RESUMO:

O professor da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) é de grande importância para a sociedade, pois é ele que prepara o cidadão para a convivência e trabalho no meio social. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é mostrar a obrigação mínima necessária para um futuro professor atuar em sala de aula - tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio -, além da importância de trabalhar a interdisciplinaridade na escola. Esse trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliográficas disponíveis em artigos e livros. O resultado dessa pesquisa foi que através da lei de número 9.394 de 20 de dezembro de 1996, o professor atuante nessa educação necessita de uma formação em nível superior (graduação) em curso de licenciatura e ter um conhecimento específico na área na qual lecionará na escola. Neste modo, conclui-se que os antigos e futuros professores necessitam de uma graduação, além de ter um domínio do assunto da disciplina lecionada. Por fim, estar disposto a ter uma interdisciplinaridade, que este último é a cooperação de várias disciplinas dentro do meio escolar.                                                                       

Palavras-chave: Docente. Educação Básica. Interdisciplinaridade.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade mostrar a formação necessária que o professor (ou docente) precisa ter para atuar nas escolas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), tanto as pertencentes pela rede pública, como aquelas que fazem parte da iniciativa privada em todo o território brasileiro.

Quais as formações que o docente (ou professor) necessita para atuar na Educação Básica? Essa pergunta ou problema será o tema principal a ser mostrado e solucionado nesta pesquisa, já que devido as mudanças de regras e leis que regem as escolas brasileiras, é necessário conhecer um pouco das obrigações do âmbito escolar e da área do docente.

O propósito dessa pesquisa é mostrar as principais regras a ser seguido para o futuro docente – ou qualquer pessoa que pretende seguir a carreira de professor – atuar em sala de aula. Obrigações esta, válida para toda a Educação Básica de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Além de mostrar a importância da interdisciplinaridade na formação do docente. [...]