A ESCALADA DO FALSO PROFETISMO (parte 5 - conclusão)
                                                                                                                                                  Existe uma história meio confusa e até difícil de entender nas Escrituras Sagradas. Ela envolve a vida de um Rei e de alguns profetas. Vamos procurar entendê-la: “ENTÃO, SAIU UM ESPÍRITO, E SE APRESENTOU DIANTE DO SENHOR, E DISSE: EU O ENGANAREI. PERGUNTOU-LHE O SENHOR: COM QUÊ? RESPONDEU ELE: SAIREI E SEREI ESPÍRITO MENTIROSO NA BOCA DE TODOS OS SEUS PROFETAS. DISSE O SENHOR: TU O ENGANARÁS E AINDA PREVALECERÁS; SAI E FAZE-O ASSIM” (1 Reis 22:21,22). O Rei Acabe era assessorado por 400 falsos profetas de Baal. E ele foi o pior rei que governou sobre Israel.  Depois dele se levantar contra um verdadeiro profeta, Micaías, que só profetizava desgraças em sua vida, o juízo divino chegou até a ele.
                                                                                                                                                          E como punição, Deus colocou, isto é, permitiu, que um espírito mentiroso profetizasse sobre o destino de Acabe, levando-o ao caminho da morte: “EIS QUE O SENHOR PÔS O ESPÍRITO MENTIROSO NA BOCA DE TODOS ESTES TEUS PROFETAS E O SENHOR FALOU O QUE É MAU CONTRA... ENTÃO, UM HOMEM ENTESOU O ARCO E, ATIRANDO AO ACASO, FERIU O REI DE ISRAEL POR ENTRE AS JUNTAS DA SUA ARMADURA; ENTÃO, DISSE ESTE AO SEU COCHEIRO: VIRA E LEVA-ME PARA FORA DO COMBATE, PORQUE ESTOU GRAVEMENTE FERIDO... MORTO O REI, LEVARAM-NO A SAMARIA, ONDE O SEPULTARAM” (vers. 23, 34,37).

Este episódio nos mostra que Deus dá corda para que os falsos profetas possam atuar. Só que um dia essa corda será puxada: “PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: COMO FALAIS FALSIDADE E TENDES VISÕES MENTIROSAS, POR ISSO, EU SOU CONTRA VÓS OUTROS, DIZ O SENHOR DEUS. MINHA MÃO SERÁ CONTRA OS PROFETAS QUE TÊM VISÕES FALSAS E QUE ADIVINHAM MENTIRAS; NÃO ESTARÃO NO CONSELHO DO MEU POVO, NÃO SERÃO INSCRITOS NOS REGISTROS DA CASA DE ISRAEL, NEM ENTRARÃO NA TERRA DE ISRAEL. SABEREIS QUE EU SOU O SENHOR DEUS” (Ezequiel 13:8,9). A verdade é que nenhum Falso Profeta ficará impune: “ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: EIS QUE EU ESTOU CONTRA OS PASTORES E DELES DEMANDAREI AS MINHAS OVELHAS; POREI TERMO NO SEU PASTOREIO, E NÃO SE APASCENTARÃO MAIS A SI MESMOS; LIVRAREI AS MINHAS OVELHAS DA SUA BOCA, PARA QUE JÁ NÃO LHES SIRVAM DE PASTO” (Ezequiel 34:10).
                                                                                                                                                        Um dos capítulos mais contundentes que falam da punição destinada aos falsos profetas, é este aqui: “FILHO DO HOMEM, PROFETIZA CONTRA OS PASTORES DE ISRAEL; PROFETIZA E DIZE-LHES: ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: AI DOS PASTORES DE ISRAEL QUE SE APASCENTAM A SI MESMOS! NÃO APASCENTARÃO OS PASTORES AS OVELHAS? COMEIS A GORDURA, VESTIS-VOS DA LÃ E DEGOLAIS O CEVADO; MAS NÃO APASCENTAIS AS OVELHAS” (Ezequiel 34:2,3). Ao falar sobre esses falsos pastores, Jesus reforçou esta exortação com estas palavras: “O MERCENÁRIO, QUE NÃO É PASTOR, A QUEM NÃO PERTENCEM ÀS OVELHAS, VÊ VIR O LOBO, ABANDONA AS OVELHAS E FOGE; ENTÃO, O LOBO AS ARREBATA E DISPERSA” (João 10:12).
                                                                                                                                                          Se nós analisarmos o contexto desta fala de Jesus, iremos perceber que Ele ao citar a figura do  “mercenário”, ele estava se referindo aos escribas e fariseus que em nome de Moisés ensinavam coisas que eles mesmos não colocavam sequer em prática: “NA CADEIRA DE MOISÉS, SE ASSENTARAM OS ESCRIBAS E OS FARISEUS. FAZEI E GUARDAI, POIS, TUDO QUANTO ELES VOS DISSEREM, PORÉM NÃO OS IMITEIS NAS SUAS OBRAS; PORQUE DIZEM E NÃO FAZEM” (Mateus 23:2,3). Enfim, assim é todo Falso Profeta, ele é dotado de muita falácia, no entanto, sem nenhum bom exemplo de testemunho de vida.
                                                                                                                                             PALAVRA FINAL
                                                                                                                                                         -Com a expansão da Teologia da Prosperidade em algumas igrejas, aumentou consideravelmente o número de pseudo pastores, bispos, apóstolos e missionários. Com isso, o verdadeiro evangelho sofreu um descrédito significante. Todavia como Jesus já nos havia prevenido de antemão quanto a esse tempo, então o que nos resta a fazer é continuar pregando a Palavra de Deus a fim de calá-los: “LEVANTAR-SE-ÃO MUITOS FALSOS PROFETAS E ENGANARÃO A MUITOS” (Mateus 24:11). Ainda bem que nós não estamos inseridos nesse “muitos”. Que Deus te abençoe hoje e sempre!
                                                                                                                                                     Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)