A esquizofrenia é de uma das mais complexas doenças mentais que existem!

Pessoas com esquizofrenia tem dificuldade de separar o real do imaginário, prejudicando suas relações afetivas por causa da distorção do pensamento. 
É uma doença que se manifesta geralmente em jovens e adultos até os 30 anos de idade, raramente se desenvolve em crianças e idosos! 
Existem sinais específicos da manifestação da doença, que podem levar meses para ser percebido, como o isolamento, deficitária da memória verbal, ansiedade social, entre ouvir vozes, mania de perseguição. 
É uma doença que afeta família, amigos com uma grande carga de sofrimento tanto para quem tem a doença, como para quem convive. 
As alterações do comportamento, de afeto, afetam de uma forma muito intensa a todos ao redor!!! 
 Algumas pessoas simplesmente não conseguem conviver...se torna quase que impossível o diálogo, a maioria das vezes o surto da doença reflete aos familiares em forma de um surto coletivo, como se todos ao redor também estivessem doente, quando na verdade é o desgaste emocional dos familiares que acarretam essas situações. 
Eu particularmente conheço alguns lados da esquizofrenia onde familiares chegam ao seu limite, onde não conseguem muitas vezes pedir ajuda, muitas vezes por medo, preconceito ...

 Os médicos tratam da doença geralmente com "neurogênicos" os famosos antipsicóticos e terapia, porém a cura ainda não existe e as variações da doença no ajuste das medicações podem ser traumático para todos,em alguns casos o próprio doente se torna um risco para eles mesmo! 


Como profissional acredito que falta um suporte para as famílias, afinal é uma doença que afeta a todos que estão mais próximo!!! 
 Para a sociedade falta uma orientação sobre a natureza da doença, para que pessoas com esquizofrenia tenham um melhor relacionamento com a sociedade, essa que se torna cruel com esse tipo de doença mental. 


 Uma doença de transtornos de pensamentos que vai do delírio as alucinações em minutos, e que nesse momento o doente se torna indiferente, evitam o olhar, apresenta mudança na expressão facial e ao mesmo tempo parecem inocentes e carentes!!!! 


Como psicanalista me pergunto muitas vezes como entender tudo isso sem orientação, pois mesmo  quem me aprofundo em estudos da doença tem  a dificuldade de entender a doença quando se trata de um familiar! 


Deixo esse artigo  para que as pessoas possam entender o sofrimento do doente de todas as formas que você possa imaginar, pois sem a doença  nos encontramos muitas vezes confusos com os nossos sentimentos, imaginem então quando não se consegue distinguir o que é real do imaginário, como deve ser após cada surto o voltar para realidade, acredito que esse seja um dos maiores sofrimento de quem sofre com a esquizofrenia!!! 


Como psicanalista  posso tentar dizer como quem tem a doença se vê,  imagine um espelho quebrado e você se olhando nele profundamente... nada no seu rosto vai se encaixar, você vai se ver distorcido, quebrado, faltando um pedaço difícil de encontrar em você mesmo. 


Então quando  se deparar com a esquizofrenia e não souber o que fazer, pegue um espelho quebrado, se olhe e tente apenas compreender o quão distorcido pode estar aquele que está doente!

 
 Dedico esse artigo para todas as famílias que passam a sofrer junto com o doente e o respeito a cada forma de aprender  com a dor como conviver com uma doença que simplesmente chega  e não  tem data pra ir embora !!!