“A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO”: A AUSÊNCIA DE ELEMENTOS DO CATOLICISMO NA OBRA DE MAX WEBER. UM DEBATE HISTORIOGRÁFICO-SOCIAL

RESUMO:

A História demonstra que, em um determinado contexto histórico-social, o comportamento coletivo das pessoas bem como os seus pensamentos pode modificar-se de forma excepcional. Nascida em determinado contexto cultural e religioso da Alemanha pós-primeira Guerra e sob o símbolo do protestantismo puritano, a obra de Max Weber demonstra como o sistema econômico dominante, conhecido como capitalismo, surgiu a partir do século XIX. Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber fala sobre a importância da reforma protestante para o desenvolvimento do capitalismo moderno, de modo que o autor relaciona as doutrinas religiosas de crença protestante, como o Calvinismo, Pietismo, Metodismo e Seitas Batistas para demonstrar o aparecimento de uma organização de relações “sociais” para o favorecimento e crescimento dos modos de produção, que beneficiam e caracterizam o cultivo de excedentes gerando o acúmulo de capital. Nesse artigo pretende-se demonstrar a posição antagônica ou desfavorável de alguns autores ao pensamento Weberiano bem como a ausência de referências do Catolicismo na sua obra. Não se tem a pretensão de afirmar qual autor ou qual pensamento é o correto, pretende-se somente demonstrar esse artigo como um debate aberto ao pensamento Weberiano. PALAVRAS-CHAVE: Max. Weber. Protestantismo. Capitalismo. Ética.

INTRODUÇÃO

            Vivemos no mundo um período de instabilidade política e social no qual as pessoas não percebem o quanto uma grande mudança pode afetar o seu comportamento e influenciar gerações futuras. Apesar de não estar explicito, pretende-se aqui colocar em questão o que para algumas pessoas seria verdadeiramente o conceito de “Ética”, mas sem a pretensão de influenciar ou levantar a bandeira de alguma vertente.

O historiador não deve ter a pretensão de achar que a história é a única ciência que tem por prática auxiliar a compreender o presente, mas pode-se afirmar que, com ela, a compreensão do presente adquire maior riqueza e relevância. Por isso que o papel do historiador é facilitar o processo de aquisição do conhecimento em relação ao presente, uma vez que não há nada no presente que não possa ser entendido e melhor apreciado senão através do passado.

            Por isso este trabalho tem a intenção de apontar o que seria uma ausência na obra de WEBER intitulada “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que é a falta de elementos históricos relacionados ao Catolicismo. Mesmo com a intenção de apontar o Calvinismo como sua principal fonte sociológica para corroborar sua tese, o assunto é tratado de maneira muito superficial. Para alguns autores, como veremos adiante, dá-se a impressão que o cristianismo protestante surgiu do nada e deu origem ao calvinismo capitalista. Para outros autores, a ausência de elementos da Igreja Romana é Proposital.

A principal corrente deste trabalho é questionar a posição divergente de Weber diante do Calvinismo e do Catolicismo, pois, segundo ele, durante a Idade Média, o Catolicismo pregava o repulsa ao acúmulo de dinheiro e a usura. Convenientemente esse pensamento muda com a reforma protestante. A partir daí, há a valorização do trabalho como forma de redenção. Não que inexistam outras doutrinas, a exemplo da corrente filosófica calvinista, que afirmem o bom êxito econômico seria o indício da benção de Deus. Mas não podemos deixar de indagar: O que favoreceu o Protestantismo Calvinista a buscar a prática do acúmulo de capital? Foi para buscar sucesso nos negócios ou foram para justificar as suas aspirações religiosas adequadas aos seus negócios?

            A Primeira parte desse trabalho terá uma breve explicação sobre o surgimento da reforma protestante no contexto histórico. Estarão presentes alguns elementos historiográficos bem como a explicação de algumas correntes filosóficas. Na segunda parte serão demonstradas as questões levantadas por alguns autores contemporâneos que questionam a ausência ou a omissão de elementos do catolicismo na Obra de Max Weber. A Terceira parte terá forma de uma hipótese acerca da falta dos elementos aqui mencionados. Por fim pretende-se expor uma dissertação conclusiva, mas não crítica das questões aqui levantadas. A intenção é levantar questões importantes sobre esse passado a partir do que se vive no presente sob a perspectiva de autores contemporâneos.