DIVISÃO DA FILOSOFIA

 

Filosofia Antiga – Das origens da filosofia no séc. VI  a.C. até Roma (séc. II d.C.).

Principais filósofos: Tales, Heráclito, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Sêneca e Plotino.

Características: Superação do mito; leitura racional do mundo e valorização do homem.

 

Filosofia Medieval – Bem antes das invasões bárbaras se pode falar da filosofia medieval ou cristã que se desenvolveu entre os séc. II e XV quando surge o humanismo renascentista, estabelecendo-se  as bases da  modernidade.

Principais filósofos: Agostinho, Pedro Abelardo, Alberto Magno e Tomás de Aquino

Características: Busca da conciliação entre verdades da fé e as verdades da razão.

 

Filosofia Moderna – Abrange a fase do grande desenvolvimento e das técnicas, da reforma religiosa, da formação dos Estados modernos, da afirmação do capitalismo e revolta contra o absolutismo. Vai do século XVI até a Revolução Francesa, no final do século XVIII, começou com René Descartes e Galileu Galilei e vai até o Iluminismo, atingiu o apogeu.

Principais filósofos: Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Locke, Hume, Montesquieu, Rousseau, Voltaire e Kant.

Características: Separação entre fé e razão, rejeição ao passado; desenvolvimento da crítica; confiança na razão e antropocentrismo.

 

Filosofia Contemporânea – seguiu ao grande impacto causado pelo movimento Iluminista. Os Iluministas pregaram a plena liberdade de idéias e a ruptura definitiva com o absolutismo do passado. Isto significou a independência do homem frente aos modelos tradicionais de leitura do mundo e implicou na idéia de que os ovos, em geral, e cada homem, em particular, devem ser construtores da sua própria história. Sendo assim, a Filosofia que se desenvolveu do século XIX até os dias de hoje é marcada pelo pluralismo de idéias.

Que seja a temática, esta recebe as mais variadas interpretações. O homem sente-se capaz de resolver as suas dificuldades, sem necessariamente apelar para a transcendência, para o seu meio cultural  ou para o passado.

Principais filósofos – Hegel, Marx, Comte, Nietzsche, Jaspers, Sartre, Deleuze.

Características – Pluralismo de idéias, historicidade, socialidade  e antidogmatismo.