A indústria da moda é um dos segmentos mais forte da economia globalizada, e a roupa diz muito sobre as pessoas, desde seu estado de espírito até as suas manifestações culturais. Uma peça de roupa tem muitos valores agregados. A sua criação segue padrões rigorosos de modelagem e qualidade para chegar até as lojas e por fim atender os anseios do consumidor. 

 Na hora de se vestir dá para fazer bonito sem gastar muito, basta saber combinar. As redes de fast fashion estão recheadas de peças bacanas para você saber como ficar na moda. Em São Paulo a indústria da moda feminina oferece um leque de opções. O diferencial das lojas fast fashion é que elas fazem parceria com grandes estilistas e você pode comprar determinadas roupas com o “DNA” do estilista.

Fábrica de Roupas Femininas

Por outro lado e ao mesmo tempo inserida no mercado da moda, destacam-se muito fortemente como motor econômico de São Paulo as confecções do polo de modas do Brás e do Bom Retiro, onde o volume expressivo da produção de saias, de camisas e de vestidos com cortes e detalhes diferenciados produz mais da metade da moda feminina do Brasil. As ideias hoje são buscadas em sites especializados e em desfiles. Grande parte das linhas de moda é segmentada, possibilitando uma direção para as fábricas de roupas femininas.

Tipos e Gostos

Além da moda feminina o consumidor encontra em São Paulo roupas para todos os tipos e gostos. No Brás, hoje, funcionam mais de cinco mil lojas e quatro mil confecções, que movimentam 10 bilhões de reais por ano. Já no Bom Retiro o bairro reúne mais de 1.600 lojistas, sendo 1.400 fabricantes, que movimenta mais de três bilhões e meio de reais por ano.

É desses dois bairros que partem boa parte das coleções de moda que estão expostas nas vitrines das lojas nacionais, e as empresas tem apostado no atacado e no varejo paulista. O investimento tem sido rentável, sendo bem perceptível no intenso movimento de pessoas nas ruas do Brás e do Bom Retiro, ao ponto de passar um total de cerca de 380 mil pessoas por dia nas duas regiões.  

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda

Fábricas de Roupas Femininas de São Paulo

As fábricas de roupas femininas de São Paulo, além de atender as expectativas do mercado comum, são hoje abastecedoras das grandes marcas que desfilam no mais importante evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week. A importância dessas fábricas de moda feminina como alavanca propulsora da economia estadual e nacional fez com que ocorresse pela quadragésima vez, no estado de São Paulo, a Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, a SÃO PAULO PRET-A-PORTER.

A ideia da feira de reunir em um único espaço emprego, cultura e moda, contou com a participação de 500 marcas de fábricas de moda feminina que foram apresentadas por indústrias nacionais e internacionais. Agregar um número expressivo de fabricantes em uma feira com um único objetivo, a moda, é querer dizer algo que ultrapassa os números otimistas. É dizer por entrelinhas que o conceito de moda brasileira está bem na fita em todo o mundo. 

Tudo isso só foi possível graças as fábricas de roupas que se empenharam em qualificar a mão de obra, assim como investir em equipamentos e softwares de ponta, que garante a confecção ser moderna, ao ponto de eliminar do processo de produção os antigos moldes feitos à mão, permitindo que tudo aconteça de forma simultânea e com mais agilidade.

Importância da Consultoria

As fábricas de roupas também contam com o apoio de Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para implantar novos modelos de produção. A consultoria oferecida parte desde o reposicionamento da marca até a definição dos padrões de produção. Cada vez que a empresa atrela as ferramentas de tecnologia propostas pelo Senai, as fábricas de roupa e o mercado tem respondido positivamente, permitindo ao profissional de negócios da indústria da moda o desenvolvimento das suas potencialidades intrínsecas, na prestação de serviços à iniciativa privada e pública.

Fábricas de Ropuas

Essas conquistas possibilitam que sejam reproduzidos, hoje, em solo nacional grandes eventos de moda que se propagam rapidamente por todo país, por exemplo: São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Encontro da Moda e outros desfiles importantes. Afora isso se destaca na gama de possibilidade da moda a criação dos cursos e faculdades que vem ganhando força.

Atualmente a indústria da moda em São Paulo não só movimenta uma parte significativa das economias no mundo inteiro como também determina hábitos e cria novos desejos a cada dia em todas as camadas sociais. Entender como funciona a moda é compreender uma parte importante do comportamento humano contemporâneo.