Todo indivíduo forma sua personalidade e identificação se espelhando  nas pessoas mais próximas, com isso o grupo familiar exerce uma decisiva influência na estruturação do emocional da criança assim tendo  grande influência  na personalidade do adulto que será formado.

Quando falo de familia na educação e influência do ser não quero dizer somente  os pais, mas também  irmãos, os agregados a família  de inter-relacionamento  e  também  pelos que passam grande parte com as crianças como tios,  avós, cuidadores.

As transformações da família nas últimas décadas tem sofrido grandes transformações desde o nascimento das crianças, existe ainda uma falta de segurança  por ausência  de vínculos  sólidos do ambiente  familiar que contribuem  para o processo de inversão  de valores sofridos no decorrer do tempo.

Hoje existe uma emancipação da mulher na figura de mantenedora do lar, essa que vive uma ginástica entre as  funções  materna e profissionais, em contra partida  temos também  o perfil do homem com maior participação   nos cuidados  precoce  dos filhos e com  a divisão de deveres do lar, além disso vivemos com a angústia da violência urbana e com a necessidade angustiante  na ordem econômica e financeira para a sobrevivência.

É real  que esses fatos ajudaram na inversão  de valores familiares e que inconscientemente o contexto familiar teve uma variável na estruturação de educar os filhos,  junto com as mudanças contínuas temos o avanço  da  tecnologia, a Internet,as redes sociais que confundem a socialização e   na hora de educar e dar disciplina, as vezes esse dinamismo nos dá a sensação  contrária quando pensamos valores familiares.

As famílias adquiriram  um perfil que o "ter" passou  a significar "ser", tornando alguns membros da família  de modo geral com fobias, depressão, paronoide, é muito comum que vejamos  crianças com características  predominantes de mesquinharia, ou seja, obsessivas, narcisistas, que gostam de ver à dor física,o sofrimento, à humilhação dos colegas e daqueles que não são submissos aos seus caprichos, porque aprenderam  apenas ganhar e querer o que o outro tem a qualquer  preço, alguns pais estimulam essas atitudes, quando passam a achar que o filho necessita o que os amigos tem! É necessário saber que nossas condições emocionais são diferentes das pessoas do nosso convívio social, então quando pais agem assim sobrecarregam e estimulam essas caracteriíticas de forma negativa.

A estrutura familiar é  essencial, é  a base para  do alicerce  social, emocional e  formação  de caráter.

Essa estruturação  familiar necessita de condições  básicas como hierarquia, distribuição  de papéis, lugares, atribuição e posição  de cada membro no âmbito  familiar e social, além da manutenção de um clima saudável e de respeito  recíproco entre todos.

Porém é  importante lembrar  que  pais que confiam em si mesmo corrigem ,orientam, frustram, deixam de castigo e dão  provas de amor verdadeiro   educando sem medo, pais que tem auto estima  não jogam a culpa  na sociedade das falhas de seus filhos, sabe que a sociedade  tem grande participação  sim, mas que o alicerce familiar é  essencial para o desenvolvimento.

A qualidade das relações   entre pais e filhos exerce uma influência  determinante  na formação psicológica destes!

Desde bebê os país devem estimular  o desenvolvimento da auto estima , é  imprescindível oferecer afeto e carinho, estimular, elogiar, motivar, para que essas crianças  construa sua personalidade tendo  com  base o amor próprio.

Os filhos podem e devem ter a liberdade de se expressar com emoções demonstrando alegria, amor, raiva, afeto, tristeza, medo, entre tantas outras emoções, o que não pode é  que eles dominem  o seu ser  com emoções reprimidas.

Para o alicerce  familiar é  necessário  a ordem  e a colocação  de cada coisa  e membro da família em seu lugar corretamente.

Somos responsáveis  também  pelas atitudes que os filhos tomam fora do ambiente familiar e que venham a tomar futuramente, pois a identificação  do indivíduo  é  reflexo  daqueles que o educaram, ninguém pode dar o que nunca recebeu!