A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO: SER MISERICORDIOSO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Vivemos em um mundo dilacerado pelo forte individualismo, evidenciado pela máxima: ‘cada um para si, quem acreditar em Deus, que seja Ele para todos’! Muitas vezes o desânimo e a vontade em desistir acaba soando forte, pois encontramos os desejosos em nos ‘engolir’, tendo o intuito de ter vantagens para sua prosperidade, exclusivamente para terem ainda mais bens materiais.

Em meio a este cenário perverso, resta ao pobre mortal, apegar-se a verdade proposta pelo grande Mestre Jesus Cristo. Ele viveu a mais de dois mil anos e sentiu em sua própria carne o rancor humano, pagando um preço alto pelas suas posições e disseminação de sua doutrina: a morte em martírio de cruz! Contudo, provou que estamos de passagem nesta vida e quem souber vivenciar seus ensinamentos, irá se tornar um Bem-Aventurado (Mt 5, 1-12).

A essência do cristianismo demonstrada nas bem-aventuranças revoluciona as relações humanas, permeada por interesse e reciprocidade, gerando a ganância, lucro, poder e prestígio. Jesus, nosso Salvador, também foi um autêntico revolucionário. Quando lemos a passagem do evangelista Lucas (Lc 6, 27-38), temos essa convicção cristã da mudança proposta para se viver numa sociedade justa e fraterna, onde as relações são gratuitas, à semelhança do amor misericordioso de Deus.

Essa visão revolucionária do cristianismo chama-nos para vivenciarmos algo, muitas vezes difícil que requer a força do alto. Isto é claro na passagem citada de Lucas (Lc 6, 27-38), onde Jesus ensina: faça o bem aos que te odeiam; deseje o bem aos que te amaldiçoam; reze por quem te calunia; quem lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; perdoe, mesmo quem não deseja te perdoar; ame quem é seu inimigo. E continua dando outros conselhos, rompendo a velha tradição do ‘olho por olho, dente por dente’!

Não é fácil seguir a essência do cristianismo. Mas, este é o caminho para trilhar na luz: amar os inimigos, fazer o bem e emprestar, sem esperar nada em troca, assim agindo, nossa recompensa será grande e seremos filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus.

Ser cristão de fachada é maravilhoso, basta ficar recolhido em uma igreja, sair com a Bíblia embaixo do braço ou ‘pregar’ a Palavra de Deus. Custoso mesmo é vivenciar a essência do cristianismo proposto por Cristo, sendo misericordioso cotidianamente.

No mundo onde estamos inseridos, somente com misericórdia (perdoar, amar, compadecer), poderemos vivenciar os ensinamentos do Homem de Nazaré. Lembre: ao deixar essa vida carnal, nada será levado dentro do caixão. Portanto, tenha coragem de exercitar a misericórdia. É tarefa dura, pois o orgulho humano é forte, mas, mediante a intercessão divina e a força de vontade humana é possível ser misericordioso.

 Aliás, para sermos seres de luz, devemos nos revestir do ensinamento do Mestre Jesus: ‘Caminho, Verdade e Vida’ (Jo, 14,6-14). Este também é princípio do cristianismo que alicerça a misericórdia e faz o humano gerar ‘vida e luz’.

Busque a misericórdia! Deixe a vingança de lado! Viva diariamente a essência do cristianismo, deste modo, a reza do Pai Nosso: ‘Perdoai-nos, assim como nós perdoamos’ (Mt 6,12), não serão palavras jogadas ao vento!

Reflita com profundidade a este respeito!

Até o próximo.