Chamados de “Sem Raça Definida”, os vira-latas estão ganhando fama nas redes sociais.

Há alguns anos, os tutores de vira-latas enfrentavam certo preconceito quando saíam com seus cães ou os levavam para tosar e dar banho, por exemplo. Era muito comum ouvir relatos de que alguns pet shops, por exemplo, não aceitavam higienizar cães que não fossem de raça.

Mas, se a expressão “parece que o jogo virou” pode ser utilizada por alguém em 2019, com certeza, é pelos donos dos cães vira-latas. É que diversos cãezinhos Sem Raça Definida (SRD), como são chamados tecnicamente, têm feito estrondoso sucesso nas redes sociais, elevando a popularidade do pet.

Se for da cor caramelo, então, é hit na certa. E a internet é um ótimo termômetro para medir essa fama: em diversas redes sociais foram criados de gifs a filtros com o vira-lata de cor amarela. Um internauta chegou a criar uma petição para que o cãozinho estampe a nota de 10 reais — o pedido tem, atualmente, quase 35 mil assinaturas.

E muitas ONGs de proteção animal tentam surfar na onda da fama do bichinho, mas para uma boa causa: fazer com que se perca o preconceito contra os cães SRD. Muitas instituições criaram campanhas de adoção de vira-lata, já que esses animais, apesar do carisma e da resistência física, ainda são preteridos na hora da adoção.

Quando a febre do vira-lata caramelo começou

Não se sabe ao certo quando ou por que o vira-lata caramelo começou a ser uma febre entre os internautas e os tutores. Alguns apontam o sucesso do vira-lata Chico como um dos pontos-chave para a glamourização dos bichanos.

Para quem não lembra do Chico, ele é o cãozinho de Bauru que simplesmente destruiu a cama de casal de sua dona. Inconformada com o que estava vendo, a tutora Patrícia Barros gravou o cenário que o pet deixou e, entre risos e broncas, sua gravação se tornou um dos vídeos virais no Brasil este ano.

A partir daquele catastrófico episódio, o Chico ganhou milhares de seguidores em redes sociais como o Instagram e, além disso, passou a ganhar diversos brindes e participar de programas de televisão.

Cão querido pelos brasileiros

É bem verdade que o vira-lata Chico ganhou o coração dos brasileiros depois daquela pequena estripulia, mas, muitos tutores de vira-latas, sejam eles caramelo ou não, observaram que a raça é muito querida pelos brasileiros.

Apesar da conotação aparentemente ruim do termo “vira-lata”, os pais e mães de cães dessa raça se desmancham em elogios por sua fidelidade, carisma e companheirismo.

De fato, os vira-latas são uma raça bastante popular no Brasil e é muito comum que as famílias brasileiras já tenham tido pelo menos um pet SRD. Apesar disso, as ONGs de proteção animal alertam que esses bichos continuam sendo preteridos na hora da adoção.

Segundo alguns ativistas, os brasileiros que pretendem adotar e procuram pelas ONGs demonstram preferência por cães que têm pelo mais longo ou macio, por exemplo. A esperança é que, com a popularidade do vira-lata caramelo, mais cães dessa raça sejam considerados e adotados pelos tutores.

Características do vira-lata 

Os cães vira-latas são chamados pela medicina veterinária de Sem Raça Definida (SRD), isso porque eles são uma mistura de diversas raças, o que faz com que não tenham características físicas bem definidas, por exemplo.

É também por isso que há vira-latas que são pretos, outros caramelos; há aqueles que são mais mirradinhos e há os de porte médio. Há cães que têm pelos mais curtos e outros que têm pelagem mais comprida e macia, por exemplo.

No entanto, se há algo que eles têm em comum é a boa saúde. Os cães SRD não costumam apresentar muitos problemas de saúde, ou, antes, eles não desenvolvem, com frequência, problemas associados a uma raça.

Personalidade amável é diferencial

Todo tutor de vira-lata afirma que o grande diferencial dos cães dessa raça é que eles são extremamente companheiros e amigos dos donos. Eles têm, de fato, uma personalidade amável e pacífica: gostam do contato com humanos e não costumam ter problemas com outros pets, sejam eles cães ou gatos.

Mas são também corajosos e bravos quando precisam defender alguém de sua família. Por isso, são considerados também leais aos tutores.