A escola é um espaço formal de educação. O fato de ser um espaço não significa que o saber deve ser construído de determinada forma. O conhecimento é um bem de todos e para todos. Um vez que o conhecimento é para todos, a escola é um patrimônio social. É dentro da escola que o saber se torna aprendizado e o insubstancial torna-se palpável dentro de nossas mentes.

Na escola de todos estão alunos, professores, gestores, comunidade e até mesmo daqueles que não estão inseridos dentro desse quadro. A escola de todos simplesmente é.

O fato é que: se a sociedade não é feita para todos, dificilmente as instituições inseridas nesse espaço será um espaço com ideias comunitárias. Enquanto as crianças de hoje vivem sob pedagogias inclusivas e colaborativas, os adultos de hoje competem por um lugar ao sol. O que serão das crianças de hoje no amanhã?

Usamos palavras e discursos bonitos para defender a tese, pois são das nossas teorias que queremos construir um legado. A sociedade utópica ainda mora em nossas cabeças, as guerras físicas e emocionais atacam cada vez mais a sociedade e o que acontece sempre é: cada um defendendo o seu com a faca no dente.

Temos no nosso tempo uma sociedade cada vez mais necessitada e muito pouco reflexiva, mesmo que a produção acadêmica na área das ciências humanas tenha crescido nos últimos cinquenta anos. Como diz Caetano em alegria alegria: - quem lê tanta notícia?