ajudando aos que mais precisavam de ajuda, portanto, estar próximo às criaturas mais vulneráveis, tendo amor e compreendendo que estes eram seus irmãos, poderia se obter a essência da existência.

E Jesus com sua sabedoria divina ensinou o quanto é importante praticar a caridade, exercendo o amor. Quando há possibilidade em ajudar, temos a alegria em ouvir um “Deus lhe pague”, ou “Deus abençoe” e até um simples “muito obrigado”! Portanto, não devemos desprezar essa fórmula cristã milagrosa; não vivamos na mera busca de bens materiais que são passageiros e podem até gerar ilusão e infelicidade, além do mais, estes procedimentos impedem a evolução humana e a prática de ser agradável e geraram a solidão. Essa fórmula cristã não se destinada ao fraco ou forte, rico ou pobre, jovem ou velho, mas, a todos os seres humanos que entenderam a existência como uma passagem muito rápida neste mundo e compreenderam que receberam uma missão para evoluir, entretanto, sabem que devem ajudar o outro.

Portanto, enquanto há tempo, exerça a fórmula do ser grato, tendo a mente e a alma aberta, percebendo que a vida é uma demonstração do presente recebido de Deus! Encarre as adversidades e exerça a gratidão. Essa palavra latina, “gratia”, significa ‘graças’, ao pé da letra é ser ‘agradável’.

Ser agradecido até por algo ruim? Sim, ser grato por situações não desejadas, torna o espírito forte, principalmente sabendo que há proteção divina. Deus deseja alegria no viver e para tudo seja dado graças, como diz Paulo (1Ts 5,16-18) “Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas”.

Viver bem-agradecido é uma grande maestria, como nos ensina o apóstolo Paulo e seu Mestre Jesus Cristo! Esses ensinamentos nos devem levar a parar de reclamar pautar a vida na fórmula da gratidão! Não é ser ‘santo’ ou ‘pecador’, mas fazer da existência a forma de expressar o grande amor de Deus por cada um.

Devemos buscar entrar em meio a este processo de viver, a essência que é a égide da gratidão! Faça seus pedidos, com fé, amor e determinação junto dos espíritos benfeitores que são evoluídos, assim você irá poder degustar os efeitos desta receita em sua vida. Essa conduta fará o desânimo e as coisas erradas de seu existir, não ser empecilho ou entrave para sua evolução e para que você seja uma luz neste mundo, aonde muitos desejam sair das trevas.  

Pense nisto! Até o próximo!