Como é Usada a Ficção Científica nos animes?

 

O gênero de ficção científica ou Sci-fi é muito utilizada nos animes, e consiste em pegar fatos ficcionais e imaginar como será o mundo no futuro, em geral os autores utilizam alguns elementos em suas obras onde podemos destacar:  viagem no tempo, os Robôs gigantes (Mechas), alienígenas e os mundos paralelos . Esses elementos são os mais frequentes e servem como base para vários animes.

Quando pensamos na Viagem no tempo em geral os animes a abordam levando em conta o "Efeito Borboleta", então é comum nessas obras vermos o protagonista tentando concertar seus erros e arrumar a linha temporal, como por exemplo o que é visto no anime "Stains Gate" que lembra muito os filmes da série Efeito Borboleta. Em geral ao abordamos a viagem no tempo em uma obra o autor quer mostrar as consequências de nossas escolhas e como elas impactam o mundo.

Mechas são outra forma de abordar a questão da ficção científica, nesses animes em geral eles são armas que a humanidade criou ou para suas guerrar ou para deter uma invasão alienígena, é comum vermos muitas cenas de ação e explosão nesse tipo de anime, por exemplo, temos a série Gudan e Evangelion e mais recentemente temos o anime "Sidonia" que esta disponivel para os assinantes da Netflix e que é muito bom e tem todos esses elementos mais o fato de se passar no espaço. Esse tipo de abordagem é uma releitura de como o autor imagina o futuro e de como podemos lidar com as situações, em geral são animes que possuem muita reflexão e cargas dramáticas.

Alienígenas são os mais comuns nas obras de ficção científicas, todos os autores bem como as pessoas gostam de imaginar se estamos ou não sozinhos no universo e é isso que esses animes tentam responder. Nessa temática ficcional temos reflexões, dramas, ação, aventura e comédia, obras como: Sidonia, Kuromukuro, To Love-Ru, Tenchi Muyo, Evangelion, Terra Formars, etc;  brincam muito com o imaginário das pessoas.

Os mundos paralelos por sua vez levam o espectador a imaginar novas possibilidades, os autores criam verdadeiros universos cheios de elementos e com suas próprias regras que divertem e encantam. Existem muitos animes com essa temática, onde podemos destacar: Gate, El hazard, Accel World, Gantz, Digimon, etc. 

O gênero de Ficção Científica é muito rico e permite que os autores explorem o futuro, e no fim das contas todos nós  em algum momento de nossas vidas já paramos para imaginar como será o mundo do futuro?, quais os desafios que vamos encontrar ? será que estamos prontos para o futuro seja como indivíduos ou como espécie?. Então se permitam pensar mais no futuro e vejam um pouco da imaginação de futuro que diversos autores criaram, tenho certeza que vocês vão ver universos incriveis e cheios de vida. Espero que gostem das sugestões apresentadas aqui nesse artigo e  que eu possa ter ajudado vocês a conhecerem um pouco mais sobre o gênero de ficção científica. Para aqueles que quiserem mais dicas nos vemos nos próximos artigos.

https://lista-animes.blogspot.com.br/