CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE– UNIJUAZEIRO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

 

 

 

MARIA AMANDA PEIXOTO DA SILVA

 

 

 

 

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

 

 

 

 

 

 

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2020

 

MARIA AMANDA PEIXOTO DA SILVA

 

 

 

 

 

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador (a): Prof.ª Mestra ngela Maria de Souza

Coorientador (a): Prof. Maurício Braz da Silva

 

 

 

 

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2020

 

MARIA AMANDA PEIXOTO DA SILVA

 

 

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

 

 

Banca examinadora

 

 

____________________________________________________

Prof.ª ngela Maria de Souza

Orientador

 

 

____________________________________________________

Prof. Francisco Inaldo Sobreira Ferreira

Examinador 1

 

____________________________________________________

Prof.ª Cicera Alves Tavares

Examinador 2

 

 

 

Data da aprovação: _____/_____/_____

Nota: __________

 

 

 

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2020

RESUMO

O avanço tecnológico trouxe agilidade no exercício de toda e qualquer atividade desenvolvida no mundo dos negócios, tornando-se uma ferramenta indispensável para a execução das demandas empresariais. Como uso desta o profissional contador passou a ser visto não só como um escriturador, mas também como aquele que pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Possuindo o conhecimento adequado da empresa e das mudanças trazidas pela tecnologia da informação o contador será uma peça indispensável para a continuidade e desenvolvimento da entidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da contabilidade no contexto tecnológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com natureza descritiva e abordagem qualitativa. Espera-se com este estudo orientar as pessoas que estão ingressando no curso de ciências contábeis que a contabilidade é uma profissão promissora e como todas as áreas do conhecimento é afetado pelo avanço da tecnologia e principalmente conscientizar os futuros profissionais da importância da qualificação para uso das ferramentas de tecnologia para a execução das tarefas inerentes ao exercício da contabilidade, como também apresentar a evolução da contabilidade para a comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Tecnologia. Contabilidade. Evolução. Tecnológico. 

 

ABSTRACT

The technologicaladvancebroughtagility in theexerciseoftheactivitiesbecominganindispensable tool for theexecutionof business demands, withthe use ofthistheaccountant came tobeseennotonly as a clerk, butalso as a professional whocanassist managers in decision-making. Possessingtheadequateknowledgeofthecompanyandthechangesbroughtbyinformationtechnologytheaccountantwillbeanindispensablepart for thecontinuityanddevelopmentoftheentity. Thisworkaimstoanalyzetheevolutionofaccounting in thetechnologicalcontext. The methodologyadopted for thisresearchwasbibliographicresearch, withdescriptivenatureandqualitative approach. It isexpectedwiththisstudyto show peoplewho are enteringthecourseofaccountingsciencesthataccountingis a promisingprofessionandhowallareasofknowledgeisaffectedbytheadvancementoftechnology.

 

 

Kewords: Technology. Accounting. Evolution.Technological.

 

 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. METODOLOGIA 7

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8

3.1. RESULTADOS 8

3.1.1. Conceito de tecnologia 8

3.1.2. Evolução da contabilidade 9

3.1.3. Evolução tecnológica e sua influência para a contabilidade 12

3.1.4. A tecnologia e o profissional contábil 14

3.2. DISCUSSÕES 16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

5. REFERÊNCIAS 21

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A contabilidade é uma ciência social e tem como objetivo estudar as mudanças que ocorrem no patrimônio das entidades, através das análises, interpretações e registros podendo assim fornecer informações úteis para tomada de decisão.

É uma ciência existente desde a pré-história, que surgiu da necessidade dos povos de monitorar seu patrimônio. Quando se iniciou a venda e troca de produtos entre as civilizações houve a necessidade de registrar as variações que ocorriam a cada operação efetuada, nessa época eram feitos registros simples dos fatos a fim de avaliar o crescimento ou não de seu patrimônio (BUGARIM, OLIVEIRA 2014).

Diariamente a contabilidade digital vem se aprimorando através das inovações tecnológicas. Os atuantes da área contábil são afetados com essas mudanças e precisam se atualizar constantemente e desenvolver esses novos conhecimentos, assim como buscar técnicas e sistemas para melhor atender os clientes e governo (SCHERER, FAGUNDES 2017).

A tecnologia vem facilitando a execução das atividades operacionais, com essa constante evolução o contador deixou de ser apenas escriturador, passando também a auxiliar na tomada de decisões. É necessário que o mesmo tenha um conhecimento aprofundado da empresa, e assim, sendo conhecedor será indispensável para continuidade e crescimento da entidade.

Diante do contexto surgiu o seguinte questionamento: qual a influência causada pela tecnologia para a ciência contábil? Para responder a este questionamento será realizado um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Esta pesquisa torna-se importante para os usuários da contabilidade pois objetiva analisar a evolução tecnológica no contexto da contabilidade para levar ao conhecimento dos profissionais da área a importância dos recursos tecnológicos para sua atuação profissional. 

No início desta ciência os registros eram realizados de modo rudimentar, e em cada período foi se aprimorando de acordo com a necessidade, assim como vem acontecendo desde o surgimento da tecnologia, que trouxe maior desenvoltura no exercício das atividades tornando-se uma ferramenta indispensável para a execução das demandas empresariais.

Neste contexto o estudo teve como objetivo geral: analisar a evolução da contabilidade no contexto tecnológico e como objetivos específicos: apresentar a evolução da tecnologia na contabilidade; evidenciar a influência da tecnologia na área contábil e, discorrer sobre benefícios que a tecnologia da informação trouxe para a contabilidade.

 

 

 

METODOLOGIA

 

O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa com finalidade de permitir o entendimento do tema em estudo. Segundo Severino a pesquisa bibliográfica é:

 “[...] aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos.” (SEVERINO, 2007, p. 122)

A pesquisa foi realizada durante os meses de agosto e setembro de 2020. Para a realização de buscas na literatura acerca do tema foram utilizadas as bases de dados Spell, Capes e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: contabilidade e tecnologia, tecnologia na área contábil, Sistema Público de Escrituração Digital. O critério de inclusão são artigos em português, completos, disponíveis gratuitamente e publicados entre o período de 2014a 2020. Foram excluídos da pesquisa trabalhos publicados antes do ano de 2014 e em língua estrangeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

RESULTADOS

Conceito de tecnologia

 

Há um entendimento em relação à tecnologia como se estivesse voltada apenas para o meio digital, porém essa não é a realidade. A tecnologia é toda invenção, contribuição voltada para o desenvolvimento e aprimoramento das coisas e que levam o homem a uma vida mais cômoda. 

Nos últimos anos a palavra tecnologia vem sendo usada com muita constância, e na maior parte das vezes em que é utilizada refere-se à informática, e isso pode possibilitar um mau entendimento em comparação ao conceito original do termo (SILVA, ZUCHI 2017).

Ao analisar as invenções do passado, a descoberta do fogo foi considerada a primeira grande revolução tecnológica, mas, também a invenção da roda ou ainda equipamentos e máquinas utilizadas na Revolução Industrial foram consideradas evoluções tecnológicas (ANGELOS, 2019).

De acordo com Oliveira (2019), a tecnologia é a aplicação de conhecimentos científicos por sistemas dispostos em ordem que envolve pessoas ou máquinas para desenvolverem atividades voltadas para a sociedade. 

Segundo Lima (2015), com o uso do conjunto de conhecimentos trazidos pela tecnologia, sendo eles técnicos, científicos ou práticos, com os seus mais variados tipos, houve a possibilidade de dar ao ser humano condições de uma vida confortável e fácil.

Conforme o Site Portogente (2016) define, pode-se considerar a informação como um patrimônio, conjunto de dados que possuem valor. Quando digital, correspondem a um conjunto de informações classificadas e organizadas adequadamente, que podem ser utilizados pelos mais diversos públicos em prol de um ou mais objetivos. A tecnologia da informação pode ser definida como um aglomerado de atividades e soluções trazidas por meios computacionais.

A tecnologia da informação tem um olhar geralmente voltado para o meio digital, criação de programas capazes de amenizar e facilitar o desenvolvimento de atividades, em períodos curtos. Como também possibilitar a comunicação entre pessoas em distâncias imensuráveis. Sua ascensão revolucionou a forma de desenvolvimento em todos os segmentos da sociedade.

Evolução da contabilidade

 

O homem com sua capacidade para criações e descobertas, desde o princípio teve interesse de controlar seus bens e obrigações, quanto mais aumentava seu patrimônio e os meios de trocas, via que havia à falta de organização para tais processos.

O surgimento da contabilidade está diretamente ligado a história da civilização e vem se adequando a cada fase do desenvolvimento da humanidade. Alguns autores defendem que a origem da contabilidade se deu a partir do princípio da escrita, porém bem antes dos registros contábeis que eram feitos em tábuas já havia vestígios de um sistema contábil (CARVALHO, GOMES 2018).

De acordo com Jornal Contábil (2017) reinventou-se um novo estilo de vida quando o homem deixou a caça e passou a cuidar da agricultura e pastoreio, o que causou um distanciamento das comunidades, e a partir disso surgiu o senso de propriedade. Então, cada pessoa começou a criar sua própria riqueza. Ao morrer a herança era deixada para seus filhos e era passada por gerações. A herança recebida dos pais (pater, patris) ficou conhecida como patrimônio. Este termo passou a ser utilizado para qualquer riqueza, independentemente de ser herança.

A contabilidade surgiu de fato devido às atividades do comércio que necessitavam de registros. Era fundamental o lançamento de cada transação efetuada nas atividades de troca e venda, anotações simples para obter um certo controle sobre as operações realizadas (ROCHA, 2016).

Com o passar do tempo o homem foi acumulando mais riqueza e como consequência requeria um registro mais complexo dos seus bens, as memorizações de tais acontecimentos já não eram mais tão fáceis. O pensamento no que aconteceria posteriormente fez com que o homem realizasse registros que pudessem mostrar as suas capacidades de uso, de consumo, e de produção (ARAUJO, 2018).

Portanto, o homem percebeu que precisava encontrar meios para facilitar a contabilização, começaram com pedrinhas para cada animal ou outro bem, depois passaram a desenhar e utilizar números, aos poucos foram chegando a escrita e então com a grande elevação do comércio os registros contábeis foram aprimorados.

A evolução da contabilidade se resume em quatro etapas: Período antigo: início desde as primeiras civilizações até o ano de 1202; Período medieval: vai de 1202 a 1494; Período moderno: vai de 1494 a 1840 e o Período científico: que vai de 1840 até os dias atuais. 

 

Período Antigo

 

Conforme Jornal Contábil (2017) no período antigo o homem já tinha como objeto da contabilidade o patrimônio, voltado para o aspecto quantitativo, representado pelos seus bens. Os primeiros registros eram apenas guardados na memória, porém, ao longo do tempo o homem foi encontrando maneiras mais eficientes, como desenhos e gravações para efetuar tais registros. 

Registros eram feitos em peças de argila, pelos sumérios, babilônicos e assírios, sendo retangulares ou ovais, que ficaram conhecidas como tábuas de uruk. Utilizavam as peças para esboçar, desenhar o animal que queria controlar e gravavam o número correspondente a quantidade de cabeças que tinha. (ARAUJO, 2018)

Segundo Jornal Contábil (2017) no Egito, os seus lançamentos se assemelhavam com que são feitos atualmente, eles informavam data, contas e valor e seguiam uma ordem cronológica de entradas e saídas. Os gregos seguindo os passos dos egípcios escrituravam contas de despesas e receitas, e confrontavam as mesmas anualmente para apurar os seus saldos. 

 

Período Medieval

 

As novas invenções que ocorreram no período medieval trouxeram um aumento significante no comércio e como consequência levaram a chegada do capitalismo. De modo que se tornou fundamental que a forma de realizar os registros contábeis fosse aprimorada para atender a tais mudanças. Nessa época já havia uma noção de custos, os gastos eram separados em matérias-primas, mão de obra e custo de fabricação. (ROCHA, 2016)

 

 

Período Moderno

 

De acordo com Jornal Contábil (2017) foi no período moderno que o Frei Lucca Paccioli, com sua obra “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) marcou o início da fase moderna da contabilidade. Sua obra enfatizava o débito e o crédito, a teoria dos números positivos e negativos. 

Segundo Rocha (2016) Paccioli é considerado como o pai da contabilidade, apesar de que antes da sua obra ser amplamente conhecida, o método das partidas dobradas já era utilizado na Itália, desde o século XIV. Mas foi a sua obra que sistematizou a contabilidade.

Conforme Jornal Contábil (2017) foi na Itália que ocorreu a formalização da contabilidade, o governo tornou inviável a prática da contabilidade por pessoas que não fossem devidamente qualificadas para exercer a profissão. 

 

Período Científico

 

Em consonância com Jornal Contábil (2017), nas primícias do período científico surgiram estudos envolvendo a contabilidade, o que levou ao aparecimento de três escolas do pensamento contábil: Escola Lombarda, chefiada por Francesco Villa; Escola Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni; e a Escola Veneziana, por Fábio Bésta, nesta ordem. 

Segundo Jornal Contábil (2017) Francesco Villa dizia que não era necessário ter uma formação para executar os trabalhos envolvendo a contabilidade, qualquer pessoa inteligente poderia ser guarda livros e escriturador. E dizia que para exercer a atividade contábil o indivíduo precisaria ter o conhecimento da natureza, das normas e leis que regem o patrimônio.

Fábio Bésta foi além de Francesco Villa, apresentou o valor como principal elemento da conta. Por pouco não conseguiu definir o objeto da contabilidade, o patrimônio. Mas, foi o seu seguidor Vicenzo Mazi, no ano de 1923, que estabeleceu esta definição, e reconheceu que a contabilidade é muito mais que um registro, ela é um instrumento de gestão. (ROCHA, 2016).

Nesse período a contabilidade passou por muitas atualizações. O reconhecimento de que a mesma é um instrumento de gestão na atualidade se torna cada vez mais autêntico. Todas as mudanças que ocorreram no decorrer dos anos, tecnologias da informação adaptadas a esta área abrem as portas para que o profissional contábil possa aplicar a contabilidade como uma ferramenta de gestão e não ficar apenas voltado para as obrigações acessórias exigidas. 

O excesso de teoria repassado pela escola europeia levou a mesma ao declínio, enquanto nasciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas o que favorecia para um desenvolvimento da contabilidade e de seus princípios. Houve integração entre alunos e profissionais contábeis, algo que a escola europeia não deu a devida importância (ARAUJO, 2018).

De acordo com Jornal Contábil (2017) foi a criação de grandes empresas que motivou o estabelecimento das teorias e práticas contábeis, já que procuravam investimentos altos de inúmeros acionistas. A ampliação do conhecimento contábil enriqueceu o conteúdo e possibilitou os acionistas terem uma correta interpretação das informações.

Evolução tecnológica e sua influência para a contabilidade

 

Assim como para qualquer área de conhecimento, na área da contabilidade a tecnologia trouxe grandes transformações. São inúmeras ferramentas que auxiliam os profissionais de contabilidade no exercício de suas funções.

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), surgiu com a finalidade de informatizar as operações entre fisco e contribuintes. Esse sistema veio para facilitar e agilizar o envio das obrigações acessórias que atualmente são enviadas remotamente para os entes fiscalizadores, gerando a desburocratização do processo.

O SPED é uma grande evolução tecnológica, criado para tornar os livros fiscais físicos em livros fiscais virtuais possibilitando a transferência de arquivos digitalmente, favorecendo contadores, empresas e governo, já que as informações referentes a documentos emitidos são disponibilizadas em tempo hábil. 

De acordo com SPED as transferências das obrigações acessórias passaram a ser virtuais a partir da criação do sistema público de escrituração digital, com a modernização desse processo logo são transmitidas as administrações tributárias e órgãos fiscalizadores. Para validação dos documentos eletrônicos é necessário o uso do certificado digital que garantirá validade jurídica ao mesmo em sua forma digital.

O SPED possui 14 módulos CT-e, EFD Contribuições, ECF, NF-e, NFS-e, ECD, EFD, eSocial, e-Financeira, EFD-Reinf, NFC-e, MDF-e, Simplificação, Central de Balanços. Alguns desses módulos ainda estão em fase de desenvolvimento e são utilizados de acordo com o regime tributário da empresa.

Foram três grandes projetos que deram início ao Sistema Público de Escrituração Digital: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e:

Escrituração Contábil Digital (ECD): segundo SPED é neste módulo onde a escrituração passa a ser transmitida digitalmente, o mesmo foi criado com objetivo de substituir os livros: diário, razão e balancetes diários pela transmissão de arquivos se utilizando dos meios tecnológicos.

 

 

Escrituração Fiscal Digital (EFD):Conforme o SPEDeste módulo também se trata de um arquivo digital, que é constituído por documentos fiscais, registro de apuração de impostos e outras informações de interesse do fisco referentes às transações efetuadas pelo contribuinte.

De acordo com Santos e Silva (2016)é por meio da Escrituração Fiscal Digital que a utilização dos livros impressos passou a não ser mais obrigatória já que foram substituídos pelos os arquivos digitais. A EFD objetiva a integração das administrações tributárias, a partir da geração dos arquivos digitais que serão assinados por meio da utilização de certificados digitais e validados pelos órgãos que possuem competência para executá-lo.

 

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): De acordo com o portal da Nota Fiscal Eletrônicaa empresa emissora de NF-e gera um documento eletrônico assinado digitalmente, após isso é transmitido pela internet para a Secretaria da Fazenda e Receita Federal. Em conjunto esses dois órgãos disponibilizarão para consulta, mas só poderá ser acessada por aqueles que detenham a chave de acesso do documento eletrônico. 

Segundo Santos e Silva (2016) a NFe possuí formato de arquivo digital, chamado XML que deve ser assinado digitalmente utilizando um certificado digital, único meio para assinar o mesmo. Para sua existência, é necessário gerar o arquivo XML que irá conter informações fiscais da empresa e operações exercidas por ela. Esses dados devem ser escriturados seguindo o layout nacional da Nota Fiscal Eletrônica que é fornecido por sites oficiais.

A tecnologia e o profissional contábil

 

A constante evolução tecnológica vem facilitando o desenvolvimento das atividades para o setor contábil e demais setores. O profissional contábil deixou de ser apenas um escriturador ou guarda livros, agora é uma peça fundamental para os gestores, auxiliando-os nas suas melhores tomadas de decisões. Mas sem o conhecimento adequado de parte dessas mudanças, ou esforço para aprendê-las o profissional pode ficar para trás, se tornará obsoleto dentro das funções que desempenhava com tanta facilidade.

Segundo Corazim, 2017, há décadas a tecnologia da informação vem revolucionando a contabilidade, proporcionando melhorias e otimizando o tempo dos profissionais da área, porém para chegar a tal ponto será necessário que os atuantes se capacitem para obter novos conhecimentos sobre este assunto, inclusive o planejamento e gestão estratégica, pois aqueles que não se adequarem a era digital serão ultrapassados pelos demais. 

A tecnologia da informação tem se tornado muito eficaz para o desempenho das atividades contábeis em curto período, tornando inviável a execução sem o auxílio da informática, não se admite mais os métodos utilizados antigamente de escriturações feitas à mão. Devido à grande concorrência os escritórios contábeis investem cada vez mais em softwares e hardwares para oferecer serviços mais eficientes e eficazes (OLIVEIRA, MALINOWSKI, 2017).

Com a adequação das novas ferramentas de trabalho trazidas pela tecnologia da informação permitiu-se aumentar a quantidade de clientes e prestar os serviços em tempo hábil podendo até oferecer outros serviços que sem o uso tecnologia não seria possível. Porém, essa evolução também trouxe ao governo a oportunidade de modernizar os seus sistemas, o que resultou em exigências maiores relacionadas às obrigações acessórias. Assim como não podemos deixar de citar a concorrência que gerou a queda de preços, resultando na desvalorização dos serviços (MIRANDA, 2015).

O governo também foi beneficiado com todo esse avanço, inovou criando sistemas que permitem o profissional contábil repassar as informações remotamente reduzindo o acumulo de papeis e a burocracia, e as empresas passaram a usar módulos fiscais e certificado digital facilitando o envio de informações e reduzindo consideravelmente a possibilidade de manipular as informações, com o sistema interligado as informações repassadas pela contabilidade devem condizer com aquelas geradas na empresa.

As tecnologias permitiram ao profissional contábil aprimoramento no desempenho de suas funções, que é praticado com veracidade e precisão. Os processos que eram executados manualmente levavam dias até ficarem prontos devido à falta da tecnologia, o que não acontece mais, hoje esses processos são mais rápidos e confiáveis (SCHERER, FAGUNDES 2017).

Novas técnicas estão sendo criadas para implantação nas empresas para crescimento econômico e financeiro, devido ao avanço da tecnologia, gradativamente os contadores necessitam de bons sistemas contábeis para aplicações de suas técnicas nas tomadas de decisões. Foi a tecnologia que permitiu mudanças que trouxeram agilidade no desenvolvimento dos processos que eram feitos a mão (CORAZIM, 2017).

 

 

DISCUSSÕES

 

A busca de fontes para realização da revisão bibliográfica foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2020. Com o descritor contabilidade e tecnologia foram encontrados 250 artigos na base de dados Spell, 1.910 artigos na base de dados Capes e 152.000 artigos na base de dados Google Acadêmico, já com o descritor tecnologia na área contábil foram encontrados 21 artigos na base de dados Spell, 449 artigos na base de dados Capes e52.200 artigos na base de dados Google Acadêmico, e com o descritor Sistema Público de Escrituração Digitalforam encontrados 25 artigos na base de dados Spell, 62 artigos na base de dados Capes e8.510 artigos na base de dados Google Acadêmico.

Foram excluídos aqueles que estavam em língua estrangeira e que estavam em desacordo com as informações citadas na metodologia, como aqueles que não tinham relação direta com o tema. Do total de artigos encontrados, foram encontrados 7 artigos que atenderam aos critérios de inclusão para a realização da revisão bibliográfica conforme destacado no Quadro 1.

 

Quadro 1 – Lista de artigos relacionados ao tema 

AUTORES

TÍTULO

OBJETIVO GERAL

BUGARIM, OLIVEIRA (2014)

A evolução da contabilidade no Brasil: Legislação, órgãos de Fiscalização, Instituições de Ensino e Profissão

Apresentar a evolução da contabilidade no Brasil

SCHERER, FAGUNDES (2017)

A evolução dos processos contábeis com as novas tecnologias: Estudo de caso em uma indústria metalúrgica no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul

Identificar as diferenças entre os processos contábeis atuais e os empregados desde a concepção da empresa Ferramentas Paraboni Ltda

CORRAZIM (2017)

A tecnologia da informação na contabilidade

Demonstrar a importância da tecnologia da informação e dos sistemas para a contabilidade

OLIVEIRA, MALINOWSKI (2017)

A importância da tecnologia da informação na contabilidade gerencial

Analisar as principais mudanças na atividade contábil relacionado ao impulso da tecnologia da informação nessa área

MIRANDA (2015)

A influência da evolução da tecnologia da informação para os profissionais e escritórios de contabilidade: um estudo de caso

Verificar a influência da evolução da Tecnologia da Informação para os Profissionais e Escritórios de Contabilidade

CARVALHO, GOMES (2018)

A era digital e suas contribuições para a contabilidade: evolução histórica dos processos contábeis

Demonstrar os benefícios que a tecnologia da informação proporcionou a atividade contábil

SANTOS, SILVA (2016)

Escrituração fiscal digital: os impactos causados na cultura organizacional das empresas e a eficácia na fiscalização eletrônica do ICMS no estado de São Paulo.

Analisar as mudanças ocorridas dentro das empresas com a implementação da Escrituração Fiscal Digital, com foco na forma de escrituração e apuração do ICMS

 

FONTE: Elaboração da autora, 2020.

Bugarim e Oliveira (2014) buscaram mostrar a evolução que ocorreu na contabilidade desde o seu descobrimento até o século XXI, evidenciando que foi uma ciência desenvolvida para atender as necessidades que o homem tinha de controlar seu patrimônio. Os avanços econômicos das civilizações cobraram mais da ciência contábil e foi esse impulso que levou o Brasil ao concerto das nações desenvolvidas.

Scherer e Fagundes (2017) realizaram uma pesquisa qualitativa exploratória, estudo de caso de uma indústria metalúrgica, e também foi realizada uma revisão para evidenciar a evolução dos processos contábeis com a introdução das novas tecnologias e conceitos utilizados. No decorrer dos anos a empresa passou por mudanças nos métodos utilizados para fazer as escriturações, como os manuais, mecanizados e atualmente utilizando um sistema informatizado.

Corazzim (2017) demonstra que a tecnologia da informação introduziu mudanças que alteraram a execução do trabalho nos escritórios contábeis, os processos antes realizados manualmente passaram a ser automatizados, reduzindo o arquivo físico, pois maior parte desse passou a ser digital. O profissional contábil com o uso dessa nova ferramenta que agiliza e facilita os processos, passa a ter seu tempo preenchido com os trabalhos voltados à gestão, já que com alguns cliques as informações sobre a empresa são extraídas. 

 Oliveira e Malinowski (2017) mencionam que a origem da contabilidade está diretamente ligada ao comércio, pois à medida que o homem acumulava riqueza tinha maior dificuldade para memorizar os bens surgindo a necessidade de fazer registros. Com a implementação das novas tecnologias padrões contábeis foram criados e em qualquer lugar do mundo é possível compreender as demonstrações financeiras. Destacam que a contabilidade aliada à tecnologia tem papel efetivo na produção de informações gerenciais para todos os níveis hierárquicos de uma organização.

 Miranda (2015) comenta que foi a tecnologia que deu suporte aos contadores para desempenharem as funções do dia a dia de outra forma, assim como influenciou os escritórios contábeis. Segundo o proprietário Contador que foi entrevistado quando começaram a trabalhar com os mecanismos digitais surgiram muitas dificuldades, mas foi necessário adequar-se as mudanças. Com o alinhamento do escritório contábil com a tecnologia da informação os processos desempenhados foram adequados as novas ferramentas, com isso benefícios foram gerados, houve um aumento de clientes, e novos serviços passaram a ser oferecidos.

  Carvalho e Gomes (2018) relatam que por diversas vezes multas exorbitantes foram pagas por conta das burocracias e processos lentos que comprometiam o relacionamento entre o fisco e empresas, a partir da implantação da tecnologia na área contábil existe maior precisão nas informações repassadas e agilidade nos serviços prestados. O desenvolvimento de instrumentos específicos para a contabilidade proporcionou redução nos custos e gerou melhor desempenho das atividades através de soluções práticas e inovadoras. Apesar de ser uma ferramenta que veio para facilitar e tornar a execução das atividades mais rápidas se o profissional não estiver atento as atualizações do mercado buscando sempre se adequar, se capacitar, poderá ser ultrapassado e tornar-se obsoleto.

Santos e Silva (2016) mencionam que no decorrer dos anos a tecnologia passou por várias atualizações que influenciaram mudanças não só no setor privado como também no setor público. Em virtude das constantes alterações, as informações passaram a ser geradas de forma mais breve, então o governo sentiu a necessidade de se enquadrar no meio tecnológico e criou a ferramenta SPED: Sistema Público de Escrituração Digital, que por meio do cruzamento das informações tornou a fiscalização mais ágil e eficiente. Em razão de tantas modificações, os profissionais contábeis e contribuintes foram tirados de sua zona de conforto e necessitaram aprender novas técnicas e aprimorar os seus conhecimentos voltados a área da informatização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O estudo mostra que com a evolução da tecnologia foram abertos novos caminhos para diversas mudanças na contabilidade desde a pré-história até os tempos atuais. A curiosidade do homem permitiu que os processos que já eram executados por eles fossem aprimorados, essa sofisticação favoreceu o acumulo de riquezas, e por esse motivo foi fundamental ter um controle adequado dos bens e patrimônio, e a partir desse entendimento passou a surgir a ideia de contador.

Todos os progressos relacionados à tecnologia possibilitarão uma flexibilidade maior no desenvolvimento das atividades exercidas nos escritórios contábeis, tornando processos mais ágeis e práticos, o que possibilitou produtividade e eficiência no desempenho de suas funções.

Devido a tanta modernização o profissional contábil precisa sempre buscar novos conhecimentos, pois foi a partir de capacitações e dos avanços tecnológicos que o mesmo deixou de ser considerado como guarda-livros dando um passo crucial na carreira e assim passou a fornecer informações que ajudam os gestores a tomar decisões.

Assim como os contadores, o governo também foi beneficiado por tal avanço da tecnologia, o governo criou um sistema chamado SPED que recolhe todas as informações dos contribuintes e faz o cruzamento de todos os dados para tornar menor o risco de fraude já que podem ver as transações em tempo real, mas para que essas informações cheguem aos órgãos tributários, as empresas precisam de certificados digitais para transmitir e validar os documentos emitidos.

Espera-se com este estudo orientar as pessoas que estão ingressando no curso de ciências contábeis que a contabilidade é uma profissão promissora e como todas as áreas do conhecimento é afetada pelo avanço da tecnologia e principalmente conscientizar os futuros profissionais da importância da qualificação para uso das ferramentas de tecnologia para a execução das tarefas inerentes ao exercício da contabilidade, como também apresentar a evolução da contabilidade para a comunidade acadêmica.

REFERÊNCIAS

 

ANGELOS, Diego. Intus Forma Tecnologia Vivencial. Disponível em: https://www.intusforma.com.br/artigos/o-que-e-tecnologia/, 2019.Acesso em: 27 ago. 2020.

ARAUJO, Luiz Carlos Pedrosa. PLANO DE ENSINO E APOSTILA TEMATICA- Contabilidade - Historia e Evolução.Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/bitstream/prefix/99/1/CONTABILIDADE%20-%20HIST%C3%93RIA%20E%20EVOLU%C3%87%C3%83O.pdf, 2018.Acesso em: 11 set. 2020.

BUGARIM, Maria Clara Cavalcante, & OLIVEIRA, Oderlene Vieira De. A Evolução da Contabilidade no Brasil: Legislações, órgãos de Fiscalização,Instituições de Ensino e Profissão.Disponível em https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/47120554.pdf, 2014. Acesso em: 12 ago. 2020.

CARVALHO, Adeson Ferreira De, & GOMES, ValcimeireDe Souza. A ERA DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTABILIDADE: Evolução Histórica dos Processos Contábeis.Disponível em: http://177.66.14.82/handle/riuea/1063, 2018. Acesso em: 30 ago. 2020.

CORAZZIM, Giovanni. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE.Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/008_alinhamento_quadros_otn.pdf, 2017. Acesso em: 12set. 2020.

JORNAL CONTÁBIL. Conheça a origem e a história da contabilidade.Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-origem-e-historia-da-contabilidade/, 2017. Acesso em: 27 ago. 2020.

LIMA, Amanda. Ciência e avanços tecnológicos.Disponível em: https://prezi.com/2zdr3nb5fba0/ciencia-e-avancos-tecnologicos/, 2015.Acesso em: 27 ago.2020.

MIRANDA, Leonardo Prado De. A INFLUÊNCIA DA EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS E ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO.Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/140680, 2015.Acesso em: 30 set. 2020.

NF-e. NF-e. Disponível em: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/sobreNFe.aspx?tipoConteudo=HaV+iXy7HdM=. Acesso em: 19set. 2020.

OLIVEIRA, Diego Bianchi De, & MALINOWSKI, Carlos Eduardo. A IMPORT NCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE GERENCIAL.Disponível em:http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/article/view/1596, 2017. Acesso em: 30 ago. 2020.

OLIVEIRA, Loryne Viana De. Tópicos em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Disponível em: http://www.ifg.edu.br/attachments/article/1045/ProdutoEducacional-T%C3%B3picos%20em%20Ci%C3%AAncia,%20Tecnologia%20e%20Sociedade.pdf, 2019. Acesso em: 26 set. 2020.

PORTOGENTE. TI - Tecnologia de Informação.Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/74868-ti-tecnologia-de-informacao, 2016. Acesso em: 27 ago. 2020.

ROCHA, Letícia Schmitt. A CONTABILIDADE ATRAVÉS DOS SÉCULOS.Disponível em: http://urisaoluiz.com.br/site/a-contabilidade-atraves-dos-seculos/, 2016. Acesso em: 19ago. 2020.

SANTOS, Cléia Maria Ribeiro Dos, & SILVA, Dyuli De Kássia Belucci Da. ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL:OS IMPACTOS CAUSADOSNA CULTURA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESASE A EFICÁCIA NA FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DO ICMS NO ESTADO DESÃO PAULO.Disponível em: https://aberto.univem.edu.br/handle/11077/1565, 2016. Acesso em: 19 set. 2020.

SCHERER, Tânia Márcia, & FAGUNDES, Dorneles Sita. A EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS CONTÁBEIS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA NO VALE DO PARANHANA NO RIO GRANDE DO SUL.Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/contabeis/article/view/687, 2017. Acesso em: 12 ago. 2020.

SILVA, Gustavo Ferreira Da, & ZUCHI, Jederson Donizete. IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE O

MARKETING.Revista Interface Tecnológica, 14, 72-83.Disponível em:https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/143, 2017. Acesso em: 19 set. 2020.

SPED. SPED.Disponível em: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/9. Acesso em: 19 set. 2020.