A Fé é algo que só se compreende quem a tem.

Uma pessoa que faz um jogo na Mega-Sena, corriqueiramente se diz que ela "fez uma fézinha", ou seja, ela depositou sua fé nos números acreditando que poderia ganhar. Mas, será que isso é Fé? A pessoa tem dois motivos para jogar: Vício ou Esperança, mas jamais Fé. Por vício joga o sujeito que o faz constantemente, habitualmente. Por esperança joga a pessoa que não o faz habitualmente, mas o faz crendo na possibilidade de ganhar. Portanto, nenhum nem outro é Fé.

Fé é a certeza das coisas que se esperam, assim, não pode ser Fé se não há certeza do que se espera, se há dúvida no que se espera.

Fé no Espiritismo, no Xintoísmo, no Budismo, no Kardecismo, no Catolicismo, no Brahamanismo ou qualquer outra Religião não pode ser Fé, pois todos fazem um esforço humano para alcançar Deus por meio de mantras, rezas, ídolos, sinos, animais, astros, estrelas, amuletos, despachos, etc. É o esforço humano em realizar as vontades das entidades divinas com oferendas, ofertas, e sacrifícios. Isso de fato não pode ser Fé, mas compra de favores "divinos".

Só o Cristianismo pode responder à pergunta sobre o que é a Fé. Pois, Fé de fato só pode existir se for para o Único Deus Verdadeiro o resto é Crença ou Crendice, mas jamais Fé.

Crer no Filho de Deus não é só uma Religião, mas é uma Fé autêntica, pois não há e não pode haver politeísmo. Deus tem que ser Uno e Único, se houvesse dois deuses eles não seriam "todo-poderosos", pois teriam que dividir o poder entre si. Eles seriam dois, e assim, um Limitaria o Outro, e um deus Limitado, não pode ser Deus.

Portanto, Deus só pode ser Uno e Único. E a verdadeira Fé só pode ser dirigida a esse Único Deus.

Só no Cristianismo a Fé verdadeira pode exitir de fato, tudo que ultrapassar a isso é Crença, não Fé.