A fé no livro "A Lenda das Três Noites de Escuro"

Isis da Silva Moreira

 

"A Lenda das Três Noites de Escuro" é uma obra de Irineu Correia de Oliveira. Um escritor cearense, casado e que vive em Barbalha, Ceará. Sua naturalidade é de Juazeiro do Norte.

As pessoas não tem mais fé, assim, as 3 noites escuras é um castigo, pois as pessoas não ama mais os outros.As pessoas ferem os amigos, parentes e a si mesmo.

O povo correndo em busca de uma riqueza material, que se não alcançam, logo abandonam a fé. Nós mesmos criamos demônios em nossas almas, amor não existe mais.

Os personagens da obra são castigados um a um. Vermos um padre que traiu a igreja por uma mulher, marido que traiu a esposa, assassinatos e todos os pecados influencia os personagens.

Amor é raríssimo e sem amor a maldade aumenta. Observa-se no romance que amor é influenciado somente por dinheiro, prazer e ao amor aos bens materiais.

O título o autor preservou como é chamada a lenda na região. O foco do livro é a falta de fé das pessoas e a maldade que aumenta cada dia. A linguagem preserva  o dialeto regional, como "valei, meu padim Ciço!'

Portanto, o livro mostra que a sociedade atualmente, é focada somente em "ter", istoé, possuir bens materiais.

 

Referência Bibliográfica

Irineu Correia de Oliveira. A Lenda das Três Noites de Escuro. Bibliomundi, 2018.