A FERIDA QUE NÃO CICATRIZA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Vivemos um momento importante de nossa História e quem acompanha a trajetória política, sabe que neste caminho há muitos espinhos! Temos cento e trinta anos de República, com 38 Presidentes, além de o país ter sido governado por imperadores; portanto, nestes 520 anos de História Oficial, convivemos com a ferida sem cura, sem a possibilidade de cicatrizar, pois a sua nutrição se chama ‘corrupção’, especialmente de quem faz uso da ‘máquina pública’!

São inúmeros os registros históricos que comprovam a existência desta ferida! Talvez, o melhor exemplo, na atualidade, seja a deflagração da Operação Lava Jato, aonde se comprova o desvio dos cofres públicos com uma quantidade astronômica de recursos, indo diretamente para o bolso de pequenos grupos que usurpam do poder para ter enriquecimento ilícito!

Esta operação deflagrada pela Policia Federal, a cada dia que passa, descobre que a ferida, além de não ser pequena, não pode ser ‘sarada’, uma fez que sempre os parasitas estão sugando nela! Chegamos em 2020, com a pandemia e o governo federal, de forma estratégia e até pressionado pelos demais                         poderes, precisou abrir de forma torrencial seus cofres e enviar muito dinheiro para os estados e municípios! E, vocês observaram o que aconteceu? A ferida abriu-se ainda mais! Os tristes episódios que começaram no Rio de Janeiro, inclusive levando o afastamento do governador, alastram-se pelo Pará e agora, também chega ao nosso querido e amado estado de Santa Catarina!

Governantes ávidos pelo poder, dinheiro fácil e nem um pouco interessados no bem estar de seu povo, lambuzaram-se com os recursos públicos e fizeram a ferida sangrar de forma absurda! Até quando teremos que conviver com este tipo de político que tem a coragem de usar da democracia para ser um hipócrita, idiota, safado e que se coloca contra os princípios do ‘bem comum’?

Ao observar o devaneio destes péssimos políticos, penso em desistir, largar de escrever sobre essas questões! Mas, lembro-me de cidadãos, como meu pai (in memoria), foi vereador, não recebia salário para isto, mas era apaixonado por sua cidade e, começo a pensar: “para trinfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados”! Essa afirmação anima e não deixa me acovardar, afinal há uma experiência de vida que proporciona o vislumbre de um dia viver num país diferente!

Essa ferida precisa ser estancada, não é só a polícia, mas os cidadãos que devem colocar remédio nela! Isto deve ser feito em quinze de novembro, a partir da sete horas da manhã, ao ir para o local de votação para exercer seu direito democrático, tendo feito boa analise, consciente e sabendo que seu voto irá levar alguém para administrar a estrutura pública de seu município (prefeito) e o outro voto, para alguém legislar para essa estrutura (vereador). Tem muito dinheiro nesta estrutura e a cidade avança ou regride, conforme seu voto! Nem sempre há acerto, para isso tem eleição, principalmente para ‘curar essa ferida’! Saiba dar o remédio certo, espante as moscas varejeiras que apenas sugam e colocam ovos para tirar o seu famigerado e nojento dinheiro, advindo da corrupção!

A revolta é ainda maior, quando grande parte da população não consegue enxergar as maracutaias feitas por inescrupulosos políticos que tudo fazem para manter aberta a ferida, infelizmente trazendo prejuízo a todos! Pode ser que você encontre, hoje mesmo, este tipo de político que oferta ao algo em troca de seu voto! Saiba que este é um parasita, vive as custa desta ferida que mancha, encarde, arruína e leva nosso país, estado e município ao buraco!

Mas, tudo está na mão do eleitor!

Acorda povo! Até o próximo!