Anderson Cypriano Ramos

Alguns dizem que não devemos lembrar-nos do passado e que temos que olhar sempre em frente. De certa forma sim, mas não podemos esquecê-lo por completo, porque ele é nosso memorial cheio de lutas, glórias e derrotas. Crescemos a partir desses ensinamentos e acontecimentos, mesmo sendo algumas lembranças de dores, de tristezas e são nas dificuldades que superamos nossos medos. 

É preciso sempre voltar no tempo para que possamos reviver nossas origens, nossos primeiros amigos, nossas primeiras conquistas, nossos primeiros sonhos, nossos primeiros temores, nossas primeiras paixões, brigas,... Etc.

O passado é nossa identidade escrita onde o tempo futuro não é capaz de apagar, porque tais rascunhos estão na essência da nossa alma. 

À medida que vamos crescendo vamos preenchendo os espaços que são possíveis em nossas vidas, porque a cada amanhecer um novo capítulo vai sendo escrito no livro da vida. Às vezes queremos escrever somente histórias incríveis, momentos especiais fazendo o máximo para apagarem aquelas páginas que não nos trouxeram boas lembranças. Tudo depende de como você enxerga os pontos negativos. Tudo tem que ter equilíbrio para uma harmonia perfeita.

Quando retorno  todas as noites no percurso que faço da faculdade para minha casa, fico refletindo como o tempo passa. Poucas horas antes estava tomando café da manhã, logo em seguida o trabalho, num piscar de olhos almoço e lanche da tarde, mais algumas horas depois hora de dormir. Pois bem, aí o despertador toca encerrando mais uma noite e anunciando mais um dia.

O Dia chega cheio de luz com o canto dos pássaros. Mais um dia se inicia pra mais tarde encerrar seu ciclo. E nós? Vamos ficando mais experientes mais sensíveis com o passar dos anos atribuindo nossas vitórias a nossos amigos, familiares e a Deus.

O tempo, hoje talvez a meu ver seja minha maior preocupação, porque ele é “incerto demais para os planos futuros do homem”. Até mesmo os mais valentes guerreiros temem o tempo, porque o inimigo você até vence numa batalha, porque foi preparado estrategicamente e psicologicamente para isso, mas o único que é amigo e inimigo ao mesmo tempo se chama TEMPO. Este sim, não perdoa, quando menos se espera uma vida inteira parte como se nunca estivesse existido, restando somente às lembranças, à saudade,... E aí? Muitos se foram e quase nada foi deixado como legado, porque o tempo acabou com um ciclo. E quando você tinha este TEMPO estava ocupado demais com outros afazeres esquecendo-se de dedicar a maior “empresa”, sua saúde e sua felicidade.

Numa fração de segundo aquilo que era improvável acontece. Bom, ao menos nunca estamos preparados. Uma nova história termina e outras surgem. É o ciclo da vida. O mundo não para seguindo sempre a mesma rotatória com TEMPOS DIVERGENTES. E você? O que espera da sua vida? O que você desejar realmente fazer? 

Portanto, suas conquistas não podem de forma alguma estar atreladas aos bens materiais, porque se não será sempre escravo do consumismo, do capitalismo selvagem, do ter pelo ter, de mostrar que pode mais quando na verdade somos tão frágeis como uma “bolha de sabão”. 

O que é viver? Viver é ser feliz. Ser feliz é contemplar a natureza, levantar bem cedo e ver o nascimento e o pôr do sol, é poder pegar o telefone é ter amigos para compartilhar suas glórias e perdas, é poder ir onde quiser sem barreiras, é amar mesmo sem ser correspondido, porque o amor é infinito não tem fronteiras e nem limites,... Etc.

Muitos não tem a oportunidade de botar um ponto final na sua história, mas a cada capítulo tem que ser contado com entusiasmo, pode ser o capítulo de hoje o último que a escrevemos. Ao futuro? Só Deus sabe como proceder.

Mesmo que o futuro seja incerto de mais para os planos do homem, ainda sim temos que sonhar e trabalhar não só nosso corpo material como também nosso espírito. 

Sonha, realiza, grite, ame, se diverti, faça suas declarações de amor mesmo que muitos riam, quantas vezes queremos dizer para alguém? Mas travamos. E daí? Vai parar sua vida pelo que os outros acham? Ou pensam?

Buscar o impossível é desafiar a razão da lógica comum, é buscar um novo sentindo para trilhar vários caminhos que levarão ao sucesso e a glória. Pode ser difícil, mas no fim, vai dar tudo certo.

 “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra do senhor".

Antonio Prado de Minas 17/2016.