A FORÇA DAS MULHERES!

Prof. Me. Ciro José Toaldo.

           

            No decorrer da história a mulher quase sempre aparece como “ser descartável”, como todas as categorias minoritárias. Felizmente, nos últimos tempos através da intensa luta, não só das mulheres, mas também de historiadores comprometidos com os excluídos, percebe-se uma reversão na maneira de se escrever a respeito da mulher. 

Não desejo adentrar em  pormenores da forma como a história foi escrita, apenas enfatizo que se tratando de “gênero” o masculino prevaleceu sobre o feminino, principalmente quando é evidenciado à relação de trabalho: para a mulher sempre restou o serviço doméstico que para muitos nem é considerado um trabalho. Tratando-se de trabalho, não devemos esquecer que o sistema capitalista acabou transformando a mulher num ser duplamente “explorado” que se tornou ‘operária’, tendo uma remuneração inferior ao homem, mas sem ficar libertada dos afazeres domésticos. Contudo, vemos que as mulheres, por meio da conscientização e organização estão revertendo essa situação: inúmeras empresas, escolas, organismos públicos ou privados são comandados por mulheres e os resultados visíveis.

Portanto, espera-se que o Dia Internacional da Mulher, oito de março, seja enfocado na perspectiva da valorização da mulher. Os homens não podem ficar ofendidos ou constrangidos com o crescimento e avanço das mulheres, devem aproveitar esse Dia para ajudar a banir do convívio social alguns ‘mitos’ existentes em relação ao feminino. Até quando, por exemplo, temos continuar dizendo que as mulheres são menos competentes que os homens? Não existem homens incompetentes? A verdade é que as mulheres costumam ser mais esforçadas e determinadas que os homens; o fato de existirem poucas mulheres em cargos de chefia é ligado com a entrada mais recente delas no mercado de trabalho.

Outro ponto que se costuma dizer a respeito das mulheres: são incapazes de exercer autoridade. É preciso rever esse argumento, pois além de ser uma característica que depende da pessoa e não de seu gênero, muitas famílias prosperam pelo vigor e persistência da mulher, esposa e mãe. Outro aspecto: muitos pensam que mulher tem pouca autoconfiança. Isso é falso. A mulher confia em sua capacidade e cada vez mais luta por cargos de chefia e de maior  responsabilidade. O fato de elas terem que trabalhar fora, ter vida familiar, administrar a casa, cuidar de filhos, esposo, entre outros, faz com que acreditem que são capazes de exercer várias atividades ao mesmo tempo, e, diga-se de passagem, sabem fazer isso muito bem. No trabalho, hoje, as mulheres são a bola da vez, estão cada vez mais confiantes e preparadas. E, ainda mais, elas são cautelosas, isso é vantajoso e aliando a maior agilidade mental e melhor aptidão para realizar tarefas que exijam detalhes, além de serem mais organizadas, com certeza, as mulheres têm todas as condições para o sucesso, tanto pessoal, como familiar.  

De fato, as mulheres, por meio de sua força, determinação, garra e competência demonstram que uma nova forma de escrever a história deve ser estabelecida. Oxalá que todas as mulheres compreendam e saiba aproveitar sua força para prosperidade pessoal e familiar.

Oito de março, uma data especial, principalmente para esse professor que trabalha na educação e convive diariamente com mulheres. Aqui deixo sinceros votos de felicidade e prosperidade a todas as mulheres. De modo especial agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho uma grande mulher, na verdade uma guerreira que nesses mais de vinte anos ao meu lado, tem sido uma criatura fantástica, pois a cada dia demonstra sua força e seu amor pela vida e pelos nossos filhos: foi pensando em você, minha amada esposa, Marly que me inspirei para  escrever esse artigo.