Um volume significativo de empresas não tem conseguido nestes últimos 5 anos melhorar seus resultados e sua posição de caixa, embora encontremos casos de sucesso no mercado.

Imaginar que uma empresa pode acrescentar ao seu caixa , em 5 anos , um valor equivalente a um faturamento mensal livre de qualquer custo ou despesa pode parecer exagerado?Isso representa melhorar  os lucros  em 2% do faturamento.  

Você empresário, executivo, acredita que é possível acrescentar ao lucro líquido sua companhia cerca  2% do seu faturamento, além daquilo que já vêm obtendo normalmente  ?

Antes de responder pegue seu balanço e faça algumas contas ,  verá que a possibilidade de responder sim é muito grande.

A questão é quem pode fazer isso e como pode fazer isso ?

A sua equipe pode , desde que você acredite firmemente nisso. A sua crença é determinante para que os resultados sejam obtidos e isso sua equipe  precisa  saber.

Seus funcionários, na realidade seus colaboradores , conhecem as potencialidades de sua organização ,  suas fraquezas e sabem exatamente como tirar o melhor proveito delas.

Eu , você , que trabalhamos com gestão sabemos que esse raciocínio é lógico , não há novidade no que estou colocando , contudo um volume significativo de  empresas não tem conseguido melhorar seus resultados há anos, embora  desenvolvam planos e estabeleçam metas de crescimento  .Qual a razão para isso ?

Estudos mostram que 95% das empresas que não conseguem atingir as metas estabelecidas não o fazem porque os planos foram mal desenvolvidos ou pouco fundamentados, mas sim porque faltou acompanhamento ,  coordenação e principalmente trabalho de equipe .

Nesses mais de 30 anos trabalhando com empresas nacionais e estrangeiras pude ver o reconhecimento e respeito que o mercado externo tem por nossos profissionais, das mais diversas áreas  como  informática, financeira , nossos técnicos , principalmente voltados à manutenção , porém também criticam a falta de sintonia e a dificuldade que nossos profissionais e nossas empresas tem em trabalhar como um time.

Essa é a mesma imagem que fazemos de nosso futebol, muito talento e uma enorme dificuldade em trabalhar  em conjunto .

Um de nossos esportes que nos dá   grandes lições de trabalho em equipe é o voley masculino  , por isso tem conseguido resultados extraordinários .O trabalho duro e em equipe supera o talento individual e perpetua resultados.

Nas nossas empresa temos que fazer a mesma coisa , trabalhar como um time e  ganhar o jogo ponto a ponto , gerando resultados em todas as áreas e tarefas .

A interação entre a área comercial e produtiva conduzirá a lançamentos e  melhoria de produtos ,  abertura de novos mercados, fará com que vendas não sejam perdidas por falta de produtos e ou direcionamentos  inadequados   , por má qualidade , por atraso nas entregas , e ainda fará com que ganhos possam ser obtidos evitando-se estocagens desnecessárias .

Um bom planejamento de vendas dirá às áreas comerciais e produtivas de onde virão os resultados , de quais clientes , e em que tempo .

Um bom planejamento de vendas permitirá um planejamento adequado do volume  de compras ,  negociações de preços e prazos, adequando o desembolso de caixa às entradas das receitas.Isso permitirá um planejamento dos empréstimos, dos descontos de duplicatas , das negociações das taxas bancárias .

Quantas empresas realmente  se preocupam em preparar previsões  de caixa para o trimestre e realmente acompanha-los.As previsões não podem ser chutes ou  a melhor estimativa , mas sim uma soma de compromissos.

Para que a estimativa  da folha de pagamento, por exemplo,  seja calculada e compromissada  pelo departamento pessoal um compromisso com o quadro de pessoal deve ser firmado com os  gestores das áreas  , o volume de  horas extras pré-estabelecidas , isso tudo fundamentado no plano de vendas e produção .

O controle das despesas departamentais deve ser delegado à pessoas com perfil para acompanhamento e cobrança de compromissos e estas pessoas devem ser investidas de autoridade.

Esse trabalho tem que ser realizado com o firme comprometimento das pessoas, pois sem isso tenha certeza de que a gestão de sua companhia ainda não está voltada para resultados e é disso que as empresas vivem.

Atingir as metas de vendas, de produção , cumprir os planos traçados deve ser a obsessão de todas as empresas que queiram ter sucesso e ser competitivas nesse ambiente globalizado.

Uma única área , uma única atividade,  isoladamente , não gerará os resultados que  sua empresa precisa.A soma de pequenos ganhos é que fará com que o resultado final seja surpreendente .

Faça pequenos cálculos com a conta de resultado de sua companhia e verá que a soma dos esforços  de cada área colocará 2% do seu faturamento no caixa da empresa.Invista uma hora, apenas uma hora ,  nesse estudo e planificando verá que é possível.

A pergunta  é como perpetuar  esse trabalho, pois é necessário que a dinâmica seja mantida para que depois de alguns meses não fiquem apenas as boas intenções.

 

Depois desse estudo  se você acredita , se está determinado a desenvolver esse plano , identifique na sua organização quem possa conduzi-lo , caso não o encontre adicione competência .Hoje em dia é possível terceirizar esse trabalho, há no mercado profissionais competentes que podem em parceira ajuda-lo nessa tarefa.

Nossos  colaboradores  sabem como potencializar  nossas  empresas , precisam apenas que mostremos que acreditamos neles e que lhes orientemos  como trabalhar em equipe.

  

 

Ivan Postigo

Economista ,  Bacharel em contabilidade , pós-graduado em controladoria pela USP

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Autor do livro : Por que não ? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

[email protected]

www.postigoconsultoria.com.br