ESTRUTURA DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO CIÊNCIA

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Nossa discussão irá tratar a questão da influência no conceito sociológico de Émile Durkheim, dentro dos pressupostos de August Comte que deu status de ciência as Ciências Sociais. É importante fundamentar os pontos de aproximação e o posterior implemento e fundamentação das Ciências Sociais, agora dentro de uma sistematização e método que foi a principal ação de continuidade de Durkheim em relação a Comte.

 

 

A IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO

 

 

 

 

A contextualização dos movimentos das principais revoluções foram os pilares do nascimento da Sociologia, que tiveram sua base dentro do Renascimento, Revolução Industrial, Revolução Francesa e O Iluminismo. Este conjunto de mudanças estruturais, possibilitaram a Comte a criação do termo sociologia, como forma de explicar as relações entre os modelos da antiga manufatura e dos meios industriais.

Dentro da conceituação de Comte que era positivista, foi onde pela primeira vez houve a definição do objeto e do método que seria a prior utilizado nas analises e composição de pensamentos. Sabemos que dentro desta sistematização a influência do positivismo foi muito grande dentro da analise do método de Durkheim, em continuação ao pensamento positivista de Comte.

O cerne desta discussão para Durkheim esta centrada em três pilares que darão conta de compor todo o ideário: coerção, exterioridade e generalidade. Com base nestes pilares e com o objeto já definido, Durkheim estabelece o método que deveria ser utilizado na analise da sociedade. Entretanto, segundo Durkheim a neutralidade é a principal motivação que conduzira os trabalhos do cientista, e como ciência que é tratar o objeto de sua pesquisa como algo vivo, e por analogia buscar definir os conceitos e arrazoar para obter respostas concretas.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

A influência do positivismo foi fator preponderante na sistematização de Émile Durkheim, na sua busca em construir um conceito confiável para analisar os movimento sociais, no novo modelo social que nascia com base nos chamados movimentos sociais, que iriam nortear todo o ideário social, cultural e econômico nesta nova sociedade, que se estava estruturando de forma a conduzir um segmento social crescente e com poder de controlar boa parte dos meios de produção, e com este movimento mudando radicalmente a relação entre os homens, pois parte desta sociedade ficaria responsável pelos meios de produção e, o trabalhador é obrigado a vender sua mão-de-obra, este movimento cria classes: proletariado e os detentores dos meios de produção. Toda esta conceituação é que ira permear todo trabalho de Durkheim.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS E FONTES CONSULTADAS

 

WWW.brasilescola.com acesso: 01/09/2012