Atravez dos noticiários, observamos fatos divulgados sobre a escravidão conteporânea na sociedade brasileira. Este fator tem causado polêmicas no Brasil e no exterior, visto que o número de trabalhadores em condições de escravidão vêm aumentando. Logo, esse crime conta os trabalhadores merece providências.

  Graças às denuncias realizadas por organizações não governamentais a ONU, o Brasil foi excluído da listade países que combatem o trabalho escravo. No nosso país, a escravidão abrange trabalhos em carceres privados, condições precarias e insalubres, jornadas excessivas, trabalho infantil, escravidão sexual, opressão ostensiva e outras práticas e condições desumanas.

  Ainda, um dado divulgado mostrou o quão grave é a escravidão no Brasil, pois o tráfico de pessoas está em terceiro lugar na produção de lucros, ficando atrás somente do tráfico de drogas e armas. Para agravar a cituação, as leis do Brasil contra os crimes de escravidão são brandas, facilitando a propagação desses crimes e, prejudicialmente o governo não está dando atenção devida a esses acontecimentos.

  Segundo a OTI, organização internacional de combate à escravidão, o nordeste brasileiro encontra-se o maior percentual de trabalhodores escravos. Os chamados "gatos", crutam pessoas para irem a um determinado local a fim de trabalharem,prometendo-lhes muitos benefícios. Esses locais, na maioria dos casos, são de dificeis acesso, afastados e muitas vezes desconhecidos da população, onde se inicia o trabalho escravo imoral.

  Logo, com todos os fatos destacados, podemos concluir que na sociedade brasileira atual tem um grande problema a ser resolvido, a escravidão. Este crime, por falta de ações políticas severas aumentou, e ainda, essa exploração degradante e egoista têm gerado lucros aos mafiosos. Com isso, é preciso que a lei seja mais rigorosa e punitiva.